Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Atendimento da Secretaria de Fazenda terá horário diferenciado na terça (2)
Repartição irá funcionar a partir das 13h; rede de computadores passará por manutenção

Na próxima terça-feira (2) o atendimento ao público da Secretaria de Fazenda começará extraordinariamente às 13h. A mudança de horário irá ocorrer porque haverá manutenção da rede computadores, o que acarretará o desligamento das máquinas no período da manhã. Na quarta-feira (3) o atendimento voltará ao horário normal, das 8h às 17h.
Compete à Secretaria, dentre outras atribuições, a coordenação e o controle da administração econômico-tributária, fiscal e orçamentária do município. Cabe ainda instituir impostos como IPTU, ISS, ITBI e taxas.
A Fazenda tem competência legislativa plena, ou seja, pode determinar a incidência dos impostos, formas de lançamento e cobrança, assim como modos de arrecadação e fiscalização. No município de Cabo Frio, essa competência é exercida por meio do Código Tributário do Município - CTM.
A Secretaria Municipal de Fazenda está localizada na Rua Major Belegard, nº 395, Centro, Cabo Frio.
___________________
Morada do Samba será ocupada por secretarias municipais
Galpões passam por revitalização para abrigar as pastas de Mobilidade Urbana, Comsercaf, Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura

Uma parceria entre a Prefeitura e a Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio definiu que parte dos galpões da Morada do Samba será ocupada por seis secretarias municipais, que são Mobilidade Urbana, Comsercaf, Saúde, Educação, Assistência Social (Centro de Referência da Assistência Social  (Cras) da Praia do Siqueira) e Cultura.
O objetivo do acordo é resgatar o espaço, que estava totalmente abandonado desde a gestão anterior. Para isso, a limpeza está sendo realizada pela Comsercaf. O local também receberá algumas reformas, além de reparos para que a energia elétrica possa ser religada. Segundo Rodrigo Patynho, diretor de Carnaval da Morada, a estimativa é de que em 60 dias os órgãos possam ocupar o complexo.
“Não há uma data específica, mas acredito que em 60 dias tudo esteja pronto. Estamos felizes por fazer parte do resgate dessa importante obra que foi abandonada”, opinou o diretor.
A parceria foi definida em uma reunião nesta semana entre a Liga das Escolas de Samba e a Secretaria de Cultura. Os outros galpões continuarão sendo utilizados pelas escolas de samba e as agremiações mais antigas permanecerão na Morada do Samba. No encontro, também ficou acordado que cada escola será responsável pela limpeza e manutenção do seu espaço.
___________________
Prefeitura inaugura nova sede da Biblioteca Municipal na próxima quarta (3)
Espaço está funcionando parcialmente desde a segunda quinzena de abril
A Prefeitura de Cabo Frio vai inaugurar na próxima quarta-feira (3) a Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira, dia em que a unidade comemora 53 anos de existência. O espaço funciona parcialmente desde o dia 18 de abril, mas a partir da semana que vem estará oficialmente disponível para leitura, empréstimos e devoluções de livros.
A mudança para o novo endereço tem por objetivo atender melhor o público formado por dois mil associados, além de comportar de forma segura o acervo de 32 mil livros. O novo espaço fica próximo a universidades e escolas, localizado na Avenida América Central, nº 200, loja 01, em São Cristóvão. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
As obras começaram em março, com montagem de móveis e instalações, além da recatalogação e remanejamento dos livros. A biblioteca conta com sala de leitura, pesquisa infantil e adulta em dois pavimentos e um anexo. O espaço tem ambiente refrigerado, banheiro, internet e acessibilidade para deficientes físicos.
"A inauguração é fruto do intenso trabalho de toda equipe. Estamos resgatando o acervo que é patrimônio do cidadão cabo-friense e agora começamos um novo desafio, que é o de informatizar, à longo prazo, nosso acervo", informou o diretor da biblioteca, Anderson Macleyves.
A nova biblioteca municipal vai abrigar cursos e oficinas gratuitos, dentre eles, teatro, xadrez, saxofone, violão, história de Cabo Frio e contação de histórias. A partir de 8 de maio grupos e escolas poderão agendar visitas. 
O antigo prédio da biblioteca municipal, o Solar dos Massa, passou por obras de reforma e irá abrigar um acervo de livros raros e de autores cabo-frienses, além de um centro de memórias e acervo fotográfico de Wolney Teixeira.
____________________
Parceria entre Prefeitura e Index oferece cursos gratuitos para líderes comunitários
Programa Super Líder vai capacitar presidentes de associações de moradores
A parceria entre a Prefeitura e a Index Cursos Profissionais rende mais uma oportunidade de qualificação. Desta vez, os esforços estão voltados para capacitar os presidentes de associações de moradores por meio do programa “Super Líder”, que vai oferecer cursos gratuitos para lideranças comunitárias de diversos bairros da cidade.
