Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - NOTÍCIAS DO DIA 08/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Prefeitura negocia abertura do Hospital da Criança com o Estado
Unidade está fechada desde o governo passado, com grandes problemas estruturais e de equipamentos






Após o encontro entre gestores da Saúde, realizado nesta quarta-feira (8), o Prefeito Marquinhos Mendes e o Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, foram até o Hospital da Criança, onde negociaram a reabertura da unidade. O hospital está fechado desde o governo passado e com grandes problemas estruturais e de equipamentos.

A proposta é que o Estado e as demais cidades da região sejam parceiras do município através de consórcios para a regionalização da unidade. Com a medida, as demais cidades da Região dos Lagos vão ser atendidas pelo hospital.

“Este acordo é muito importante. Com a participação do Estado será possível o ganho de mais equipamentos e serviços como UTI pediátrica e cirurgias cardíacas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Roberto Pillar.

Encontro de gestores da Baixada Litorânea


O “Acolhimento Regional dos Gestores de Saúde da Baixada Litorânea” aconteceu na manhã desta quarta-feira (8), em Cabo Frio. Durante o evento foram debatidas estratégias para vencer a crise na área da Saúde, apesar dos poucso recursos financeiros.
O objetivo é buscar a integração regional por meio de consórcios. Os gestores acreditam que com as prefeituras trabalhando em conjunto é mais fácil para criar um plano de ação eficaz que melhore a Saúde nos municípios.

_________________________________________
Reunião entre Prefeitura e órgãos de segurança define estratégia para o Carnaval 2017
Polícia Militar, Bombeiros e empresa de transporte público farão esquema especial na cidade

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Cabo Frio reuniu, nesta quarta-feira (8), os órgãos envolvidos na realização do Carnaval da cidade. No encontro, foram alinhadas as estratégias para a realização do evento, além do fechamento de reforços da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da empresa que faz o transporte público na cidade.
A PM irá realizar um esquema especial, trabalhando com contingente extra. Os agentes irão abrir mão de um dia de folga, além de um pedido de reforço feito à Capital. Será negociada a instalação de torres do órgão na orla da Praia da Forte e de tendas no Centro. Os Bombeiros também farão uma escala extra com reforço no contingente.
A Salineira, empresa responsável pelo transporte público da cidade, firmou o compromisso de ajuste nos itinerários, que passarão próximos aos blocos.
Haverá fiscalização para coibir a emissão de som de forma irregular, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente. Carros com som alto e acima do volume permitido por lei serão rebocados e caixas de som serão apreendidas.
A Prefeitura também irá disponibilizar banheiros químicos em pontos estratégicos da cidade. Os locais estão sendo definidos. Uma tenda será montada na Praça da Cidadania para fornecer informações gerais sobre o evento para os foliões. A recomendação é que os foliões evitem sair de carro para evitar transtornos no trânsito.
A reunião contou com a presença de representantes das secretarias de Cultura, Mobilidade Urbana, Saúde, Desenvolvimento da Cidade, Turismo; e das coordenadorias de Posturas, Serviços Públicos e Meio Ambiente. O vereador Miguel Alencar também esteve presente.
“O encontro dos órgãos competentes é muito importante para a realização de um Carnaval organizado”, afirmou o secretario de Cultura, Ricardo Machado, o Chopinho.
Na sexta-feira (9) a reunião será com membros da Associação dos Blocos de Cabo Frio. Na segunda-feira (13), o encontro será no Segundo Distrito.

Blocos

Ao todo, serão 28 blocos de Carnaval, sendo 24 nas ruas e quatro em um clube da cidade. Neste ano, os blocos de rua ficarão no esquema "concentra mas não sai" e, com isso, não poderão circular pelas ruas, ficando parados em seus locais de origem. Os blocos que não cumprirem o acordo serão penalizados e perderão a concessão para eventos futuros.
A Prefeitura irá montar, ainda nesta semana, duas comissões para organizar as festividades: uma do Primeiro Distrito e outra de Tamoios. As comissões serão compostas por membros da Secretaria de Cultura, Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
______________________________________________
Prefeitura encontra loteamento clandestino no bairro Maria Joaquina
Infratores fugiram pela mata e abandonaram ferramentas

As Coordenadorias de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, em ronda no bairro Maria Joaquina, se depararam com mais um loteamento clandestino, próximo ao reservatório da Prolagos. A área já havia sido queimada para que, posteriormente, iniciassem construções ou abrissem ruas. Os infratores fugiram pela mata e abandonaram diversas ferramentas. Ninguém foi autuado.
O coordenador de Assuntos fundiários, Luis Fernando Cardoso, informou que o trabalho contra as invasões vai continuar em ritmo acelerado. Segundo ele, atualmente a cidade tem muitos loteamentos clandestinos e todos serão combatidos.
“A cidade é muito grande e tem muita área para atuar, até por conta do desleixo da administração passada. Tem muita coisa para fazer. Mas é importante alertar a população para não comprar nada sem consultar a Prefeitura de Cabo Frio para saber se a área é legal. Muita gente pode ser lesada se não se informar”, explicou o coordenador.

___________________________________________________
 Prefeitura faz reparo na iluminação pública em Unamar, Guarani e Jardim Caiçara

Serviço foi intensificado em bairros da cidade

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Coordenadoria de Serviços Públicos, intensificou a operação de reparo da iluminação pública da cidade. Nesta semana os bairros Guarani, Jardim Caiçara e Unamar, no segundo Distrito, recebem o serviço.
Seguem as ruas atendidas pela equipe da Coordenadoria de Serviços Públicos:

Guarani

Ruas: Visconde de Cairli; Fagundes Varela; Anselmo Azevedo; Henrique Dias; Califórnia; Luiz Lindemberg; Tomé de Souza; 31 de março e Almirante Tamandaré. 


