Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 25/01/2017

Notícias do dia de nossa cidade - fique por dentro

Prefeitura limita horário de som nos quiosques da Praia do Forte

Medida é válida aos domingos por questões de segurança


A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, limitou o som nos 15 quiosques da Praia do Forte, aos domingos, até às 21h. A medida foi tomada por questões de segurança. O anúncio da proibição foi feito durante uma reunião entre o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos, e os donos dos quiosques. O encontro foi na tarde de segunda-feira (23).
Segundo o secretário, durante a gestão anterior ocorria um baile funk em um dos quiosques aos domingos. Quando a nova gestão assumiu, o baile foi proibido, já que o local não é adequado para este tipo de evento, mas as pessoas continuaram se aglomerando no local. No domingo passado, uma briga generalizada deixou uma pessoa ferida e em estado grave.
“Queremos evitar que incidentes como este voltem a acontecer. Por isso decidimos limitar o horário do som nesses estabelecimentos”, disse o secretário.
Em caso de descumprimento, uma multa será aplicada ao dono do quiosque. O valor ainda será definido de acordo com os códigos municipais de Posturas e Tributário.

Coordenadoria de Comunicação

________________________________________________________
Gestores se reúnem para discutir política de cultura na região
Abandono de espaços culturais e falta de estrutura de trabalho estavam na pauta

Gestores de cultura e agentes culturais de municípios da Baixada Litorânea do Estado do Rio se reuniram para discutir um plano para melhorar as políticas de cultura na região. O encontro, realizado na terça-feira (24) em São Pedro da Aldeia, contou com a presença do secretário de Cultura de Cabo Frio, Ricardo Machado, o Chopinho.
Os gestores conversam sobre os desafios mediante a crise econômica que o estado do Rio atravessa. Também discutiram sobre maneiras de ocupar espaços culturais que estavam abandonados.
Durante o encontro, o secretário de Cultura cabo-friense falou sobre a situação do município. “Em Cabo Frio, a situação se agravou por causa da falta de transição entre os governos. Mas estamos empenhados e trabalhando muito para que a população volte a ter acesso à cultura”, disse Ricardo Chopinho.
Participaram do encontro representantes do setor em São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Araruama, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Saquarema e Silva Jardim.
A próxima reunião está prevista para dia 7 de março em Silva Jardim.

Coordenadoria de Comunicação


____________________________________________________________
Setor da pesca realiza encontro representantes da Prefeitura e do Governo Federal em Cabo Frio
Um dos projetos abordados foi a criação de uma cooperativa de beneficiamento de pescados

Um encontro promovido pela Superintendência Municipal de Pesca e Aquicultura reuniu representantes do setor pesqueiro com membros dos governos Municipal e Federal na sede da Colônia de Pescadores de Cabo Frio (Z-4). A reunião, realizada na última segunda-feira (23), abordou projetos que fomentem o setor a pesca no município. 
Uma das propostas discutidas foi a implantação de uma cooperativa de beneficiamento de pescado. Outro ponto foi a proposta da realização de parcerias com o poder público para a realização de eventos ligados à pesca.
"É importante termos a presença de representantes do Governo Federal em nossa cidade. Estreitando esses laços, podemos auxiliar toda a comunidade de pescadores de Cabo Frio. Nesse sentido, também é importante a cooperativa de beneficiamento e a promoção de eventos", ponderou Alexandre Marques Cordeiro, superintendente de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio.
Danielle Barros, Delegada Federal do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA), afirmou que o principal objetivo do encontro foi a aproximação entre o Governo Federal e a Colônia de Pescadores Z-4.
"Estamos aqui representando o Governo Federal para ajudar a Colônia a contribuir com o município. É uma visita ativa. Não viemos só ouvir as reivindicações, mas também falar sobre possíveis projetos para a cidade", explicou a delegada.
Também participaram da reunião o superintendente federal do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro, Essiomar Gomes da Silva; o secretário Municipal de Agricultura de Cabo Frio, Gustavo Gonçalves, além dos coordenadores Municipais de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alessandro Teixeira.
Ao final do evento, Alexandre falou sobre a importância da visita da delegação.
“A vinda da caravana foi muito produtiva. Entregamos um ofício solicitando agilidade nas entregas das carteiras que os pescadores estão aguardando desde 2012. Também pedimos a legalização das Permissões de Pesca para a captura da sardinha verdadeira. Recebemos uma notícia boa do Ministério, de que alguns municípios já estão comprando 43% da agricultura familiar. Nosso objetivo é de igualar Cabo Frio aos outros municípios. Inclusive na compra do pescado para a merenda escolar", afirmou Alexandre.
     