A parceria com a Index, firmada em março pela Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai disponibilizar cursos gratuitos na área de Informática, Liderança e Elaboração de Documentos e Formulários. O primeiro encontro do programa será na próxima quarta-feira, dia 3, às 15h, na sede da Index, na Rua José Bonifácio, 61 - Centro.
De acordo com Ítalo Sampaio, diretor da empresa, "a ideia é aprimorar o conhecimento dos líderes para, então, garantir o sucesso da Associação de Moradores com ações que gerem o desenvolvimento da comunidade". Para o coordenador-geral de Ciência e Tecnologia, Alessandro Teixeira, a proposta é promover inclusão entre os líderes comunitários para fomentar o desenvolvimento da cidade como um todo.
"A expectativa é conseguirmos disseminar essa pauta tecnológica e de inclusão sociodigital nas comunidades para viabilizar, no segundo momento, a nossa proposta de trabalho, que pressupõe o desenvolvimento de estratégias para integrar os diferentes setores do município", explicou o coordenador.
____________________
Superintendência da Juventude promove cursos profissionalizantes
Inscrições começam na próxima terça (2) 
Tirar os jovens da ociosidade e profissionalizá-los para o mercado de trabalho. Esse é o objetivo das oficinas promovidas pela Superintendência da Juventude, que terão as inscrições abertas na próxima terça-feira (02). 
A Superintendência irá disponibilizar oficinas profissionalizantes de dança, violão, artesanato, grafite, teatro, beleza e barbeiro, voltadas para jovens de 15 a 29 anos. As aulas estão previstas para começar no dia 15 de maio, em dias e horários que estão sendo definidos. Os documentos necessários para inscrição são: RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3x4. Os menores de 18 anos devem ir acompanhados dos responsáveis.
Os interessados devem procurar a sede da Superintendência, que fica localizada no Terminal dos Transatlânticos, sala 9, das 9h às 17h, para fazer a inscrição. Os moradores Tamoios devem procurar o Centro Administrativo, localizado no shopping UnaPark, em Unamar, sala 2, no mesmo horário.
“Nosso objetivo é tirar esses jovens sem expectativa da ociosidade, além de proporcionar conhecimento e profissionalização. A pessoa que participar da oficina de barbeiro, por exemplo, sairá do curso com um diploma, apto a trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro. É um incentivo para nossos jovens”, disse a superintendente da Juventude, Daphne Libardi.
Para outras informações, a Superintendência disponibiliza o e-mail ascom.juventude@gmail.com
____________________
Operação Integrada da Prefeitura e da PM fiscaliza estabelecimentos no Centro
Na ação, dois bares foram interditados, além de veículos apreendidos e multados
Uma operação integrada articulada pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e a Polícia Militar, no início da madrugada deste domingo (30), resultou na interdição dois bares, apreensão de cinco carros e duas motos, além de multar 5 veículos no Centro de Cabo Frio. O objetivo da iniciativa era coibir som alto e demais irregularidades, alvo de muitas reclamações de moradores. A ação começou às 1h30 e encerrou às 3h30 da madrugada.
A ação da Secretaria foi realizada por meio das Coordenadorias de Fiscalização, Postura, Meio Ambiente e Guarda Civil Municipal nas Ruas Meira Júnior e Tamoios, no Centro; na Rua Porto Alegre, nas Palmeiras e na Avenida Henrique Terra, no Portinho. Na primeira, a fiscalização rebocou uma moto e três carros, sendo dois de som e um por estacionamento irregular, além de multar cinco veículos. Em relação aos bares, dos três que funcionavam nesta via, apenas um foi fechado por falta de alvará e multado em R$ 10 mil pela Coordenadoria de Meio Ambiente. Dos outros dois, um tinha liminar para funcionar e o outro não estava aberto.
“A operação superou nossas expectativas, não só pelo objetivo alcançado, mas também pelo apoio que recebemos da população. As ações vão continuar por toda a cidade, será surpresa, sem dia definido, e não tem data para acabar”, assegurou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, acrescentando que a partir da ação desta madrugada, a Guarda Civil Municipal e a PM vão ocupar a Rua Meira Júnior com uma viatura para coibir “este tipo de bagunça”.
Na Rua Tamoios três ambulantes foram retirados do local, além de caixas de som portátil de pessoas que estavam na via. Segundo o secretário, havia muitos adolescentes no local que aparentavam estar embriagados. De acordo Ricardo Melo, responsável pela Ordem Pública, não houve autuação na Rua Porto Alegre, pois os bares estavam fechados. Na Avenida Henrique Terra, no Portinho, um bar também foi fechado por falta de alvará e multado em R$ 20 mil.
___________________
Representantes da pesca se reúnem para elaborar documento a favor da classe
Ofício será entregue ao MMA durante II Fórum da Pesca Artesanal da Bacia de Campos que acontece em maio

