Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO QUATROCENTÃO: SOLICITAÇÃO DE LANÇAMENTO DE SELO COMEMORATIVO

Cabo Frio (RJ) é uma cidade encantadora que inspira as melhores ideias naqueles que a admiram.
Assim tem sido comigo, em relação às coisas que escrevo ligadas à cidade, e também com outros cidadãos apaixonados por este lugar ímpar em beleza e acolhimento.
Meu amigo historiador Elísio Gomes Filho, por exemplo, teve uma grande ideia para homenagear a cidade por ocasião do seu quarto centenário, a ser comemorado em 13 de novembro próximo: inserir o nome da cidade no mundo filatélico, através do lançamento de um selo comemorativo. 
De acordo com a programação das emissões de selos comemorativos pelos Correios, o mês de novembro ainda encontra-se em aberto, sem nenhuma marcação. Seria, então, uma boa oportunidade para inserir a comemoração dos 400 anos como tema a ser contemplado nesse mês.
Elísio justifica a importância histórica de Cabo Frio para nosso país com base nos dados do historiador Luiz Carlos da Cunha Silveira, em texto revelado no Anuário de Cabo Frio de 2013.
Segundo Luiz Carlos, Cabo Frio foi uma das cinco localidades urbanas brasileiras coloniais já fundadas como cidades, e não como simples vilas promovidas ao status de cidade. Antes de tornar-se cidade fluminense por reanexação à capitania do Rio de Janeiro, Cabo Frio foi a capital de sua própria capitania por quase um século e meio. A cidade tornou-se a quinta cidade brasileira, mas se considerarmos também as 28 vilas que a antecederam, Cabo Frio vem a ser a trigésima terceira localidade fundada na América Portuguesa. E, se ainda levarmos em conta que oito daquelas vilas pioneiras, não lograram sobreviver, Cabo Frio passa a ser a vigésima quinta localidade urbana existente mais antiga do Brasil. 
De modo geral, é pouco reconhecida, e menos ainda divulgada, a proeminência histórica de Cabo Frio sob o aspecto político-administrativo, tanto intrinsicamente quanto no contexto mais abrangente do período colonial, quando Cabo Frio veio a ser, por um lado, uma das pouquíssimas cidades (e não apenas uma simples vila) e, por outro, capital de uma capitania própria.
Sendo assim, Cabo Frio tem tudo para ser agraciada com esta homenagem. Fica aqui meu reforço para que a solicitação de Elísio junto aos Correios seja atendida, e sei que este também é o desejo todos os demais cidadãos que amam essa cidade e sua história. Seguimos torcendo e esperando que Cabo Frio Quatrocentão seja incluído na programação do mês de novembro deste ano.
   

Luciana G. Rugani

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J