Este é o texto que foi publicado em 26/9/2025, no Blog do Totonho:
Hoje em dia acontecem coisas tão sem nexo, e às vezes tão ridículas, que me ponho a pensar a que ponto chega a falta de coerência do ser humano. Indago também a que ponto chega a idolatria, o pensar político sem lógica, sem dados reais e concretos, tomado pela negação da realidade e pela construção de "realidades" próprias e fictícias, justificadas por argumentos emocionais e meramente apaixonados.
Nessa quarta-feira, circularam nas redes sociais postagens "detonando" um restaurante em Cabo Frio simplesmente por uma frase exposta no estabelecimento e com a qual alguns não concordaram. O restaurante costuma expor uma frase por certa periodicidade (não sei dizer ao certo se a frase é trocada diariamente ou semanalmente). Sempre frases espirituosas e com muito bom humor e inteligência, porém a frase que gerou todo o "mi mi mi" foi, como não poderia deixar de ser, uma frase com cunho político. Uma simples expressão de pensamento, sem menção nominal a ninguém, mas um posicionamento, uma alusão ao resultado da condenação de um político em um julgamento realizado dentro das disposições legais processuais e com todo respeito ao direito de defesa. Muito diferente do tanto que ouvimos por aí, com ofensas pesadas e agressões verbais por parte de pessoas como essas que se melindraram com a frase exposta. Mas o mais interessante disso tudo é que aqueles que se sentiram atingidos pela frase tomaram as dores de um político que tentou acabar com a democracia, com provas mais que suficientes de ser um autocrata, que ofendia expressamente os seus opositores. Esses que se melindraram com o restaurante têm um falso mito, um ser oco como foco de suas mentes e que os impede de raciocinar dentro da realidade; esses que se melindraram dizem defender liberdade de expressão, mas são os primeiros a querer prejudicar um estabelecimento que expõe seu pensamento; esses que se melindraram são aqueles que, mesmo tendo informações suficientes do quanto foi injusto, político e cheio de erros judiciais e ilegalidades o processo que gerou, em 2018, a prisão do atual presidente, ainda assim o ofendiam com adjetivos pejorativos e embasados em uma falsa condição. Esses que se melindraram não se importam em ofender, não se incomodam em caluniar e difamar, mas quando são colocados de frente com a verdade se melindram e se fazem de vítimas. Perderam a capacidade de auto-observação para enxergar as tantas contradições que cometem em prol de um ser que pouco se importa com o coletivo dos brasileiros e que passou um governo inteiro apenas promovendo destruição e mortes. E ainda demonstram ter uma personalidade mesquinha quando submetem a avaliação de um restaurante a preferências pessoais, mentindo sobre a qualidade dos serviços prestados para os avaliarem negativamente pois, se até ontem frequentavam o estabelecimento e apreciavam o atendimento, uma simples exposição de um pensamento com o qual não concordaram é algo suficiente para avaliar negativamente o local? Avaliações não deveriam ser sobre os serviços prestados? Ora, cresçam e apareçam! Ontem mesmo ouvi uma pessoa falando sobre "infantilização de adultos" e me parece que, no fim das contas, é disso que se trata a questão.
Ah, e para finalizar, aproveito para recomendar o Restaurante Bamba, ali no Bairro da Passagem. Já estivemos lá algumas vezes, comemos uma deliciosa feijoada e ouvimos uma roda de samba de excelência! O ambiente é saudável, leve, alegre e democrático. Fomos tratados com toda a educação e tivemos um ótimo atendimento! Vale conferir!
Luciana G. Rugani
Pensadora, escritora e poeta
Parabéns
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluir