Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 07/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Prefeitura recolhe mais de 10 mil toneladas de lixo em janeiro
Cerca de 50 caminhões retiraram os detritos acumulados em diversos bairros





A Prefeitura precisou unir esforços para combater um enorme déficit na limpeza urbana. Superando as dificuldades, o novo governo recolheu 10.345,55 toneladas de lixo em janeiro. O montante é referente à coleta realizada em praias e bairros de Cabo Frio, que receberam as equipes de limpeza em regime de mutirão. Cerca de 50 caminhões retiraram os detritos acumulados na cidade. Por dia foram recolhidas 333,37 toneladas entre lixo orgânico, galhos e entulho.
“Encontramos a cidade em verdadeiros caos. A nossa maior dificuldade foi o grande acúmulo de lixo em pontos diversos. Os locais com situação mais precária foram o bairros da periferia e do Distrito de Tamoios”, explicou Cláudio Moreira, presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana.
Segundo ele, a expectativa é de que em breve seja possível estabelecer um cronograma de retirada de lixo nos bairros. De acordo com Cláudio, uma reunião com a nova empresa de coleta está programada para acontecer na quarta-feira (09), para tratar do planejamento da coleta. Ele afirmou ainda que “o objetivo é tentar fazer com que o recolhimento seja diário”.
Desde o início do novo governo, mais de 200 ruas já receberam as equipes de limpeza. O mutirão já passou pelo Peró, Cajueiro, Palmeiras, São Cristóvão, Jardim Caiçara, Jardim Excelsior, Estrada do Guriri, Jacaré, Portinho, Gamboa entre outros. Diversos bairros de Tamoios também receberam o mutirão, que mobilizou cerca de 60 funcionários, além de oito caminhões compactadores, quatro carretas e duas pás-carregadeiras.

Defasagem na limpeza

Sem pagamento desde a gestão anterior, os funcionários contratados pela empresa que fazia o recolhimento de lixo pararam de trabalhar. Por falta de regularidade no serviço, que é essencial, a Prefeitura encerrou o contrato com a antiga empresa e contratou emergencialmente uma nova firma para fazer a retirada de detritos. No entanto, o novo governo continua trabalhando para a normalização total da coleta.
Desde o início da atual gestão, a limpeza de Cabo Frio está sendo feita em regime de mutirão com 150 funcionários da Companhia de Limpeza Municipal, além de máquinas e equipamentos. O cronograma é definido diariamente de acordo com a necessidade. A Prefeitura, contudo, faz um apelo à população para que colabore com a limpeza da cidade, não deixando entulho e objetos como móveis espalhados pelas vias públicas.

Coordenadoria de Comunicação

___________________________________________________

Prefeito reúne secretários para definir esquema do Carnaval
Ficou definida a montagem de duas comissões para a organização da festa, uma no Primeiro Distrito e outra em Tamoios



O prefeito Marquinho Mendes reuniu parte do secretariado na tarde desta terça-feira (7) para definir o esquema da atuação no Carnaval 2017. Na reunião ficou estabelecido que a Prefeitura irá montar, ainda nesta semana, duas comissões para organizar as festividades: uma do Primeiro Distrito e outra de Tamoios. As comissões serão compostas por membros da Secretaria de Cultura, Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
"Vamos fazer um Carnaval organizado e muito alegre. Os blocos terão apoio logístico. Vamos colocar banheiros em pontos estratégicos da cidade e estaremos preparados para qualquer eventualidade. Pedimos a todos que evitem sair de carro e circulem a pé a fim de evitar transtornos no trânsito", disse o prefeito Marquinho Mendes.
No encontro o secretário de Cultura, Ricardo Machado, o Chopinho, explicou como será a programação nos dias de Momo. Os blocos ficarão no esquema "concentra mas não sai" e, com isso, não poderão circular pelas ruas, ficando parados em seus locais de origem. Serão 28 blocos na cidade, sendo 24 nas ruas e 4 em um clube. Além disso haverá programação com baile infantil e baile para idosos na Praça da Cidadania, na orla da Praia do Forte.
Também participaram do encontro os secretários de Saúde, Roberto Pillar; de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos; de Governo, Hélcio Azevedo; e de Mobilidade Urbana, Mauro Branco; além dos coordenadores de Ordem Pública, Ricardo Melo; de Fiscalização de Posturas, Gilson da Costa; de Serviços Públicos, Carlos Augusto Gonçalves e de Eventos, Saulo Mira.
Nesta quarta-feira (8) o secretário de Cultura irá realizar uma reunião com membros da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da empresa responsável pelo serviço de ônibus na cidade e outras entidades. Na quinta (9) a reunião será com membros da Associação dos Blocos de Cabo Frio.
 ________________________________________
Cabo Frio sedia “Acolhimento Regional dos Gestores de Saúde da Baixada 
Litorânea”Secretário Estadual de Saúde participa do evento