O Superintendente de Pesca e Aquicultura de Cabo Frio, Alexandre Marques, se reuniu com 22 presidentes de colônias da região e representantes da Petrobras. O objetivo foi a elaboração de um documento que defende os interesses dos profissionais da categoria e que será apresentado no II Fórum da Pesca Artesanal da Bacia de Campos.
Os encontros aconteceram na quarta (26) e quinta-feira (27) na sede da empresa, em Macaé. O documento elaborado solicita ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a revogação do Decreto n.º 8.967/17 e da Portaria nº 445/2014. O primeiro muda as regras de concessão do seguro-defeso, cancelando o pagamento do benefício nas regiões onde há a pesca alternativa; e a Portaria proíbe a pesca amadora comercial de mais de 400 espécies consideradas ameaçadas de extinção.

O II Fórum da Pesca Artesanal da Bacia de Campos nos dias 9,10 e 11 de maio, em Macaé. Na ocasião estarão presentes representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério Público Federal (MPF), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),do Ministério Público do Trabalho e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INPS). O Fórum vai discutir o direito dos pescadores.
"Esperamos que avançaremos muito com esse Fórum, pois estamos aqui para ajudar o governo a preservar as espécies, sem prejudicar a economia do setor", disse o superintendente de  Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques.
O Decreto n.º 8.967/17 dificulta a concessão do seguro-defeso, benefício social pago durante o período de reprodução de espécies ameaçadas em que a pesca é proibida. O decreto foi assinado em 23 de janeiro deste ano. No Brasil, ele atinge mais de 600 mil pescadores, principalmente nas regiões Norte, Sul e Sudeste, onde existe maior produção pesqueira.
Em Cabo Frio existem em torno de dois mil pescadores artesanais afiliados à Colônia de Pescadores. Desse número, 402 recebem o seguro defeso, divididos em defeso da laguna, do guaiamum, da sardinha e da piracema, que são os pescadores de Tamoios, que atuam no Rio São João. 
Outra polêmica é a Portaria nº 445/2014, criada pelo MMA, em 17 de dezembro de 2014, que proíbe a pesca de amadora e comercial de 475 espécies consideradas ameaçadas extinção por causa da falta de controle na captura, o que provoca a diminuição dos estoques. Mas esta semana, a Portaria nº 161/2017 estabeleceu nova data para proibição da pesca, captura, transporte, armazenamento e comercialização de 15 dessas espécies, entre elas o guaiamum, muito comum em Tamoios. Na localidade 163 famílias que tiram suas fontes de renda do mangue. A medida, liberada até abril de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (24).
Parceria entre Prefeitura e Enel vai implantar medidores em 700 casas em Tamoios
Ação começou no bairro Centro Hípico e na Orla 

Mais um passo foi dado para o desenvolvimento de Tamoios. A Prefeitura firmou uma parceria com a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia na região, para distribuição de medidores para as residências que ainda não possuem o aparelho.
O tradicional “relógio”, como é mais conhecido o medidor, é fundamental para que o cidadão possua energia elétrica em sua residência de forma legal. Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Tamoios, Sérgio Constenplate, a medida foi tomada justamente para diminuir o índice de furto de energia, o popular “gato”:
“Começamos com esse trabalho para regularizar o fornecimento de energia em todo o distrito. Existem muitas casas que possuem energia elétrica de maneira irregular e toda a população paga por isso. A distribuição dos medidores vai diminuir o furto de energia e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, destaca Sérgio.
Nesse primeiro momento as ações se concentram no bairro Centro Hípico e em toda a extensão da orla de Tamoios. Ao todo, cerca de 700 residências receberão os medidores. Para isso, funcionários da Enel vão de porta em porta para realizar o cadastramento: só recebem medidores as casas que não forem em áreas de invasão. 
Segundo o coordenador, a Enel e a Prefeitura de Cabo Frio ainda firmaram um acordo para que a empresa possa expandir o atendimento em Tamoios, visto que a população só aumenta e a atual rede está defasada. Entre os serviços que serão executados estão a realização de manutenção completa na rede e a troca de transformadores.
___________________
Teatro Municipal receberá reforma estrutural em maio
Espaço, que está fechado para o público, passa por avaliações técnicas para recuperação emergencial
O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb receberá uma grande reforma estrutural a partir do mês de maio. O espaço, que foi totalmente abandonado pela gestão anterior e está fechado ao público desde então, passa por avaliações técnicas para recuperação emergencial.
De acordo com o diretor do teatro, Ítalo Moreira, o local passa por avaliações técnicas de engenheiros para a elaboração da obra. Segundo ele, serão reformadas as estruturas da arquibancada e do palco, além da parte elétrica. O telhado também precisa de manutenção, já que existem diversas goteiras.
“O teatro foi encontrado abandonado em tudo. Tanto na parte burocrática, quanto na estrutural. Estamos trabalhando para dar continuidade às atividades e melhorar os nossos serviços”, explicou Ítalo.
Segundo ele, a expectativa é que o espaço seja reinaugurado em agosto, mês em que completa 20 anos de fundação. Com a reabertura, o teatro voltará a receber peças teatrais, eventos, festivais e projetos diversos para a população.
“O objetivo é devolver este espaço tão importante para a população cabo-friense. Tenho certeza que o teatro vai voltar ao seu tempo áureo”, assegurou Ítalo.
O secretário de Cultura, Ricardo Machado, comemora o início da recuperação de mais um espaço cultural da cidade. Para ele, o teatro é de fundamental importância para disseminação da cultura cabo-friense.
“A reabertura do teatro é fundamental para a cultura de Cabo Frio. É uma pena termos encontrado o espaço tão degradado e sem que o público possa ter acesso. Vamos reabri-lo e expandir a cultura à nossa população”, afirmou o secretário.
Atualmente o teatro oferece cursos gratuitos de arte cênica, com o grupo Oficena, e de violão, além de sediar a oficina de circo. O Oficena conta com 140 alunos, com lista de espera de 25 candidatos. Já o curso de violão tem 25 alunos com lista de espera de dez pessoas.
Os interessados em participar das atividades do teatro podem realizar as matrículas para os cursos, porém deverão aguardar o andamento da listagem de alunos. As inscrições são feitas no próprio teatro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h. É necessário apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência.

SERVIÇO

Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb 
Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/nº, na Praça da Cidadania, próximo à Praça do Skate.
______________________
Charitas recebe 2ª Mostra Rosarte
Evento, que começa no dia 5, é realizado pela Associação das Amigas da Mama para ajudar portadores de câncer de mama
A Casa de Cultura José de Dome, o Charitas, recebe a partir do dia 5 de maio a 2ª Mostra Rosarte, das 18h às 21h. O evento, organizado pela Associação das Amigas da Mama, é voltado para ajudar portadores de câncer de mama e tem como tema “Entre o Céu e a Terra – Santas, Mulheres e Cabo Frio”.
A exposição reúne fotografias de Evangelos Pagalidis e mostra de “Suiseki” do artista Marcelo Martins, que é a arte de tratar pequenas rochas. Além disso, haverá exposição de pinturas de vários artistas. O evento, que vai até o dia 31 de maio, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo os organizadores, a Mostra Rosarte foi criada em 2016 com objetivo de conscientizar as pessoas de que o câncer não precisa ser um estigma de condenação e, sim, o começo de um novo movimento na vida das pessoas portadoras da doença.
"O fazer artístico e cultural é uma ferramenta de transformação. É maravilhoso ver a arte e a cultura produzindo saúde e qualidade de vida. Essa mostra é um exemplo rico dessa realidade", disse a diretora do departamento de Políticas da Secretaria de Cultura, Susiane Borges, ressaltando que se trata de mais uma iniciativa realizada dentro do Programa Transversalidade em Ação, que tem como objetivo mostrar que a cultura é um modo de vida onde o fazer artístico está presente.
Sobre a Mostra – A 1ª Mostra Rosarte aconteceu em outubro do ano passado e teve como tema “A vida após um Câncer de Mama”. Na ocasião, o evento contou com trabalhos de pintura e escultura de artistas plásticos da Região dos Lagos, Serrana e do Mato Grosso do Sul.
___________________
Cabo Frio é berço da 
aroeira-vermelha
Árvore é abundante em vários pontos da cidade
Cabo Frio é conhecida por suas belezas naturais, belas praias, ambientes aconchegantes e cenários paradisíacos. Mas o que poucos sabem é que além dessas qualidades, já conhecidas, a cidade possui uma riqueza pouco explorada: a abundância em Aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius).
A árvore é muito usada no paisagismo urbano por ser adaptável a vários tipos de solo e clima, além de ter uma beleza que chama a atenção. A floração acontece geralmente em dezembro e os frutos aparecem o ano todo, principalmente em janeiro. Em Cabo Frio ela pode ser encontrada em diversos pontos da cidade, como explica o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta.
“A aroeira-vermelha é uma árvore nativa e muito fácil de ser encontrada na cidade. Temos exemplares no Parque Municipal da Boca da Barra, na Ilha do Japonês, na Praia das Conchas e do Peró, e na Avenida Wilson Mendes, próximo ao Dormitório das Garças. Ela é muito usada na arborização urbana por ser esteticamente atraente, além de oferecer frondosa sombra”, explica Pimenta.
Segundo ele, a árvore tem como fruto a pimenta rosa, que possui sabor adocicado, mas com teor ácido e de ardência leve, muito parecido com a pimenta do reino, só que mais suave. Ela é muito usada na gastronomia nacional e internacional, além de suas qualidades serem reconhecidas na medicina. Por seu uso na culinária francesa, recebeu o nome de poivre rose. Na medicina ela é usada no tratamento da artrite, febres, ferimentos, reumatismos, higiene íntima das mulheres e nos cuidados pós-parto.
A planta é uma árvore de porte médio, que varia entre 5 e 10 metros de altura, com folhas compostas e aromáticas. A casca é fina e escamosa, as flores são pequenas e seu fruto é do tipo drupa, ou seja, com apenas uma semente que só pode ser separado mecanicamente. A coloração é vermelho-brilhante, além de ter aroma adocicado. A aroeira-vermelha pode se reproduzir por sementes ou por estacas. 
A espécie, que é nativa da América do Sul e pertence á família das Anacardiaceae, também é conhecida por outros nomes como aguaraíba, aroeira-branca, aroeira-da-praia, aroeira-do-brejo, aroeira-do-campo, aroeira-do-paraná, aroeira-mansa, aroeira-negra, aroeira-precoce, aroerinha-do-iguapé, bálsamo, cambuí, fruto-do-sabiá, aroeira-pimenteira.

