Mostrando postagens de março 1, 2022

NENHUMA GUERRA É JUSTIFICÁVEL, NENHUMA - TEXTO DE MIRTZI RIBEIRO

Por Mirtzi Ribeiro Quando não há diálogo CLARO e SINCERO, pode se chegar a uma “guerra”. Desde a dissolução da antiga União Soviética (NOTA 01) e a extinção do Pacto de Varsóvia (NOTA 02), as tentativas para incluir a nova Federação Russa para as boas relações com os países do Ocidente não obtiveram muito êxito. Havia e ainda há muita coisa envolvida. Bill Clinton, quando presidente dos EUA (dois mandatos: 1993/2001), procurou incluir a Rússia em negociações com os países que detinham o conhecimento técnico e a capacidade de construir bombas nucleares, de modo que houvesse um controle mundial visando a manutenção da PAZ, através de um PROGRAMA de seu governo intitulado “Parceria para a Paz”. Alguns acordos módicos foram firmados com a Rússia ao longo dos anos, inclusive em contatos com a OTAN. Em 1997, em função do que foi mencionado acima, vários expoentes internacionais que analisam política, enfatizaram que não seria oportuno a OTAN se expandir para o Leste Europeu (NOTA 03). A atua

REFLEXÕES CIDADÃS - ITEM II: PARA AS ELEIÇÕES DESTE ANO

De vez em quando é importante lembrar: para as eleições deste ano, o mais importante a observar, em relação a candidatos aos legislativos, é a linha individual e partidária de atuação politico-ideológica dos candidatos. O vencedor de uma cadeira na câmara federal, ou em assembleias estaduais, terá como uma de suas funções deliberar sobre as mais diversas pautas, e, para isso, seguirá a linha politico-ideológica do partido a que se filiou. E, importante frisar que, em função de acordos que possam haver entre governo e bancadas de partidos aliados, o candidato poderá estar ali pronto para apoiar as pautas do governo, se assim ficar acordado entre o governo e o seu partido. Em resumo: estejamos atentos ao perfil ideológico-partidário que queremos para o Poder Legislativo. Esse é ponto relevante a ser analisado na conjuntura atual de nosso país. Além disso, temos o fato de que a linha ideológico-partidária é um componente que direciona a ação de muitos políticos, principalmente dos que def