Cabo Frio sediará, na quarta-feira (08), o “Acolhimento Regional dos Gestores de Saúde da Baixada litorânea”, que será realizado no Hotel Malibu, às 8h.
O objetivo do evento é a integração dos gestores de saúde através da regionalização, fortalecendo o vínculo no desenvolvimento das ações, pactuações e necessidades da região na área da saúde.
Estarão presentes o Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, gestores de saúde dos municípios da Baixada Litorânea e outras autoridades da área.

Coordenadoria de Comunicação

__________________________________________________
Guarani recebe manutenção de iluminação pública nesta terça

Equipes estão substituindo lâmpadas queimadas e trocando reatores


Com objetivo de garantir a segurança dos moradores, equipes da Coordenadoria de Serviços Públicos fazem a manutenção da iluminação pública no bairro Guarani, nesta terça-feira (7). A previsão do coordenador, Carlos Augusto Gonçalves, é de que neste mesmo dia todo o bairro receba os serviços de troca de lâmpadas queimadas e reatores.O trabalho no bairro começou na segunda (6) e cinco ruas foram atendidas. A manutenção foi feita nas Ruas Governador Valadares, Fagundes Varela, Duarte da Costa, Visconde Cairu e Djalma de Azevedo.
Outros pontos da cidade receberam serviços de manutenção, como o bairro Jardim Caiçara; além da troca de luminárias na Avenida Julia Kubitschek, no Centro, no Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, e na Praça da Terceira Idade, na Passagem.
Equipamentos de iluminação pública também foram substituídos no Segundo Distrito. O serviço foi feito nas Ruas Sete, Seis, parte da Rua da Torre, Travessa Sete, na Avenida Beira Rio e parte da Orla do Pontal, em Unamar.

Coordenadoria de Comunicação
____________________________________
Prefeitura realiza ações para implantação da sede da Upam no Dormitórios das Garças

Mutirão de limpeza retirou 880 kg de galhos e entulhos do local





A Prefeitura de Cabo Frio vem realizando ações, por meio da Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) e Coordenadoria do Meio Ambiente, para reestruturação do Dormitório das Garças, que inclui a implantação do posto avançado da Unidade de Policiamento Ambiental (Upam).
Uma das ações foi um mutirão de limpeza no local, realizado no sábado (4), que retirou 880 kg de galhos e entulhos, utilizando máquinas retroescavadeiras e caminhões.
O local foi reaberto para visitação, apenas com restrição para pesca, e já dispõe de agentes de segurança da Upam. O Dormitório das Garças esteve fechado durante a última gestão, período em que foram registrados incêndios e crimes.
“O estado de conservação estrutural ainda está sendo recuperado. O local sofreu muito pelo total abandono nos últimos quatro anos. As ações estão sendo feitas para que todo o serviço prestado pelo Dormitório seja restabelecido”, disse o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.
O Dormitório das Garças foi a primeira unidade de conservação ambiental municipal de Cabo Frio e faz parte do Parque Estadual Costa do Sol, que abrange vários pontos em diferentes cidades da Região dos Lagos.
Coordenadoria de Comunicação
__________________________________________

