PONTO DE COLETA SELETIVA DO HORTO MUNICIPAL DE CABO FRIO PASSA A INTEGRAR O PROGRAMA ECOENEL

Parceria entre a Enel e a Prefeitura de Cabo Frio vai viabilizar a troca de resíduos recicláveis por descontos na conta de luz

O município de Cabo Frio agora faz parte do projeto Ecoenel, que prevê a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. O novo local de captação é o Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva (PEV Jojoca), no Horto Municipal Antônio Ângelo Marques, no Portinho.
A inauguração será nesta sexta-feira (3), às 10h, e contará com a presença do prefeito José Bonifácio; do presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca; além de representantes da Enel.
No local de captação, o cliente que entrega materiais recicláveis e, em troca, recebe bônus na conta de energia. O Ecoponto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.
O presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca, destaca que com essa parceria o programa de coleta seletiva de Cabo Frio avança ainda mais.
“Esperamos grande adesão nesta nova etapa do programa, já que os clientes da Enel terão bônus na conta de energia a cada material entregue. Isso com certeza será um grande incentivador”, destaca Heitor.

Como aderir ao programa

A pessoa interessada em aderir ao programa deve se dirigir até um ponto de coleta do Ecoenel, levando uma conta de energia elétrica e um documento com foto para efetuar seu cadastro. O cliente receberá um cartão de adesão que dará direito a troca de materiais recicláveis por descontos na próxima conta de energia, sem limites de pesagem. Pode ser papel, plástico, metal, vidro ou embalagens TetraPak.
O material deve ser levado ao ecoponto limpo e separado por tipo. No local, o material será pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado - cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro; O participante receberá um comprovante do bônus, que será creditado na sua próxima conta de energia. O cliente também pode destinar o bônus para uma instituição social que esteja localizada na área de concessão da Enel.
Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente será creditado automaticamente na fatura seguinte. Os clientes podem acompanhar on-line os dados de sua coleta, encontrar ecoponto mais próximo e as tabelas de preços dos resíduos por meio do aplicativo Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.
Os ecopontos do programa estão distribuídos na área de concessão da Enel, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Todos os resíduos entregues pelos clientes nos ecopontos são repassados a recicladores que garantem a destinação correta dos materiais. Por meio desse fluxo, geramos valor compartilhado e reforçamos o compromisso da Enel com o meio ambiente, a sociedade e um futuro mais sustentável.

Matéria de 2/6/22. Texto e fotos: Prefeitura de Cabo Frio
------------------------------------------------------------------

Novo Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva é inaugurado em Cabo Frio

O PEV fica localizado no quiosque da Praça da Bandeira

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, abriu nesta quinta-feira (31) o novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Coleta Seletiva. O novo PEV está localizado na Praça da Bandeira, no bairro Passagem. A abertura da unidade encerra a agenda de inaugurações realizadas pela gestão municipal durante a semana. O ponto está em funcionamento a partir desta sexta-feira (1º).
No Ponto de Entrega Voluntária (PEV), moradores e comerciantes podem depositar materiais como pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha, lixo eletrônico, entre outros lixos secos e limpos. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 13h. O prefeito José Bonifácio destacou a importância ambiental da abertura do segundo PEV na cidade.
“Precisamos da adesão de todos para que esse projeto funcione efetivamente e possa ser expandido. É importante que tenhamos um trabalho que envolva moradores, comércios e principalmente restaurantes, que geram uma quantidade maior de resíduos. É satisfatório poder ampliar esse serviço, devido à necessidade de termos um consumo mais consciente e de implementarmos a educação ambiental. A coleta seletiva precisa ser defendida e aplicada, não podemos ter a comodidade de simplesmente não separar o lixo. Somente de setembro a fevereiro recebemos 3,5 toneladas de garrafas pet e uma tonelada de vidro”, disse Bonifácio, que anunciou o próximo PEV para o distrito de Tamoios.
O primeiro PEV do município foi lançado em 2021, homenageando o coletor José Vinícius Barbosa, o “Jojoca”, nas dependências do Horto Municipal Antônio Ângelo Marques.
Estiveram presentes no evento da Praça da Bandeira os secretários de Governo, Betinho Araújo; de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet; o presidente do Ibascaf, Jefferson Buitrago; o chefe de Gabinete, Mirinho Braga, o presidente da Comsercaf, Heitor Fonseca, os vereadores cabo-frienses, Léo Mendes, Josias da Sweel, Jean da Autoescola e Alexandre da Colônia e o ex-deputado Janio Mendes.

Matéria de 1º/4/22 - Texto e foto: Prefeitura de Cabo Frio