Pular para o conteúdo principal

EVENTOS CULTURAIS E LITERÁRIOS NA REGIÃO DOS LAGOS

Na minha coluna de hoje, no blog do professor Totonho, falo sobre eventos culturais dos quais participei e que muito engrandecem nossa região:

Hoje gostaria de compartilhar com os leitores os eventos aos quais comparecemos na semana passada e que muito contribuem para a cultura literária de nossa região.

"Conversando sobre a história de Cabo Frio"

Pra começar, na terça-feira (25), tivemos o encontro "Conversando sobre a história de Cabo Frio", na Capela de São Francisco da Penitência, ao lado do Museu de Arte Religiosa e Tradicional - MART, organizado pelo escritor, historiador e pesquisador José Correia. Esse encontro acontece sempre na última terça-feira de cada mês, e cada edição contempla temas relacionados à cultura regional e à história local. Nessa última edição, José Correia abordou o tema "Há 450 anos, a Guerra de Cabo Frio: uma reflexão". Em seguida, houve também a participação da professora, escritora e pesquisadora Rossana Maria Papini, que falou sobre "Literatura Fluminense e Superstições - um pequeno ensaio". José Correia contextualizou a Guerra de Cabo Frio, um conflito do período colonial que aniquilou o último reduto de indígenas aliados aos franceses na região. E Rossana Papini mencionou o livro "O Coronel e o Lobisomem", do escritor campista José Cândido de Carvalho, produção que já inspirou um curta-metragem e uma série para a TV, e disse que a releitura que fez dessa obra despertou nela a ideia de realizar estudos de literatura comparada das superstições no solo fluminenseRossana abordou casos de superstições aqui de nossa Região dos Lagos e terminou destacando a ideia do escritor Dante Gallian, que via a literatura como cura para as doenças da alma. E, de fato, o encontro é rico de informações, mas também de troca de experiências e de visões, justamente o que, a meu ver, faz com que as tardes ali sejam tão agradáveis e nos façam sentir tão bem.

Estreia da peça Refinaria

Na quinta-feira (27), no Teatro Quintal, assistimos à estreia da peça Refinaria, uma adaptação ao teatro do livro finalista do Prêmio Jabuti e de autoria de Rodrigo Cabral. A peça gira em torno do universo de memórias, das lembranças de um escritor ao revisitar a cidade onde viveu, e conta com a excelente atuação de Guilherme Guaral, que incorporou fielmente o enredo de Refinaria, dando vida à obra. Junte-se à atuação de Guaral, a belíssima trilha sonora composta por Junior Carriço e Igor Ravasco, e surge então, a meu ver, o ponto mais lindo e mais emocionante da peça que acaba por transportar o espectador, nas lembranças do personagem, às suas próprias lembranças de um passado bucólico em nossa região e que ficou guardado nas dobras do tempo. É a lembrança da Cabo Frio de ontem ressignificando o nosso presente!

1° Encontro de Arte, Cultura e Consciência no Museu do Sal, em São Pedro da Aldeia

No sábado (29), participamos do 1° Encontro de Arte, Cultura e Consciência, no Museu do Sal, em São Pedro da Aldeia. Um evento organizado pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA, em conjunto com a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes - FEBACLA - Teresópolis-RJ, e que contou com a presença da ex-vice-prefeita de Cuiabá, professora Jacy Proença, e sua comitiva artística. Um intercâmbio cultural com Cuiabá - MT para celebrar a arte, a cultura e a luta contra a discriminação racial. Houve, também, a presença de escoteiros da cidade de São Pedro da Aldeia, oportunidade de troca de experiências entre o escotismo e a literatura. Tivemos, ainda, a concessão de homenagens, música, poesia, muita alegria e confraternização. Destaco, mais uma vez, a relevância desses intercâmbios culturais, pois constituem oportunidade de divulgação de nossas belezas naturais e de nossa história, além de permitirem maior interação social com outras culturas, o que só tem a enriquecer uma sociedade. 

Luciana G. Rugani
Pensadora, escritora e poeta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POEMA: DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos Humanos não parecem ser Os que a vida vivem a abater. Humanos não parecem ser Os que a liberdade insistem em tolher. Humanos não parecem ser Os que a equidade negam reconhecer. Vida, com dignidade, Liberdade, com respeitabilidade, Respeito à diversidade, Educação, com qualidade. Quesitos de uma sociedade Que reconhece a humanidade. Não há que ser humano direito Para um direito humano merecer. Ser perfeito não é o preceito  Basta apenas o ser! Será mera utopia Em meio à distopia? Direitos humanos, como há de ser Onde há mais desumano que humano ser? Luciana G. Rugani Acadêmica da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio - ALACAF e da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA  2/9/22

CANÇÃO DO IRMÃO AUSENTE (PRECE DO AMOR)

por Luciana G. Rugani - A oração alimenta a alma e a boa música eleva nossos sentimentos. E quando temos ambas, unidas em uma só obra, que maravilha não fica! Quando a musicalidade é a própria prece, o efeito de paz em nosso ser é imediato. Fiquem hoje com essa joia, esse louvor encantador na voz de Elizabeth Lacerda. Cliquem no vídeo abaixo para ouvir: Canção do Irmão Ausente Como estiveres agora Nosso Bom Deus te guarde Como estiveres pensando Nosso Bom Deus te use Onde te encontres na vida Que Deus te ilumine Com quem estejas seguindo Nosso Senhor te guie No que fizeres tu Peço ao Bom Deus Que possa te amparar E em cada passo teu A Mão de Deus Irá te abençoar Como estiveres agora...