IBASCAF divulga agenda de atendimento do Programa de Assistência Médica
Ao todo são oferecidas 22 especialidades 

O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (IBASCAF) divulgou a agenda de atendimento do Programa de Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica (PASMH), que voltou a funcionar após ser suspenso no antigo governo.
O programa disponibiliza 22 especialidades médicas. As marcações são feitas na sede do instituto, que está localizada na Rua Expedicionários Da Pátria, nº 118, no bairro São Cristóvão. O horário de funcionamento é de 8h às 17h.
A partir do dia 6 de março, as consultas serão marcadas também por telefone através do número (22) 2648 2648. Seguem as agendas: 

Atendimentos internos:

Segunda-feira:
Angiologista- Dr. Feliciano, às 8h;
Clínico Geral- Dr. Carlos Alberto, às 9h;
Nutricionista- Regina Coeli, às 10h;
Otorrino- Dr. Marcelo, às 13h30;
Otorpedista- Dr. José Antônio, às 14h;
Clínico- Dra. Simone, às 14h;

Terça-feira:
Neurologista- Dr. Carlos Eduardo, às 7h30;
Urologista- Dr. Celso Pimentel, às 8h;
Otorrino- Dr. Marcelo, às 9h;
Ortopedista- Dr. José Marcos, às 11h30;
Pediatra- Dra. Sandra, às 9h;
Dermatologista- Dra. Rosangela, às 10h;
Clínico- Dra. Cláudia, às 10h;
Clínico- Dra. Simone, às 14h;
Nutricionista- Vera Saldanha, às 14h;
Nutricionista- Regina Coeli, às 10h;
Ginecologista- Dr. José Maurício, às 14h;

Quarta-feira:
Clínico Geral- Dr. Carlos Alberto, às 9h;
Clínico- Dra. Simone, às 9h;
Ortopedista- Dr. José Marcos, às 11h00;
Otorrino- Dr. Marcelo, às 13h30;
Clínico- Dra. Simone, às 14h;
Otorpedista- Dr. José Antônio, às 14h;
Pediatra- Dra. Sandra, às 14h;
Clínico- Dra. Cláudia, às 14h;
Ginecologista- Dr. José Luiz, às 14h;

Quinta-feira
Neurologista- Dr. Carlos Eduardo, às 7h30;
Pneumologista- Dr. André, às 8h;
Ortopedista- Dr. José Marcos, às 11h30;
Urologista- Dr. Celso Pimentel, às 9h;
Nutricionista- Vera Saldanha, às 10h;
Ginecologista- Dr. José Luiz, às 8h;
Otorrino- Dr. Marcelo, às 13h30;
Nutricionista- Vera Saldanha, às 14h;
Ginecologista- Dra.Cristina, às 14h;
Pediatra- Dra. Sandra, às 14h;
Cardiologista- Dra. Mariana, às 14h;

Sexta-feira
Ginecologista- Dr. José Maurício, às 8h;
Pediatra/ alergista- Dra. Ângela, às 8h;
Cardiologista/ clínico- Dr. Daniel, às 8h30;
Clínico- Dra. Cláudia, às 10h;
Otorrino- Dr. Marcelo, às 8h;
Cardiologista/ clínico- Dr. Daniel, às 13h30;
Cardiologista- Luís P. Cotrin, às 14h;

Atendimentos externos:

Segunda-feira
Oftomologista- Dra. Carmem, às 11h30;
Dermatologista- Dra. Rosângela, às 15h30;

Terça-feira
Oftomologista- Dra. Carmem, às 11h30;
Dermatologista- Dra. Rosângela, às 15h30;

Quarta-feira
Oftomologista- Dra. Carmem, às 11h30;
Oftomologista- Dr. Alfredo
Dermatologista- Dra. Rosângela, às 15h30;

Sexta-feira
Dermatologista- Dra. Rosângela, às 15h30.

