Pular para o conteúdo principal

MENSAGEM DE NATAL


E o natal bate em nossa porta mais uma vez!
Para todos vocês que acompanharam nosso blog, e que agora acompanham também a nossa página no Facebook, quero deixar minha mensagem de feliz natal, com votos de muita paz e alegria.
Que possamos não nos esquecer do verdadeiro significado desta data, que é o nascimento de Jesus Cristo!
E o nascimento de um Ser de Luz como Jesus representa muito mais que o simples nascimento físico: representa a inauguração de uma nova fase, uma nova era na história da humanidade. Uma era onde o amor é a lei maior, e foi isso que Jesus veio nos ensinar.
Jesus, conhecedor da verdade de que a evolução da humanidade se processa de forma lenta e gradual, através de fases em que predomina uma ou outra questão maior a ser aprendida, de acordo com o amadurecimento da capacidade de assimilação das pessoas, veio à Terra trazer seu evangelho onde verificamos que a lei do Amor e do Perdão vem substituir a era do "olho por olho, dente por dente" de então. Ele sabia que a partir dali a humanidade já tinha condições de partir para o aprendizado do Amor, e que já seriam capazes de eternizar seus ensinamentos.
E aqui estamos nós, até hoje tentando aprender a praticar verdadeiramente suas lições. Como eu disse, a evolução é lenta, não se processa na mesma dimensão de tempo que conhecemos. Estamos aqui caindo e levantando, a razão nos falando como devemos agir, mas nossos hábitos arraigados, nossos instintos e emoções descontrolados nos traindo, e fazendo com que cometamos erros, às vezes os mesmos erros, repetidamente, várias vezes. Essa é a escola de Deus, a Vida. Eterno suceder de quedas, mas sempre levantando com disposição para seguir em frente, tendo à mão o perdão, o amor e a vontade como instrumentos. Não vale ter medo, não agir com medo de errar, pois erraremos até mesmo com o "não-agir". Erraremos, claro, não somos perfeitos, mas para isso temos a inteligência, para refletir, pensar e aprender.
Que possamos então despertar verdadeiramente para o significado desta data, permitindo que floresça o amor verdadeiro em nossos corações. Respeitar e amar mais o nosso próximo, silenciando nossas queixas, nossos preconceitos, nossa antipatia gratuita pelas pessoas. Não vamos falar em evangelho e, em nossa conduta diária e em nosso íntimo, agir em sentido totalmente contrário. Maledicência, preconceito, maldade, inimizade... tudo isso contraria a mensagem que Jesus nos deixou, então que possamos buscar a sublimação dos sentimentos que trazemos em nosso íntimo e abandonar os velhos hábitos negativos. Só assim estaremos compreendendo o verdadeiro significado da data natalina e estendendo-o a todos os dias de nossa vida. Só através dessa mudança de hábitos seremos verdadeiramente receptivos ao Evangelho de Cristo.
Pensemos nisso, façamos uma autorreflexão e renovemos a nós mesmos. Realizemos dentro de nós mesmos a grande transição para a era do Amor.
Um feliz natal a todos, com muita paz, luz e união!

Luciana G. Rugani

Comentários

  1. Luciana, Eu adoro esta época do ano, especialamente o vivo espírito de natal. A presença de Jesus Cristo nos transforma, temos a nítica percepção de que o nosso coração palpita mais forte, afloram e aguçam, em abundência, nossos sentimentos de fraternidade, solidareidade e, principalmente, de maior amor ao próximo. Além disto, acontecem as maravilhosas reuniões em família e com os amigos mais próximos.
    Faço a minha prece, pedindo ao menimo-Deus que nos conceda a graça de estender estes momentos, que possam se manterem vivos em nossos corações, de forma continuada, permanentemente e para sempre. Um feliz natal para todos nós, amém.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, não gosto de comemorar este dia!! Minhas tristezas afloram de uma forma tão intensa, que prefiro não compartilha-las com ninguém. Este ano irei para casa da minha amiga-irmã, onde passarei 3 dias com ela e sua família. Não será a 1ª e nem última vez que passo este dia com eles, mas terei que usar de toda boa vontade para esconder minha tristeza, mais uma vez!!
    Pois é... a tristeza é minha!! Mas a alegria é geral, entonces... façamos as pazes com a tristeza e vamos festejar com alegria que este dia pede.
    Aliás, não apenas com alegria, mas também com a espiritualidade do dia pede.
    Desejo aos meu amigos, sem exceção, uma bela noite de Natal!! Que o Senhor possa abençoar cada prato servido e degustado. E, que todos aqueles que não podem ter uma mesa farta, que seu pão seja abençoado, para que no próximo Natal haja mais o que dividir com a família!!
    Que Deus os abençoe e traga mais PAZ e LUZ para nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  3. É isso pessoal..cada um com seu sentimento particular no natal, mas sempre lembrando que esta data tem como significado maior nos fazer refletir no nascimento de Jesus em nossas vidas que significa o nascimento de seu evangelho e de seus ensinamentos em nossa batalha diária. Um feliz natal para vocês, com muita PAZ E LUZ, como desejou a amiga Ana Maria, pois paz e luz é tudo que estamos precisando para vivermos melhor. Um enorme abraço a todos vocês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

POESIA PARA DUAS IRMÃS

Duas irmãs, Dois corações, Duas almas que trilham o mesmo caminho: de amor, fé e união. Impossível tratar aqui só de uma delas, Suas histórias se completam. Nos olhos de uma vejo a alegria que se estampa no sorriso da outra, No abraço de uma sinto o acolhimento que se estende à presença da outra. Duas almas plenas de sensibilidade, Que sabem amar e viver com alegria, Que sabem cultivar a luz nos seus dias, E, ainda que chegue a noite, Será sempre iluminada pelas estrelas. Porque a escuridão nada é, Perante a força que emana dessa união. Luciana G. Rugani

POEMA CIGANO

Navegando pela internet encontrei uma música cigana francesa simplesmente maravilhosa: "Parlez Moi D'elle", cantada por Ricão. Encontrei também um poema cigano encantador! Escolhi ambos para compor essa minha postagem que fica como uma singela homenagem ao povo cigano. Abaixo da foto segue o vídeo com a música e o poema logo abaixo. Assistam ao vídeo e leiam o poema. São maravilhosos! POEMA CIGANO Sou como o vento livre a voar. Sou como folha solta, a dançar no ar. Sou como uma nuvem que corre ligeira. Trago um doce fascínio em meu olhar. Sou como a brisa do mar, que chega bem de mansinho. Sou réstia de sol nascente, sou uma cigana andarilha. O mundo é a minha morada, faço dela minha alegria. A relva é a minha cama macia, meu aconchego ao luar. Acendo a luz das estrelas, salpico de lume o céu. Sou livre, leve e solta, meu caminho é o coração. Sou musica, sou canção, sou um violino à tocar. Sou como fogo na fogueira, sou labaredas inquietas. Sou alegre, sou festeira, trago...