Mostrando postagens de setembro 10, 2013

A COMPREENSÃO CORRETA DE BUDA

A COMPREENSÃO CORRETA: ALÉM DO MUNDO RELATIVO A compreensão correta é o primeiro e mais importante passo na Nobre Senda Óctupla. Somos educados e acostumados a compreender as coisas dualisticamente; assim, é muito difícil transcendermos o conceito dualístico para compreendê-las em sua totalidade ou em sua unicidade. A compreensão correta é a compreensão das coisas tais como elas são, sem nenhuma comparação. É um modo de vê-las como uma totalidade única. Julgamos as coisas através da comparação e dizemos que isso é bom ou mau, certo e errado, bonito ou feio. Julgamos as coisas de acordo com o nosso gosto e a nossa conveniência. E também as julgamos de acordo com o nosso próprio padrão e dizemos que alguém é civilizado, incivilizado ou selvagem. Comparar e julgar através da divisão é uma característica do mundo ocidental, que se baseia no conceito dualístico de criador e criatura, Deus e homem, recompensa e castigo, certo e errado, conquistador e conquistado, etc. Talvez este seja um des

REFLEXÃO DO DIA: VIVER BEM

A vida é um constante caminhar...o segredo é saber guardar só o que faz bem, enxergar a si mesmo como uma belíssima obra de Deus e seguir em frente sem levar o que não presta.  Mágoas, decepções, ..nada disso presta, é lixo. E a única coisa que temos é nosso momento presente. Não sabemos nem se estaremos vivos daqui a algumas horas, então valorizemos a vida que temos agora. Os amigos maravilhosos, as pessoas de bem que Deus coloca em nosso caminho, nosso lar, nossa família.  Viver é isso, e viver bem é estar em nível de entendimento acima daqueles que não se importam em semear sofrimento e discórdias, é saber enxergar com maior amplitude que o normal, é saber ler nas atitudes, no olhar, nas vírgulas ditas e não ditas , é aguçar a percepção para compreender e conseguir dizer como Jesus: "Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem". Luciana G. Rugani