Curiosidades sobre a aroeira-vermelha

* A árvore é proibida nos Estados Unidos por ser considerada uma árvore invasora. Tudo porque ela se desenvolve com facilidade em qualquer solo, desde os secos às dunas e banhados;
*  A árvore também tem muita utilidade no campo, pois fornece madeira para mourões, lenha e carvão;
* A planta é adequada para a recuperação de áreas degradadas e de mata ciliar, pois tem crescimento rápido, além de ser facilmente disseminada por animais dada a alta produção de frutos e a grande aceitação da avifauna. Seus frutos são consumidos por diversas espécies de aves, em especial os sanhaços;
* A incidência de surgimento da espécie vai de Pernambuco ao Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. Também é encontrada em outros países da América Latina como Uruguai, Argentina e Paraguai.
_____________________
Ciência e Tecnologia cadastra para estágios em Educação
Oportunidades são para alunos da formação de professores do Instituto Ismar Gomes de Azevedo (IGA)

A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação está cadastrando alunos do Curso de Formação de Professores Nível Médio – Modalidade Normal do Instituto Ismar Gomes de Azevedo (IGA) para estagiar nas escolas da rede municipal de ensino de Cabo Frio. A expectativa da pasta é que sejam cadastrados cerca de 150 alunos, que treinarão nas turmas de educação infantil e nas turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
"Os procedimentos adotados em relação aos formandos do Ismar Gomes fazem parte de uma importante etapa na formação dos alunos daquela unidade escolar. Esse é o momento em que a nossa rede recepciona os futuros profissionais para que eles possam vivenciar e praticar toda orientação recebida nos últimos anos. É uma parceria que traz resultados positivos para a rede pública municipal - que passa a dispor de mais colaboradores - e para o aluno, que passa a ter acesso ao ambiente pedagógico em toda sua plenitude", destacou o coordenador de Ciência e Tecnologia, Alessandro Teixeira.
Os estudantes serão cadastrados e distribuídos pelas escolas municipais, conforme orientação da pasta. O cadastramento dos alunos começou esta semana e quem quiser participar do programa de estágio pode comparecer a qualquer momento à sede da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que fica na Rua Florisbela da Penha, 292, no Braga, em frente ao Fórum.
A carga horária é determinada pelo programa curricular desenvolvido pelo IGA, observadas as disposições legais que preveem, entre outras determinações, que o treinamento não seja remunerado. O estágio para os normalistas, como são denominados os alunos, é obrigatório para todos os formandos. Vale ressaltar que o IGA é a única instituição com formação de professores da cidade, além de ser referência na região. O convênio entre Prefeitura e Secretaria Estadual de Educação vai até agosto de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J