Jardim Caiçara

Ruas: André da Costa Simas; Natael R. Almeida; Alberto Gabbay; Rosalina Ferro; Nicolas Aslan; Osmar Fontoura; Capitão Augusto Louzenco; Inglaterra e Finlândia.

Unamar

Ruas: 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10; 11; 12; B; C; D; 8-A; 8-B; Beira Rio; Rua da Praça Beira Rio; Travessa 7; Rua da Torre e recolocação do super poste em frente ao condomínio Orla 500.
________________________________________________________
Cabo Frio recebe gestores de saúde da Baixada Litorânea 
Encontro visa fortalecer parcerias entre municípios para criação de consórcio intermunicipal de saúde

Gerar fortalecimento regional, garantir o pleno funcionamento das unidades de saúde e criar um consórcio intermunicipal para firmar parcerias entre as prefeituras foram os principais assuntos discutidos durante o “Acolhimento Regional dos Gestores da Baixada Litorânea”, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (8). O evento foi realizando em um hotel de Cabo Frio e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Roberto Pillar, do prefeito Marquinho Mendes, do secretário de Saúde do Estado, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior, e da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ), Maria da Conceição de Souza Rocha, além do prefeito de Búzios, André Granado, e secretários de Saúde de cidades de vizinhas. 
Durante o evento, foram debatidas estratégias para vencer a crise na área da saúde, apesar dos poucos recursos das cidades da região no momento. O objetivo é buscar a integração regional por meio de consórcios. Os gestores acreditam que com as prefeituras trabalhando em conjunto, será mais fácil para criar um plano de ação eficaz que melhore a saúde nos municípios.
Para o secretário de Saúde de Cabo Frio, Roberto Pillar, o evento é uma grande possibilidade de integrar os gestores, fortalecer os vínculos e buscar estratégias para melhorar a saúde da região. “Esse acolhimento acontece sempre que há troca de gestores e permite o compartilhamento de experiência e a criação de planos para vencer a crise na área da saúde”, disse o secretário.
O prefeito Marquinho Mendes também apoia a integração entre os municípios e a criação do consórcio. “Essa é uma forma de melhorar a saúde dos municípios. A região precisa trabalhar em unidade, fortalecendo o consórcio para que possamos enfrentar os graves problemas na saúde. Quando estamos juntos, a região é fortalecida”, ponderou o prefeito.
Segundo o secretário de estado de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Junior, as prioridades são manter abertas as unidades de saúde, os institutos especializados e os hospitais. Explicou que o Estado do Rio de Janeiro foi o que mais perdeu usuários de plano de saúde nos últimos anos. Foram mais de 500 mil, o que aumentou a demanda na rede pública. “Nesse momento em que estamos sem recurso a união e regionalização vai ajudar a mudar a realidade dos municípios. É necessário fortalecer os consórcios. Vamos fortalecer nosso sistema de saúde básica, qualificar os médicos. É importante tomarmos decisões em conjunto. Ninguém melhora a saúde sozinho”, disse o secretário. 
Ainda de acordo com o secretário todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Região dos Lagos estão funcionando. Ressaltou que elas vão voltar a receber o repasse de verba a partir de março. “Isso é fruto da parceria com os prefeitos que ajudaram a conseguir recursos federais. Também vamos reassumir nosso compromisso de cumprir com o cofinanciamento de assistência farmacêutica e de atenção básica, além de voltar com o Programa de Apoio aos Hospitais do Interior (PAHI)”.

Coordenadoria de Comunicação
___________________________________________________________

Ginásio Poliesportivo de Tamoios abre inscrições para atividades esportivas
Há vagas para futsal, handebol, jiu jitsu e judô

O Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva, em Tamoios, está com inscrições abertas para futsal (masculino), handebol (masculino e feminino), jiu jitsu (masculino e feminino) e judô (masculino e feminino). Os interessados devem ter de 5 a 18 anos de idade.
Para realizar a inscrição são necessárias cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência, RG do responsável; além de 1 foto 3x4, atestado médico (original) e declaração escolar (original).
O Ginásio está retomando aos poucos sua rotina de atividades esportivas voltadas para o público infanto-juvenil. O complexo passa por melhorias como, por exemplo, colocação de grades nas janelas e mudança das balizas, de fixas para móveis.

As aulas serão oferecidas por professores voluntários, nos seguintes dias e horários:

Futsal: segunda e quarta – 8h às 10h / 14h às 16h

Handebol: terça - 8h às 10h / 14h às 16h

Judô: quarta e sexta - 8h às 10h / segunda e quarta - 14h às 16h

Jiu jitsu: terça e quinta – 8h às 10 / 18h às 20h

Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
__________________________________________________________
Prefeitura reprime invasão de áreas públicas e de proteção ambiental
Agentes flagraram irregularidades no Foguete e no Peró

A Prefeitura, por meio das Coordenadorias do Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, continua reprimindo as construções irregulares em áreas públicas e de proteção ambiental.
Na terça-feira (7), os agentes flagraram uma construção irregular no bairro Foguete e uma obra reincidente no bairro Peró, no mesmo local onde os órgãos fizeram uma demolição na semana passada.
Nos casos de construções irregulares, os responsáveis são notificados e intimados; e em caso de reincidência, há ações de demolição e apreensão.
As operações de ordenamento vão continuar por toda a cidade. Denúncias de irregularidades podem ser feitas na própria Coordenadoria de Assuntos Fundiários, na sede da Prefeitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J