quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

REFLEXÃO: SOMOS TODOS INTERLIGADOS


Todas as lamentáveis tragédias que têm acontecido nós últimos tempos vêm ensinar o ser humano a ser mais humilde e menos egoísta. De nada adianta, por exemplo, dizer: "Ah mas isso está lá longe, não me atinge. Ah, mas isso está acontecendo com aquelas pessoas, que fiquem por lá e não venham pro meu lado". Não adianta proceder com tamanho egoísmo pois, de uma forma ou de outra, estamos todos interligados. O ódio, o desprezo, como também o amor e o carinho que semeio aqui ao meu redor, no meu pensamento e no meu coração, têm sua cota de participação na egrégora do planeta. Além disso, os sentimentos negativos, inclusive o desdém pela dor do outro, destroem também em nós a harmonia do nosso corpo físico e mental, abrindo espaço para perturbações emocionais e físicas.

Portanto, não adianta o preconceito e o desprezo ao outro doente ou sofredor. O antídoto contra todas estas dores é o acolhimento, a solidariedade, a união. Nossa espécie humana sofre de egoísmo ao extremo. Essa é a raiz mais profunda de todos os males que nos afligem atualmente.

Infelizmente, a catástrofe e perda de vidas pelas chuvas agora é em Minas, como amanhã poderá ser em outro lugar e como ontem também já atingiu outras regiões.

Só a união dos seres, só a empatia de sentir a dor do outro e oferecer oração e solidariedade é que poderá amenizar a dor das tragédias para nossos irmãos que agora estão sofrendo e também para nós, quando for a nossa vez.

Luciana G. Rugani
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...