Coordenadoria de Comunicação





______________________________________________________
Saúde Coletiva tranquiliza moradores de Cabo Frio sobre febre amarela
Estoque de vacinas do município está normal e procedimento padrão é realizado nos postos de saúde


A superintendente municipal de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires, tranquiliza os moradores da cidade sobre a febre amarela. Embora alguns estados estejam registrando aumento de casos da doença, no estado do Rio a situação está sob controle. O município está com estoque adequado da vacina e realiza a imunização nos casos previstos pelo Ministério da Saúde.
“No estado do Rio de Janeiro não há casos da doença, por isso, não é recomendado fazer uso da vacina a qualquer momento. A vacina só é indicada para quem está viajando para alguma área de risco”, afirma Lucy.
Moradores de Cabo Frio que precisem viajar para locais de risco devem solicitar o agendamento nos postos de saúde, com documento que comprove a viagem. A vacinação é gratuita, tem duração de 10 anos e deve ser realizada até 10 dias antes da viagem. As vacinas são encontradas nos seguintes postos de saúde do bairro Praia do Siqueira, do Parque Burle e do Braga.
A vacina geralmente produz alguns efeitos colaterais como febre, dor de cabeça e dor muscular e, em algumas situações, pode vir a causar febre amarela em pessoas que não têm indicação de vacinação, como por exemplo, pessoas com imunossupressão (imunidade baixa). A vacina também é proibida para pessoas com HIV/AIDS, gestante e mulheres em período de amamentação. Pessoas com doenças e todos acima de 60 anos necessitam de prescrição médica.
Uma preocupação dos moradores de Cabo Frio está relacionada à chegada de turistas provenientes de Minas Gerais, um dos estados que vem registrando aumento de casos de febre amarela. Segundo Lucy Pires, as unidades de saúde da cidade estão preparadas para possíveis casos, e não há motivo para que a população se preocupe.
“Os munícipes devem ficar despreocupados, já que a Secretaria de Saúde reestruturou as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental para otimizar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e detecção de possíveis casos suspeitos de febre amarela e demais arboviroses como dengue, chikungunya e zika”, reafirmou Lucy.
A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus e é transmitido pelo mosquito Haemagogus nas áreas silvestres e pelo Aedes nas áreas urbanaa.. Os sintomas são: calafrios, dor de cabeça, febre alta, cansaço, dor muscular, náuseas e vômitos. Quem estiver com esses sintomas precisa procurar um médico com urgência.

Coordenadoria de Comunicação
____________________________________________________________

Prefeitura realiza manutenção nos semáforos e na iluminação pública
Sinais da Praia do Siqueira e da Praça Porto Rocha recebem reparos nesta quarta (25)


A Prefeitura de Cabo Frio está realizando a manutenção nos semáforos da cidade, que também sofreram com o abandono da gestão anterior. Nesta quarta-feira (25), as equipes atuam nos sinais da Praia do Siqueira, na altura do restaurante Salinas Grill e da Bracom. Já o equipamento localizado em frente a Praça do Itajuru será totalmente substituído.
“O abandono é muito grande em toda a cidade. Os semáforos, como todo o resto em Cabo Frio, estavam há muito tempo sem receber manutenção. A demanda é grande, mas estamos trabalhando para colocar tudo em ordem funcionando”, explicou o coordenador Carlos Augusto Gonçalves.
Segundo ele, a previsão é de que no início da próxima semana as equipes atuem no Braga e outros bairros em torno do Centro, além e do Segundo Distrito. Até o momento a Prefeitura já recuperou os semáforos do Centro da cidade (na Avenida Nossa Senhora da Assunção, desde a Praça Porto Rocha até a altura da Prefeitura; no Largo de Santo Antônio; e no cruzamento da Avenida Júlia Kubitschek com a Rua Samuel Agenor Angenitski), além do Jardim Esperança.

Equipes fazem reparos na iluminação

A equipe da Coordenadoria de Serviços Públicos também está realizando a manutenção da iluminação das vias e espaços públicos em Cabo Frio. Os funcionários fazem a manutenção geral, como a troca de lâmpadas e de reatores, entre outros. Até agora, os reparos foram feitos em toda a orla da Praia do Forte, na Praça da Cidadania, na Avenida do Contorno, na Avenida Assunção e no Boulevard Canal. A manutenção também foi feita em parte da Avenida Adolfo Beranger Júnior, no Guarani, e na RJ-140, sentido Arraial do Cabo, no trecho que pertence a Cabo Frio.


Coordenadoria de Comunicação



___________________________________________________________
Mutirão de limpeza passa em 5 bairros de Cabo Frio nesta quarta
Equipes retiraram oito caminhões de detritos na manhã desta quarta (25)


Equipes de limpeza da Prefeitura de Cabo Frio atuam em cinco bairros nesta quarta-feira (24). Os trabalhos são realizados no Porto do Carro, nas Palmeiras, em São Cristóvão, no Jardim Olinda e no Jardim São Francisco. O trabalho também é realizado no entorno da Rodoviária Alexis Novelino, na área central da cidade.Somente próximo à rodoviária foi removido um caminhão de detritos.
No Porto do Carro, cerca de quatro caminhões de lixo diversos foram recolhidos. De acordo com informações de Cláudio Moreira, presidente da Comsercaf, cerca de 200 ruas já receberam os mutirões desde o início do novo governo e foram recolhidas 6 mil toneladas de detritos, entre lixo orgânico, galhos e entulho.
“Estamos com muito trabalho devido ao abandono da gestão anterior. Encerramos o contrato com prestadoras de serviço que atuaram no governo anterior e estamos reestruturando o serviço. Nossa expectativa é de que tudo esteja normalizado até o fim de fevereiro”, explicou Cláudio Moreira.
Até o momento, o mutirão já passou pelo Peró, Cajueiro, Palmeiras e São Cristóvão, Estrada do Guriri, Jardim Caiçara, Gamboa, Jacaré, além de diversos bairros de Tamoios, no Segundo Distrito. A Prefeitura faz um apelo à população para que colabore com a limpeza da cidade, não deixando entulho e objetos como móveis espalhados pelas vias públicas.
Desde o início do novo governo, a limpeza da cidade está sendo feita em regime de mutirão com 150 funcionários da Companhia de Limpeza Municipal, além de máquinas e equipamentos. O cronograma é definido diariamente de acordo com a necessidade.


Coordenadoria de Comunicação.



________________________________________________________

Governo fecha acordo com servidores da Guarda Municipal para quitar salários atrasados
Acordo foi fechado em reunião nesta terça-feira (24) entre sindicalistas e o prefeito Marquinho Mendes

O novo governo fechou acordo com os servidores da Guarda Municipal para solucionar o pagamento dos salários atrasados pela gestão anterior. O acordo foi fechado em reunião nesta terça-feira (24) na sede da Prefeitura com a presença do prefeito Marquinho Mendes, do secretário de Administração, Deodoro Azevedo, e de sindicalistas.
"Reafirmo que estamos fazendo todos os esforços para atender às justas reivindicações dos servidores. Nosso principal compromisso é dar um fim aos atrasos nos salários que eram recorrentes na gestão anterior. Pegamos o município quebrado, com até quatro meses de salários atrasados, e estamos solucionando estas questões", disse o prefeito no encontro.
A expectativa é de que a Guarda Municipal volte ao trabalho com o efetivo normal já nesta quarta-feira (25). O acordo entre o Sindicato dos Servidores Públicos de Cabo Frio (SINDICAF), a Associação dos Guardas Municipais de Cabo Frio (AGMCF) e o governo ficou da seguinte forma:
a) Pagamento do salário de janeiro de 2017 até o dia 27 de janeiro;
b) Pagamento de 50% do salário do mês de novembro de 2016 entre os dias 10 e 20 de fevereiro;
c) Pagamento do salário de fevereiro de 2017 até o dia 28 de fevereiro;
d) Pagamento do resíduo de 50% do salário do mês de novembro de 2016 entre os dias 10 e 20 de março;
e) Pagamento do salário de março de 2017 até o dia 31 de março;
f) Pagamento de 50% do salário do mês de dezembro de 2016 entre os dias 10 e 20 de abril; 
g) Pagamento do salário de abril de 2017 até o dia 30 de abril; 
h) Pagamento do resíduo de 50% do salário do mês de dezembro de 2016 entre os dias 10 e 20 de maio; 
i) Pagamento do salário de maio de 2017 até o dia 31 de maio; 
j) Pagamento de 50% do 13º salário de 2016 entre os dias 10 e 20 de junho; 
k) Pagamento do salário de junho de 2017 até o dia 30 de junho; 
l) Pagamento do resíduo de 50% do 13º salário de 2016 entre os dias 10 e 20 de julho.
Além disso, ficou acordado que haverá uma data, a ser marcada, para uma nova reunião, tendo como pauta o enquadramento do Ensino Médio pela Lei Federal nº 13.022/2014. 



Coordenadoria de Comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J