Pular para o conteúdo principal

PONTO DE COLETA SELETIVA DO HORTO MUNICIPAL DE CABO FRIO PASSA A INTEGRAR O PROGRAMA ECOENEL


Parceria entre a Enel e a Prefeitura de Cabo Frio vai viabilizar a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de luz

O município de Cabo Frio agora faz parte do projeto Ecoenel, que prevê a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. O novo local de captação é o Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva (PEV Jojoca), no Horto Municipal Antônio Ângelo Marques, no Portinho.
A inauguração será nesta sexta-feira (3), às 10h, e contará com a presença do prefeito José Bonifácio; do presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca; além de representantes da Enel.
No local de captação, o cliente que entrega materiais recicláveis e, em troca, recebe bônus na conta de energia. O Ecoponto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.
O presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca, destaca que com essa parceria o programa de coleta seletiva de Cabo Frio avança ainda mais.
“Esperamos grande adesão nesta nova etapa do programa, já que os clientes da Enel terão bônus na conta de energia a cada material entregue. Isso com certeza será um grande incentivador”, destaca Heitor.


Como aderir ao programa

A pessoa interessada em aderir ao programa deve se dirigir até um ponto de coleta do Ecoenel, levando uma conta de energia elétrica e um documento com foto para efetuar seu cadastro. O cliente receberá um cartão de adesão que dará direito a troca de materiais recicláveis por descontos na próxima conta de energia, sem limites de pesagem. Pode ser papel, plástico, metal, vidro ou embalagens TetraPak.
O material deve ser levado ao ecoponto limpo e separado por tipo. No local, o material será pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado - cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro; O participante receberá um comprovante do bônus, que será creditado na sua próxima conta de energia. O cliente também pode destinar o bônus para uma instituição social que esteja localizada na área de concessão da Enel.
Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente será creditado automaticamente na fatura seguinte. Os clientes podem acompanhar on-line os dados de sua coleta, encontrar ecoponto mais próximo e as tabelas de preços dos resíduos por meio do aplicativo Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.
Os ecopontos do programa estão distribuídos na área de concessão da Enel, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Todos os resíduos entregues pelos clientes nos ecopontos são repassados a recicladores que garantem a destinação correta dos materiais. Por meio desse fluxo, geramos valor compartilhado e reforçamos o compromisso da Enel com o meio ambiente, a sociedade e um futuro mais sustentável.

Matéria de 2/6/22. Texto e fotos: Prefeitura de Cabo Frio
------------------------------------------------------------------

Novo Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva é inaugurado em Cabo Frio


O PEV fica localizado no quiosque da Praça da Bandeira

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, abriu nesta quinta-feira (31) o novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Coleta Seletiva. O novo PEV está localizado na Praça da Bandeira, no bairro Passagem. A abertura da unidade encerra a agenda de inaugurações realizadas pela gestão municipal durante a semana. O ponto está em funcionamento a partir desta sexta-feira (1º).
No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), moradores e comerciantes podem depositar materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha, lixo eletrônico, entre outros lixos secos e limpos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 13h. O prefeito José Bonifácio destacou a importância ambiental da abertura do segundo PEV na cidade.
“Precisamos da adesão de todos para que esse projeto funcione efetivamente e possa ser expandido. É importante que tenhamos um trabalho que envolva moradores, comércios e principalmente restaurantes, que geram uma quantidade maior de resíduos. É satisfatório poder ampliar esse serviço, devido à necessidade de termos um consumo mais consciente e de implementarmos a educação ambiental. A coleta seletiva precisa ser defendida e aplicada, não podemos ter a comodidade de simplesmente não separar o lixo. Somente de setembro a fevereiro recebemos 3,5 toneladas de garrafas pet e uma tonelada de vidro”, disse Bonifácio, que anunciou o próximo PEV para o distrito de Tamoios.
O primeiro PEV do município foi lançado em 2021, homenageando o coletor José Vinícius Barbosa, o “Jojoca”, nas dependências do Horto Municipal Antônio Ângelo Marques.
Estiveram presentes no evento da Praça da Bandeira os secretários de Governo, Betinho Araújo; de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet; o presidente do Ibascaf, Jefferson Buitrago; o chefe de Gabinete, Mirinho Braga, o presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca, os vereadores cabo-frienses, Léo Mendes, Josias da Sweel, Jean da Autoescola e Alexandre da Colônia e o ex-deputado Janio Mendes.

Matéria de 1º/4/22 - Texto e foto: Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si

PRÊMIO TEIXEIRA E SOUSA DE LITERATURA, EM CABO FRIO, DIVULGA INSCRIÇÕES HABILITADAS

Clique aqui para ver a publicação das inscrições habilitadas (págs. 18 a 21 do Diário Oficial Eletrônico) Concurso premiará autores de conto, poesia e crônica, além de redação para estudantes da rede pública de Cabo Frio A Prefeitura de Cabo Frio tornou pública a relação das inscrições habilitadas e inabilitadas para o Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura. A próxima edição terá o tema: “De Teixeira e Sousa a Elza Soares - Crítica Social no Planeta Fome”. A listagem foi divulgada na edição número 469 do Diário Oficial do Município, disponível no Portal da Transparência, no site da Prefeitura. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, com o intuito de valorizar as produções literárias de autores cabo-frienses, serão coroadas obras inéditas na língua portuguesa nos gêneros de conto, poesia, crônica e redação estudantil. Todas as categorias são divididas para residentes em Cabo Frio, separadas entre público geral e alunos da rede pública de ensino municipal, estadual e federal, par