Coordenadoria de Comunicação
_______________________________________
Prefeitura organiza mutirão para recuperação do Ginásio Vivaldo Barreto
Autoridades se reúnem para discutir revitalização da unidade

A recuperação do Ginásio Vivaldo Barreto, localizado no Jardim Esperança, foi tema de uma reunião com secretários e coordenadores na manhã desta terça-feira (07). A unidade está fechada há cerca de dois anos para as práticas esportivas e se encontra em péssimas condições de uso.
- Mostramos a situação do Ginásio, que é de total abandono, e pra nós é uma prioridade recuperar esse patrimônio público tão importante para o esporte. Todos os participantes foram muito solícitos e estão empenhados em nos ajudar na recuperação do Ginásio. Assim, poderemos atender a população do Jardim Esperança com atividades físicas novamente – comentou o Secretário de Esportes José Antônio Odilon.


A reunião aconteceu no Ginásio Alfredo Barreto. Além do Secretário de Esportes, estiveram presentes Ricardo Barreto (Sub-Secretário de Esportes), Ricardo Melo (Coordenadoria de Ordem Pública), Carlos Augusto (Coordenadoria Serviços Públicos), Victor Rocha (Sub coordenador de Administração), Andreia Nogueira (Coordenadoria Vigilância Sanitária), Carlos Sant’anna (Secretaria de Obras), Erli (Consercaf), além do presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, o vereador Aquiles Barreto (PSD).
Um novo encontro ficou agendado para a próxima quinta-feira (16) para definir as necessidades, como limpeza e reparos internos, e o dia de realização de um mutirão para que o Ginásio esteja apto novamente para as atividades físicas.
A parte externa começará ser limpa na próxima segunda-feira (23) pela Coordenadoria de Serviços Públicos.

Coordenadoria de Comunicação
__________________________________
Secretária de Educação se reúne com pais de alunos que estudavam em prédios alugados
Os estudantes estão sendo remanejados após os prédios alugados serem devolvidos para contenção de gastos 

A secretária de Educação de Cabo Frio, Laura Barreto, vem participando de reuniões ao longo da semana com pais e responsáveis de alunos que estudavam em escolas que funcionavam em prédios alugados. Os estudantes estão sendo remanejados após os prédios alugados serem devolvidos para contenção de gastos. De acordo com a Secretaria de Educação, a devolução de 6 imóveis alugados, entre eles 3 em que funcionavam escolas municipais, irá representar uma economia mensal de R$ 30 mil.



As unidades que funcionavam em prédios alugados eram a Escola Municipal Professora Iara Coutinho, a Escola Municipal do Peró e a Escola Municipal do Braga. Tanto os alunos como os professores e funcionários estatutários estão sendo remanejados para unidades próximas. Nesta terça (7) a reunião foi com o pessoal da Escola Municipal do Braga. Os pais de alunos da Escola Professora Iara Coutinho tiveram a conversa na última sexta (3). Já a comunidade da Escola Municipal do Peró teve a reunião no último dia 1º.
"As mudanças foram definidas após análise da estrutura dos prédios alugados, que não estão em boas condições físicas, além de estarem com vários meses de alugueis atrasados e não atenderem à determinação do FUNDEB referente ao número de alunos por professor em sala de aula", esclareceu Laura Barreto.


Nos três encontros, os pais e responsáveis ouviram as informações e tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e exprimirem suas preferências quanto às escolas onde os estudantes serão matriculados. A equipe técnico-pedagógica da Educação sugeriu que os alunos da Escola Municipal do Peró sejam realocados na Escola Municipal Evaldo Salles, prédio bem próximo da unidade. Já os alunos da Escola Municipal do Braga e da Escola Professora Iara Coutinho podem ir, respectivamente, para a Escola Municipal de São Cristóvão e a Escola Municipal Domingos Gouvêa, localizadas em bairros onde moram a maior parte das famílias atendidas.
Caso não aceitem as sugestões, os pais e responsáveis terão a liberdade de escolherem, dentre as unidades escolares da rede municipal de ensino de Cabo Frio, onde pretendem matricular seus filhos.

Coordenadoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J