Pular para o conteúdo principal

SARAU CULTURAL DA CASA DI GAYA

Aconteceu ontem na Guesthouse Casa di Gaya o segundo Sarau Cultural di Gaya.

Trata-se de um projeto idealizado por mim e por Marta Rocha (proprietária da Guesthouse) que tem por missão:

- promover, através da arte, uma forma mais ampla de percepção da vida, um olhar que valorize além do mero valor material, que saiba perceber a riqueza de uma história; a beleza majestosa da natureza; o valor único, a essência divina, que há em cada ser vivo de Gaia, nossa mãe Terra;

- incentivar cada participante a expressar suas criações artísticas de quaisquer modalidades;

- realizar saraus periódicos como forma de manter uma continuidade na sintonia com a poesia, literatura e outras formas de arte;

- divulgar o conhecimento e a informação sobre a vida e o trabalho de poetas e escritores brasileiros.

O projeto nasceu sob inspiração do "Flores Literárias", idealizado pelas escritoras Jaqueline Brum e Andréa Rezende, sobre o qual já falamos neste blog (clique aqui para conhecer).

Jaqueline e Andréa foram homenageadas nessa segunda edição do Sarau Cultural di Gaya, assim como foi também o pintor João Fontenelle, que pinta maravilhosos quadros com os pés. 

Pensando em divulgar poetas e escritores brasileiros, em cada sarau é escolhido um nome para ser o tema central. Desta vez o eleito foi Francisco de Paula Brito (1809-1861). 

Conhecido como Paula Brito, ele, que também era editor, foi quem editou o livro "O Filho do Pescador", do grande escritor cabo-friense Teixeira e Sousa, em 1843.

Foi uma noite muito agradável. Além de cultura, poesia e arte, tivemos deliciosos quitutes, vinho e outras comidinhas. 

Abaixo seguem fotos do evento:


 



   













 


 

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Luciana Rugani fico muito feliz e honrada em trabalhar nesse projeto, além da divulgação do belo que o ser humano pode fazer, ele me proporciona a oportunidade de conhecer um pouquinho da história de pessoas muito especiais e poder compartilhar tudo isso com amigos queridos, realmente é um privilégio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

LANÇAMENTO DE MEU LIVRO "MAR DE PALAVRAS" E DO LIVRO "SURFANDO NAS LETRAS", DE ROBERTO AMORIM

Ontem, no Charitas, aconteceu o lançamento de meu livro "Mar de Palavras" e do livro "Surfando nas Letras", de Roberto Amorim. Com a presença de diversos amigos, escritores e poetas, a noite foi um show de poesia e alegria!Para mim foi uma emoção sem tamanho! Ao som do piano de Vania Meireles, amigos queridos declamaram nossas poesias e nos dirigiram palavras engrandecedoras. Foi uma noite mágica!  Para quem deseja adquirir um livro, basta procurar no site https://sebodolanati.com.br/ com o Fábio Lanati. O livro está a venda também nas seguintes lojas virtuais: Americanas, Submarino, Shoptime, Amazon, Estante Virtual, Portal dos Livreiros, Sebos OnLine, Megaleitores e no site Leu Vendeu. Abaixo segue um pequeno vídeo com algumas fotos oficiais do evento, um segundo vídeo com a filmagem completa do evento e algumas fotos: