Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 20/02/2017

Notícias do dia de nossa cidade - Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:



Choque de ordem devolve praça ao público no Peró



Um choque de ordem feito pela fiscalização de posturas da Prefeitura de Cabo Frio retirou dezenas de barracas instaladas irregularmente na Praça do Moinho, no Peró. Os fiscais determinaram a retirada imediata de barracas de madeira que foram instaladas nas calçadas, no asfalto e até nos jardins da praça, que breve vai ganhar uma base integrada da Polícia Militar a da Guarda Municipal.


O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, determinou a operação que, segundo ele, faz parte do plano de ordenamento de Cabo Frio. As barracas não tinham autorização para se instalar nas áreas públicas, inclusive no espaço destinado ao estacionamento de carros nos dois extremos da praça. As operações contra a desordem serão intensificadas após o carnaval.

Com a retirada das barracas irregulares, os moradores, veranistas e turistas voltaram a ocupar os espaços antes ocupados pelo comércio irregular. Os comerciantes legalmente estabelecidos também aplaudiram a ação da prefeitura. Na noite de sexta-feira, um grupo evangélico fez uma performance no meio da praça, em local antes ocupado por barracas. O Bloco Carnavalesco Perócão também vai ocupar o espaço no Carnaval.

ACESSO AO PERÓ

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) dá continuidade nesta segunda-feira ao trabalho de recuperação das vias de acesso ao Peró, que é parte integrante da RJ-102, de responsabilidade do DER.
O presidente do DER, Ângelo Pinto, atendeu ao pedido dos Amigos do Peró e deu início à operação tapa-buracos, com asfalto, na sexta-feira. Foi recuperado o trecho mais crítico da Avenida dos Pescadores, em gente ao Shopping do Peró. A prefeitura já tinha colocado brita com cimento em alguns buracos.

-- Ainda bem que o trabalho foi feito antes do Carnaval. A Avenida dos Pescadores tinha buracos que poderiam provocar acidentes graves. Esperamos que em breve a prefeitura faça o recapeamento asfáltico da avenida – apelou o corretor de imóveis Jorge Murilo de Oliveira, do Amigos do Peró.

"Amigos do Peró"
___________________
Estrada do Guriri recebe manutenção de iluminação
Equipes atuam ainda nas imediações da rodoviária, na Praça da Gamboa e na Praia do Forte


As operações de recuperação da Coordenadoria de Serviços Públicos acontecem nesta segunda-feira (20) na Estrada do Guriri, que recebe manutenção de iluminação; na Praça da Gamboa, com limpeza geral; na Praia do Forte e nas imediações do Terminal Rodoviário Alexis Novellino, na área central de Cabo Frio.

Neste último, as equipes fazem serviço de poda na vegetação do canteiro central, sentido Centro-São Cristóvão, que segundo o coordenador Carlos Augusto, estava impedindo a visualização de motoristas. Cerca de 15 homens atuam nas ações de hoje pela cidade.

“Já fizemos muitas operações por Cabo Frio, mas o trabalho não para e temos muito que fazer até colocar tudo em ordem. A situação ainda é muito crítica porque o abando foi enorme. Ainda precisamos de tempo, mas aos poucos vamos conseguir ordenar a cidade”, afirmou Carlos Augusto.  

Segundo ele, na Estrada do Guriri as equipes iniciaram hoje a manutenção de iluminação. Como a estrada é extensa e a ação será feita nos dois lados da pista, a estimativa é de que a operação seja realizada hoje e terça-feira (21). Já na Praça da Gamboa, o efetivo realiza a limpeza geral e capina. Na Praia do Forte, os funcionários recolocaram a estátua do surfista cabo-friense Victor Ribas, que havia sido depredada.

Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
__________________________
Comsercaf realiza mutirão de limpeza no bairro Maria Joaquina
Cerca de 850 Kg de lixo foram retirados

A Companhia de Serviços Públicos de Cabo Frio (Comsercaf) realizou um mutirão de limpeza na manhã desta segunda-feira (20) no bairro Maria Joaquina, no Segundo Distrito. Foram retirados cerca de 850 Kg de lixo. A limpeza se concentrou nas principais vias do bairro.

Outro mutirão está sendo realizado, também nesta segunda-feira, no bairro Jardim Esperança.

Desde o início do novo governo, a limpeza da cidade está sendo feita em regime de mutirão. Inúmeros locais vêm recebendo os mutirões como Porto do Carro, Palmeiras, São Cristóvão, Jardim Olinda, Jardim São Francisco, Peró, Cajueiro, Estrada do Guriri, Jardim Caiçara, Gamboa, Jacaré, além do Segundo Distrito.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
______________________
Cerca de 13 toneladas de pneus são recolhidas para reciclagem em Cabo Frio
Material é retirado da rua diariamente pelas equipes de limpeza 

Cerca de 2400 pneus, totalizando aproximadamente 13 toneladas, foram recolhidos de um depósito da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) nesta segunda-feira (20). O material foi retirado pela empresa ReciclaNipe, em uma parceria com o governo federal, para reciclagem.

Os pneus recolhidos nesta ação são resultados das coletas de lixo realizadas diariamente na cidade pela equipe de limpeza. O depósito do material está localizado no bairro Ogiva e não está aberto ao público para descarte.

"Esses pneus seriam focos potenciais de doenças como dengue, zika e chikungunya. A ação traz um benefício, também, de saúde pública para a população", afirmou o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta. 

A ação não gerou custos para a Prefeitura. A ReciclaNipe é uma empresa parceira da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e realiza a remoção até instituições especializadas de reciclagem e indústrias que também realizam o processo.

Novas retiradas de pneus para reciclagem estão previstas para o dia 8 e 14 de março.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
Prefeitura discute a convocação de professores aprovados no Concurso Público de 2009
Em reunião, foi analisada proposta apresentada pelo SEPE

A convocação dos aprovados no concurso público realizado em 2009 foi tema de uma reunião realizada na sexta-feira (17), da qual participaram a Secretária Municipal de Educação (SEME) e Secretária Adjunta de Educação, professoras Laura Barreto e Joana D’Arc; as Superintendentes de Recursos Humanos e de Gestão Pedagógica e os Procuradores Jurídicos Patrícia Damasceno e Victor Carvalho para análise da proposta do (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação).

Na ocasião, foi analisada a proposta do SEPE de convocação desses aprovados e foram estabelecidos critérios para chamamento e a forma de organização do processo seletivo para contratação de servidores temporários.

As definições serão apresentadas, em reunião, pelo governo municipal, aos representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação, na próxima terça-feira (21).

"Após o encontro do dia 21, o documento será levado para homologação do juízo para que tenhamos tempo hábil para convocação, análise de documentos e contratação dos profissionais que atuarão nas nossas escolas. Estamos trabalhando muito, em parceria com o sindicato e total apoio de outros órgãos do governo para que o ano letivo de 2017 seja tranquilo e produtivo após vivenciarmos um 2016 tão caótico", declarou a secretária de Educação.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
___________________________
Manutenção do Ensino Médio pela Prefeitura é tema de reunião com MP
Encontro foi convocado pela 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, do Ministério Público 

A 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude convocou a secretária de Educação, Laura Barreto, para participar de uma reunião no Ministério Público Estadual para discutir a manutenção no Ensino Médio pela Prefeitura de Cabo Frio. O encontro foi realizado na última quinta-feira (16).

A oferta do segmento nas escolas da rede municipal e as determinações da Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, foram os principais temas da reunião. Diretores das unidades escolares que ofertam o ensino médio na rede também participaram do encontro.

Na ocasião, Laura Barreto fez um relato sobre a situação da educação municipal e as dificuldades encontradas pelo atual governo, que foram deixadas pela gestão anterior. Entre os principais problemas apontados pela secretária estão a falta de pagamento aos profissionais e fornecedores; o pouco investimento na área nos últimos quatro anos.

Completam a lista de adversidades encontradas pela nova gestão a maior greve já realizada na história do município, que durou sete meses; o não encerramento do ano letivo de 2016 e a dificuldade do planejamento para 2017 por não ter sido realizada a transição entre os governos.

Como resultado da reunião, a promotora solicitou à secretária relatório sobre o custo anual para manutenção das unidades que oferecem Ensino Médio e para manutenção de uma creche. O documento está sendo produzido pela equipe Técnico-Pedagógica e pelo Departamento Financeiro da Secretaria para ser encaminhado à Promotoria de Justiça. O prazo estabelecido foi de 15 dias.

Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
____________________________
Passeio ciclístico é sucesso na Praia do Forte
Mais de 300 ciclistas pedalaram por 5 km em evento no domingo (19)

Em um domingo ensolarado, propício para praia e prática de esportes, o Passeio Ciclístico organizado pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL) fez a alegria de mais de 300 cabo-frienses que acordaram cedo para participar do evento, realizado na Praia do Forte.

Uma grande estrutura foi montada na Praça do Skate. Além da principal atividade do dia, o passeio, várias modalidades fizeram apresentações, tais como ginástica, taekwondo, karatê, capoeira e zumba. Houve, ainda, sorteio de diversos brindes ao final das atividades.

O evento começou na Praça do Skate e teve sua primeira parada no terminal de transatlânticos, na Passagem. Dali seguiu para a Prefeitura e fez o retorno em direção à Praia do Forte, finalizando na praça e totalizando 5 km percorridos.

- Foi o primeiro evento que a Secretaria de Esporte realizou e foi um sucesso. Ficamos muito felizes com tanta gente participando e interagindo.Sabemos da situação crítica que o município passa e nem por isso deixamos de buscar parceiros para viabilizar o evento.Agradeço aos patrocinadores, ciclistas, toda equipe da SEMEL e atletas e mestres das modalidades que se apresentaram. Cabo Frio voltou a respirar esportes e vamos continuar trabalhando para proporcionar à população mais atividades e eventos – disse o secretário de Esporte, José Antônio Odilon.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J