Em essência, se considerarmos a contagem diária do calendário gregoriano (sistema adotado por vários países, inclusive o nosso), a passagem de ano nada mais é que a mudança numérica do ano. Muitos países nem comemoram a mudança de ano no mesmo dia em que nós comemoramos. E, se considerarmos os movimentos planetários, a passagem de ano significa mais um ciclo concluído do movimento de translação, ou seja, o movimento da Terra em torno do Sol, o que também acontece nos outros dias do ano, quando é alterado apenas o ponto de referência do movimento, qual seja, a localização do planeta. Todavia, a passagem de ano possui um aspecto simbólico muito forte, o que faz dela uma data diferenciada e, para muitos, repleta de superstições, de crenças e de rituais de boa sorte.
Acredito ser razoável que tenhamos uma visão pragmática para lembrar que, de fato, trata-se apenas de uma percepção social do tempo, porém o simbolismo da data acaba levando a uma soma de pensamentos e emoções no sentido de gerar boas vibrações para o próximo ano e essas vibrações positivas acabam criando uma egrégora de otimismo que não se deve desperdiçar. Por isso, desejo que cada um se permita somar a essa egrégora de amor e de paz, originada das emoções de grande parte da população nesse momento. Até seria interessante que cada um se lembrasse de como seria bom para o planeta se esse sentimento de desejar o bem, de buscar a paz, a alegria e o amor para a passagem de ano perdurasse em cada dia da vida, independentemente da data. Pensamentos e sentimentos têm um baita poder de atuação tanto em nós mesmos, enquanto indivíduos, quanto na sociedade como um todo. Portanto, que neste fim de ano, no próximo ano e em todos os dias da vida, todos (ou, pelo menos, a grande maioria das pessoas) possam vibrar na harmonia, na positividade e na alegria interior, no bom ânimo para caminhar sem semear dores e sem disseminar ódio.
Eu confesso que tenho receio do que possa vir pela frente, considerando alguns líderes mundiais que tanto valorizam as guerras e o poder obscuro em prol de satisfazer uma ganância sem limites, contudo o foco dos sentimentos e das vibrações de cada ser humano pode fazer muita diferença. Os nossos melhores desejos para o ano novo terão grandes chances de serem concretizados se houver, primeiramente, a mudança de cada ser.
Que possamos aproveitar a energia positiva derivada do simbolismo desta data e somar a ela as nossas melhores vibrações no sentido da melhoria íntima de cada ser, e que o aprimoramento constante, enquanto seres humanos, seja a nossa busca diária, o nosso primeiro pensamento de cada dia.
Um feliz ano novo para todos, com muita paz, saúde e alegrias! Feliz 2026! 











Luciana G. Rugani

Comentários
Postar um comentário