PROJETO DESTINO EDUCAÇÃO 2016 - PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO

Por Revista DESTINOS SERRA & MAR

Projeto DESTINO EDUCAÇÃO 2016: Pintores Com a Boca e Os Pés criarão uma nova coleção de postais de Búzios Revista DESTINOS SERRA & MAR / Redação - 27/09/2016

Dentro de duas semanas, o balneário de Armação dos Búzios estará ganhando uma nova coleção de cartões postais, retratando a beleza de suas riquezas naturais – que fazem do município um dos cinco destinos mais visitados do país, segundo dados da Embratur.

Quem está produzindo essas telas são 13 artistas plásticos filiados à Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP), que estarão participando do encerramento do Projeto DESTINO EDUCAÇÃO 2016.

O evento – uma iniciativa da Revista DESTINOS SERRA & MAR, em parceria com o Geribá Tennis Park, e as Secretarias de Educação, Cultura e Turismo de Duas Barras – acontecerá nos próximos dias 10 e 11 de outubro no Geribá Tennis Park, na Rua das Casuarinas, 100, em Búzios. A programação completa dos dois dias de evento pode ser vista no final da matéria.

Segundo o artista plástico Marcelo Cunha, as telas produzidas em Búzios serão enviadas para a sede da ABPB, na Suíça, onde os responsáveis avaliarão a possibilidade desses postais serem incorporados ao catálogo internacional da entidade, sendo distribuídos em todo o mundo, através de calendários, cartões e outras peças de arte.

Além de Marcelo, estarão participando os pintores Carlos Eduardo Rosa Fraga, Danielle Dias de Souza, Denyson do Nascimento Lopes, Eduardo Moreira de Melo, Esuclenia Rufino Vieira, Fernando Reis, Jefferson Maia Figueiredo, João Paulo da Silva Fontelle, Luciano Nascimento, Victor Pereira dos Santos, Bárbara Corrêa da Silva e Débora Ferreira dos Santos.

Inclusão e engajamento - Fruto do sonho de Arnulf Erich Stegmann, um artista alemão que pintava e fazia esculturas com a boca. Dotado de notável habilidade criativa e uma visão de negócios, com o auxílio de artistas (todos com deficiências físicas) de oito países europeus, Stegmann fundou em 1956, na Alemanha, a APBP (Associação dos Pintores com a Boca e os Pés) como uma organização corporativa. Desde então, a reprodução dos trabalhos dos seus artistas ocorre em todo o mundo, principalmente em forma de cartões, calendários e outros produtos. A meta primordial é prover de forma digna o sustento de todos que a integram através de seus esforços artísticos.

Hoje a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés representa aproximadamente 900 artistas em 75 países. No Brasil são 47 artistas que, além do franco crescimento artístico, cultural e acadêmico, compartilham suas experiências por meio de palestras, exposições, oficinas e demonstrações de pintura em Instituições educacionais e/ou empresariais.

Visando a inclusão plena e o engajamento dos seus artistas com a sociedade, há uma frequente produção de coleções temáticas. Assim surgiu a coleção de obras com as lindas paisagens de Búzios, pintadas pelos artistas da APBP que residem no Rio de Janeiro.

TURISMO NA SALA DE AULA - Segundo os organizadores, o Projeto objetiva levar para as salas de aula o debate e a pesquisa de assuntos ligados à educação, turismo, cultura, esporte, arte e meio ambiente, fazendo com que os jovens encarem com seriedade a cadeia de atividades ligadas ao turismo, criando novos horizontes para a sua vida profissional.

O tema das pesquisas, este ano, será o mesmo da campanha que a Organização Mundial do Turismo disseminará no mundo inteiro, a partir do final de setembro: Turismo para todos – Promover a acessibilidade mundial.

Sobre o tema e orientados por seus educadores, alunos do ensino fundamental dos municípios de Búzios e Duas Barras, onde o Projeto acontecerá simultaneamente, estarão produzindo trabalhos de redação, maquete e desenho. Os melhores trabalhos serão selecionados para uma exposição que acontecerá no encerramento do Projeto, nos dias 10 e 11 de outubro, no Geribá Tennis Park, em Búzios.

O vencedor de cada modalidade ganhará um troféu confeccionado pelo artista plástico Gilmário Santana, de Búzios, Certificado de Participação, e roupas esportivas, entre outras surpresas. Na cerimônia haverá também um sorteio de brindes para os participantes, incluindo um final de semana em Búzios.

Serão dois dias de eventos com a realização de brincadeiras e atividades dinâmicas para os estudantes. A principal delas será o Jardim Sensorial, onde os jovens, de olhos vendados, vivenciarão um pouco das dificuldades que são enfrentadas por pessoas com deficiências visuais, auditivas e motoras.

REALIZAÇÃO: Revista DESTINOS SERRA & MAR e Geribá Tennis Park; APOIO: Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Duas Barras; Rotary Club de Búzios, Hotel La Plage, Hotel Pousada Luar de Búzios, Instituto Dominus de Educação, Associação de Pintores Com a Boca e os Pés; AÇÃO SOCIAL – APAE Búzios e Creche Bárbara Wright.

Veja a programação completa do evento.

Fonte: http://www.destinosserraemar.com.br/noticias/conteudo.php?cod=280