Este texto "Valorize Cada Momento", de autoria do Hairon, é o texto que mencionei no meu post anterior aqui no blog como o responsável pela inspiração que tive para escrever aquele texto.
Segue abaixo:
VALORIZE CADA MOMENTO
Por Hairon Herbert de Freitas
A vida é uma constante, e uma oportunidade a nós concedida, assim também como aos pássaros, aos insetos, aos gatos, aos cachorros, aos animais selvagens e aos silvestres.
Possuímos o dom de ver, de sentir e de raciocinar com toda razão que cabe dentro de nosso parco conhecimento.
O conhecimento abrange tudo o que nos é revelado pelo mental, pelo espiritual e pelo sentimental.
Cabe a nós, dentro desse conjunto, entender o que de melhor podemos abraçar. O que podemos fazer para vivermos tal quais os animais, dentro de um equilíbrio com o meio. Para isso, é muito importante que proponhamos um caminho mais lógico e mais razoável, reconhecendo em nós os limites do que não deveremos exceder, como a raiva e o medo, que tanto nos roubam a vontade e os parâmetros com o momento presente.
Uma coisa de grande importância é a valorização da vida, do momento presente. Quando valorizamos, agradecemos o que possuímos de material, mas em nosso esforço sincero precisamos agradecer também em âmbito espiritual, onde nos encontramos com o nosso lado simples, amoroso e alegre.
Todos possuímos esse lado que carrega a simplicidade do ser, o amor a tudo e a todos e a alegria de viver, no entanto às vezes esquecemos de quem somos e partimos para a solidão do medo e da obscuridade que nos tampa a visão espiritual e emocional. Passamos à intolerância que faz ligação direta com o medo e não mais percebemos tudo o que já fizemos de bom e a nossa capacidade de progredir em qualquer meio, quando a isso nos propusermos.
Ter a vida carregada de ódio e desequilíbrio é também uma faceta da evolução, no entanto, quanto mais rápido sairmos desse loop, mais rapidamente cessaremos o sofrimento angustioso que ferve constantemente em nosso âmago.
Ouvir uma boa música, ter uma conversa amorosa, ler um bom livro, exercitar o corpo físico e, exercitar o emocional com uma boa meditação trarão em nós mesmos a sensação de paz e de completude. Sentiremos o mesmo que sentimos ao realizar uma tarefa de amor junto ao necessitado ou quando dedicamos um pouco de nosso tempo para dar mais atenção a quem precisa.
Escutar a nós mesmos é valorizar o momento, é dar ouvidos a nosso interior, do qual jamais podemos nos esquecer, pois só assim conseguiremos transmitir esses nobres conceitos. Somente após aplicarmo-los a nós mesmos é que conseguiremos distribuí-los com assertividade.
Os animais, apesar de não possuírem o despertar total da razão, vivem em paz com o meio que acolhe, enquanto o homem nem sempre consegue entender a preciosidade de cada momento de vida. Às vezes nos esquecemos de agradecer, assim como os animais graciosamente agradecem à natureza que os acolhe.
Mas o homem, procedendo a sua análise interior e voltando-se à simplicidade, erguerá os braços bem abertos, como se quisesse abraçar o mundo, e sentirá a alegria de valorizar cada momento da vida.
Hairon H. de Freitas
20/01/2026

Comentários
Postar um comentário