Na minha coluna de hoje, no blog do professor Totonho, falo sobre eventos culturais dos quais participei e que muito engrandecem nossa região:
Hoje gostaria de compartilhar com os leitores os eventos aos quais comparecemos na semana passada e que muito contribuem para a cultura literária de nossa região.
"Conversando sobre a história de Cabo Frio"
Pra começar, na terça-feira (25), tivemos o encontro "Conversando sobre a história de Cabo Frio", na Capela de São Francisco da Penitência, ao lado do Museu de Arte Religiosa e Tradicional - MART, organizado pelo escritor, historiador e pesquisador José Correia. Esse encontro acontece sempre na última terça-feira de cada mês, e cada edição contempla temas relacionados à cultura regional e à história local. Nessa última edição, José Correia abordou o tema "Há 450 anos, a Guerra de Cabo Frio: uma reflexão". Em seguida, houve também a participação da professora, escritora e pesquisadora Rossana Maria Papini, que falou sobre "Literatura Fluminense e Superstições - um pequeno ensaio". José Correia contextualizou a Guerra de Cabo Frio, um conflito do período colonial que aniquilou o último reduto de indígenas aliados aos franceses na região. E Rossana Papini mencionou o livro "O Coronel e o Lobisomem", do escritor campista José Cândido de Carvalho, produção que já inspirou um curta-metragem e uma série para a TV, e disse que a releitura que fez dessa obra despertou nela a ideia de realizar estudos de literatura comparada das superstições no solo fluminense. Rossana abordou casos de superstições aqui de nossa Região dos Lagos e terminou destacando a ideia do escritor Dante Gallian, que via a literatura como cura para as doenças da alma. E, de fato, o encontro é rico de informações, mas também de troca de experiências e de visões, justamente o que, a meu ver, faz com que as tardes ali sejam tão agradáveis e nos façam sentir tão bem.
Estreia da peça Refinaria
Na quinta-feira (27), no Teatro Quintal, assistimos à estreia da peça Refinaria, uma adaptação ao teatro do livro finalista do Prêmio Jabuti e de autoria de Rodrigo Cabral. A peça gira em torno do universo de memórias, das lembranças de um escritor ao revisitar a cidade onde viveu, e conta com a excelente atuação de Guilherme Guaral, que incorporou fielmente o enredo de Refinaria, dando vida à obra. Junte-se à atuação de Guaral, a belíssima trilha sonora composta por Junior Carriço e Igor Ravasco, e surge então, a meu ver, o ponto mais lindo e mais emocionante da peça que acaba por transportar o espectador, nas lembranças do personagem, às suas próprias lembranças de um passado bucólico em nossa região e que ficou guardado nas dobras do tempo. É a lembrança da Cabo Frio de ontem ressignificando o nosso presente!
1° Encontro de Arte, Cultura e Consciência no Museu do Sal, em São Pedro da Aldeia
No sábado (29), participamos do 1° Encontro de Arte, Cultura e Consciência, no Museu do Sal, em São Pedro da Aldeia. Um evento organizado pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA, em conjunto com a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA - Teresópolis-RJ, e que contou com a presença da ex-vice-prefeita de Cuiabá, professora Jacy Proença, e sua comitiva artística. Um intercâmbio cultural com Cuiabá - MT para celebrar a arte, a cultura e a luta contra a discriminação racial. Houve, também, a presença de escoteiros da cidade de São Pedro da Aldeia, oportunidade de troca de experiências entre o escotismo e a literatura. Tivemos, ainda, a concessão de homenagens, música, poesia, muita alegria e confraternização. Destaco, mais uma vez, a relevância desses intercâmbios culturais, pois constituem oportunidade de divulgação de nossas belezas naturais e de nossa história, além de permitirem maior interação social com outras culturas, o que só tem a enriquecer uma sociedade.

Comentários
Postar um comentário