Pular para o conteúdo principal

REVISTA DIGITAL ALDEIA MAGAZINE - TEMA: ATITUDE

Saiu hoje a edição 32, mês de junho, da Revista Digital Aldeia Magazine, com minha coluna "Cantinho das Ideias", na página 120 (clique no nome da revista para ler a edição completa).
Nesta edição, falo sobre "ATITUDE", tema da 2a. edição do meu projeto "Sarau 15 Minutos":


Carlos leitores,

Gosto muito de refletir sobre temas variados. Às vezes, escolho um determinado assunto, verifico a etimologia da palavra e contextualizo no panorama do tempo presente. 
Hoje resolvi abordar o tema ATITUDE. Aliás, esse foi o tema da 2ª edição do meu projeto Sarau 15 Minutos, que teria sido realizado na sexta-feira passada, porém, na hora agendada, meu convidado dessa edição não conseguiu entrar e participar da transmissão. Assim, compartilho com vocês um pouco dessa minha reflexão.
A palavra “atitude” possui vários significados, conforme o foco sob o qual é analisada. Neste artigo, falarei um pouco sobre atitude comportamental. Pode parecer básica essa reflexão, porém é pela raiz que se desenvolve uma planta. A mais ampla copa de uma árvore tem origem em uma pequena raiz bem cuidada. 
A atitude comportamental de uma pessoa está relacionada à sua postura, ao seu conjunto de reações, o seu comportamento, em determinado meio social. Quantas vezes ouvimos alguém dizer algo e suas atitudes irem em caminho totalmente oposto às suas palavras? Não foram poucas, com certeza. Quantas vezes nos deixamos levar por discursos e promessas de políticos, por exemplo, e não percebemos que suas atitudes desmentiam completamente suas falas? Quantos bradam, aos quatro cantos, que buscam a renovação, a transformação social, e, em suas ações, seguem utilizando os mesmos métodos arcaicos de tempos passados, os mesmos ardis de manipulação e domínio que impediam o avanço das condições sociais? Quantos se dizem defensores da família e da moral e, em seus cotidianos, desrespeitam as mulheres, enganam, traem e acabam por constituir relações vazias, cultivadas apenas por interesses e ambições puramente físicas ou materiais? Uma pequena atitude, o comportamento, a maneira com a qual alguém age ou se posiciona no meio social, pode nos revelar muito mais que mil palavras. Precisamos ter um olhar cada vez mais atento a essa questão, pois hoje, principalmente com o advento das redes sociais, vivemos uma explosão de culto à imagem perfeita que revele seres humanos sempre “pra cima”, dispostos, felizes e bem cuidados, e, se não exercitarmos nossa capacidade de observar nas entrelinhas das atitudes, poderemos cair em seguidos enganos.
Outro aspecto que eu gostaria de trazer para nossa reflexão é a atitude de alguém enquanto cidadão, ou seja, o comportamento do cidadão na sociedade, suas ações e posicionamentos. A atitude cidadã é o que nos leva, por exemplo, a nos posicionar e a opinar. Ter atitude cidadã é dirigir suas ações com foco no aprimoramento da convivência social. É utilizar os instrumentos possíveis para oferecer sua contribuição, o seu quinhão, para a melhoria e evolução da sociedade. É não se omitir e ser fiei aos valores positivos da convivência. Transformando e aprimorando nossa atitude pessoal e ajudando a promover a melhoria do outro é que conseguiremos uma sociedade mais harmônica e mais evoluída em todos os sentidos.
Para concluir essa breve reflexão, segue um poema que fiz. Nele destaco posturas que refletem a atitude cidadã e a conexão entre palavras e atitudes:

Atitude Cidadã

Atitude cidadã é,
Diante da injustiça,
Não se calar.
Diante da ignorância,
Propor-se a esclarecer.
É sair do conforto do silêncio
E posicionar-se.
Ver o outro como alguém
Digno de sua verdade,
Digno de seu respeito.
Espero,
E desejo, veementemente,
Que em plena conexão estejam suas atitudes com suas palavras
Que não haja dissenso entre ambas
Pois, se não for assim,
Suas atitudes serão, para mim,
A sua única voz.

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J