Pular para o conteúdo principal

PROJETO DESTINO EDUCAÇÃO 2016 - PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Por Revista DESTINOS SERRA & MAR


Projeto DESTINO EDUCAÇÃO 2016: Pintores Com a Boca e Os Pés criarão uma nova coleção de postais de Búzios Revista DESTINOS SERRA & MAR / Redação - 27/09/2016


Dentro de duas semanas, o balneário de Armação dos Búzios estará ganhando uma nova coleção de cartões postais, retratando a beleza de suas riquezas naturais – que fazem do município um dos cinco destinos mais visitados do país, segundo dados da Embratur.

Quem está produzindo essas telas são 13 artistas plásticos filiados à Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP), que estarão participando do encerramento do Projeto DESTINO EDUCAÇÃO 2016.

O evento – uma iniciativa da Revista DESTINOS SERRA & MAR, em parceria com o Geribá Tennis Park, e as Secretarias de Educação, Cultura e Turismo de Duas Barras – acontecerá nos próximos dias 10 e 11 de outubro no Geribá Tennis Park, na Rua das Casuarinas, 100, em Búzios. A programação completa dos dois dias de evento pode ser vista no final da matéria.

Segundo o artista plástico Marcelo Cunha, as telas produzidas em Búzios serão enviadas para a sede da ABPB, na Suíça, onde os responsáveis avaliarão a possibilidade desses postais serem incorporados ao catálogo internacional da entidade, sendo distribuídos em todo o mundo, através de calendários, cartões e outras peças de arte.

Além de Marcelo, estarão participando os pintores Carlos Eduardo Rosa Fraga, Danielle Dias de Souza, Denyson do Nascimento Lopes, Eduardo Moreira de Melo, Esuclenia Rufino Vieira, Fernando Reis, Jefferson Maia Figueiredo, João Paulo da Silva Fontelle, Luciano Nascimento, Victor Pereira dos Santos, Bárbara Corrêa da Silva e Débora Ferreira dos Santos.

Inclusão e engajamento - Fruto do sonho de Arnulf Erich Stegmann, um artista alemão que pintava e fazia esculturas com a boca. Dotado de notável habilidade criativa e uma visão de negócios, com o auxílio de artistas (todos com deficiências físicas) de oito países europeus, Stegmann fundou em 1956, na Alemanha, a APBP (Associação dos Pintores com a Boca e os Pés) como uma organização corporativa. Desde então, a reprodução dos trabalhos dos seus artistas ocorre em todo o mundo, principalmente em forma de cartões, calendários e outros produtos. A meta primordial é prover de forma digna o sustento de todos que a integram através de seus esforços artísticos.

Hoje a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés representa aproximadamente 900 artistas em 75 países. No Brasil são 47 artistas que, além do franco crescimento artístico, cultural e acadêmico, compartilham suas experiências por meio de palestras, exposições, oficinas e demonstrações de pintura em Instituições educacionais e/ou empresariais.

Visando a inclusão plena e o engajamento dos seus artistas com a sociedade, há uma frequente produção de coleções temáticas. Assim surgiu a coleção de obras com as lindas paisagens de Búzios, pintadas pelos artistas da APBP que residem no Rio de Janeiro.


TURISMO NA SALA DE AULA - Segundo os organizadores, o Projeto objetiva levar para as salas de aula o debate e a pesquisa de assuntos ligados à educação, turismo, cultura, esporte, arte e meio ambiente, fazendo com que os jovens encarem com seriedade a cadeia de atividades ligadas ao turismo, criando novos horizontes para a sua vida profissional.

O tema das pesquisas, este ano, será o mesmo da campanha que a Organização Mundial do Turismo disseminará no mundo inteiro, a partir do final de setembro: Turismo para todos – Promover a acessibilidade mundial.

Sobre o tema e orientados por seus educadores, alunos do ensino fundamental dos municípios de Búzios e Duas Barras, onde o Projeto acontecerá simultaneamente, estarão produzindo trabalhos de redação, maquete e desenho. Os melhores trabalhos serão selecionados para uma exposição que acontecerá no encerramento do Projeto, nos dias 10 e 11 de outubro, no Geribá Tennis Park, em Búzios.

O vencedor de cada modalidade ganhará um troféu confeccionado pelo artista plástico Gilmário Santana, de Búzios, Certificado de Participação, e roupas esportivas, entre outras surpresas. Na cerimônia haverá também um sorteio de brindes para os participantes, incluindo um final de semana em Búzios.

Serão dois dias de eventos com a realização de brincadeiras e atividades dinâmicas para os estudantes. A principal delas será o Jardim Sensorial, onde os jovens, de olhos vendados, vivenciarão um pouco das dificuldades que são enfrentadas por pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras.

REALIZAÇÃO: Revista DESTINOS SERRA & MAR e Geribá Tennis Park; APOIO: Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Duas Barras; Rotary Club de Búzios, Hotel La Plage, Hotel Pousada Luar de Búzios, Instituto Dominus de Educação, Associação de Pintores Com a Boca e os Pés; AÇÃO SOCIAL – APAE Búzios e Creche Bárbara Wright.

Veja a programação completa do evento.

Fonte: http://www.destinosserraemar.com.br/noticias/conteudo.php?cod=280

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice , não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste,

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si