terça-feira, 11 de abril de 2017

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA TERÇA - 11/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Trânsito de Cabo Frio tem alterações para programação da Semana Santa
Intervenções acontecem a partir desta quarta (12)

TECNOLOGIA A FAVOR DO CIDADÃO: CONHEÇAM O APLICATIVO "MUDAMOS"

 por Luciana G. Rugani - Se por um lado a política e os políticos brasileiros não têm correspondido aos deveres que lhes cabem, por outro lado temos uma população que ainda pouco se manifesta em prol do coletivo. Hoje a tecnologia nos possibilita recursos que, se bem utilizados pela população, podem fazer a diferença e ajudar a mudar esse panorama. Abaixo segue explicação do professor de Direito Constitucional e vereador Gabriel Azevedo sobre o aplicativo "Mudamos", que possibilita assinatura de projetos de iniciativa popular no Congresso Nacional. Conheçam, e, principalmente, baixem e utilizem o aplicativo:
 
por Gabriel Azevedo - Vocês sabem qual é o app mais baixado no Brasil desde sábado? Chama-se "mudamos". Eu posso discursar no deserto a vida inteira, mas vou repetir isso aqui: a política está como está por que as pessoas não participam! Reclamam, xingam e ficam indignadas, mas ou não votam bem, ou não acompanham o tema depois das eleições ou não usam as ferramentas disponíveis para exercer o poder que possuem. Claro que há muitos cidadãos conscientes do seu papel e tenho a satisfação de ter entre meus eleitores vários assim que já baixaram e usam o app "Meu Vereador", por exemplo. Como funciona essa ferramenta lançada na semana passada? Parte do parágrafo único do primeiro artigo da Constituição: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição." Aula: os representantes são os vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente. E o povo pode exercer o poder sem eles de forma direta? Claro. O artigo 14 é específico: "A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular." O aplicativo serve para ajudar o povo a usar o inciso terceiro e criar projetos de lei de iniciativa popular que geralmente precisam de muitas assinaturas no papel. Só que a internet já existe! A ideia é poder substituir a tinta da caneta pelo teclado do celular e pela assinatura digital. Desta forma, a população brasileira vai poder encaminhar ao Congresso Nacional as suas vontades... Esse é o caminho! Não faz sentido ver um país com mais de duzentos milhões de pessoas ter seu rumo decidido por apenas 513 deputados e 81 senadores... E notem que quem redigiu a Constituição já sabia disso desde 1988, quase trinta anos atrás. Seja um cidadão e baixe. Curti muito a forma de se cadastrar que ajuda até quem esquece onde guardou o título eleitoral. A gente não usa o telefone mais como fazia em 1988. A gente não usa o banco mais como fazia em 1988. E por que a política parou no tempo? Vamos evoluir!
 
 Fonte:  https://www.facebook.com/gabriel.azevedo/photos/a.343478005751345.75413.343395169092962/1217734968325640/?type=3&theater
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...