Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Turismo divulga programação de inverno 
Calendário de eventos de julho reúne música, gastronomia e esporte


O mês de julho, em Cabo Frio, promete aquecer não apenas o inverno mas, também, a economia da cidade. A programação reúne eventos de segmentos variados desde esportivos, musicais e gastronômicos até encontro de motos e competição de Canoas Havaianas. São atrações para todos os gostos para famílias, moradores e turistas aproveitarem a estação na cidade.
No próximo sábado (8), uma edição especial da mais tradicional roda de samba de Cabo Frio, o Santo Samba, vai levar para o Boulevard Canal, uma homenagem a um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira: o “poeta da Vila” Noel Rosa, autor de clássicos como “Último Desejo”, “Pierrot Apaixonado”, “Palpite Infeliz”, “Fita Amarela”, “Três Apitos” e “Conversa de Botequim”. O show terá a participação do cantor J.P. Silva acompanhado dos músicos cabo-frienses Normando (violão), Jessé (trombone), Lucas (pandeiro), Gui (surdo),  Renan (tantan) e Lorival (cavaco).
Do samba para o forró, Cabo Frio vai arrastar o pé na Praça da Bandeira, no domingo (9), a partir das 16h, ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo e de um repertório arretado da melhor qualidade. O evento é um prato cheio para quem gosta do ritmo autêntico, o chamado forró pé de serra. O grupo “Forró du Xamego” promete levar para a praça o sentimento e o espírito dos salões e noitadas do forró de raiz.
Entre 13 a 16 de julho, os motores vão roncar forte em Cabo Frio durante a primeira edição do “Cabo Frio Moto Rock”, o encontro de motociclistas que acontece no Espaço de Eventos, atrás do Supermercado  Assaí. O evento, organizado pelo Cabo Frio Motoclube e pelo Motoclube “Bodes do Asfalto” terá exposição, praça de  alimentação, camping, apresentação de bandas de rock e vai reunir motociclistas de todo o país para celebrar a liberdade sobre duas rodas.
As guitarras do Cabo Frio Moto Rock darão lugar ao piano do maestro Josué Marins e ao Quarteto de Violões, atrações do Música no Convento que este mês acontece no dia 27, quinta-feira, a partir das 19h30, na Igreja do Convento, no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART), localizado no Largo Santo Antônio, no centro da cidade. A Feira Agroecológica do Convento acontece no dia 29, sábado, das 15h às 19h20 com venda de hortaliças da agricultura familiar e agroecológica da cidade e da região, além de pratos a preços populares. A entrada é franca.
Música e o melhor da gastronomia num cenário inigualável: o pôr do sol na praia do Forte, principal cartão postal da cidade, será o palco do Sunset Praia do Forte, dia 29, sábado, a partir das 15h. A orla estará fechada e um palco na altura da Avenida Nilo Peçanha terá apresentação de DJ, show de voz e violão e, para encerrar a noite, banda. Os restaurantes da orla estarão enfeitados com motivos havaianos.
As canoas havaianas vão colorir novamente o mar da praia do Forte no domingo (30), a partir das 8h, durante a terceira etapa do Campeonato Estadual, organizado pela Federação de Canoas Havaianas do Estado do Rio de Janeiro (FCHERJ), com apoio da Secretaria de Turismo. Dividida em seis categorias distintas - OC6 Open Masculina e Feminina, e OC6 Estreante, Máster, Sênior e Golden - será mais um desafio para as equipes campeãs de Cabo Frio.
Vale destacar que o mês começou com tudo em Cabo Frio com o Circuito Night Run, uma corrida noturna que atraiu 700 competidores no sábado (1) para as provas de 5 e 10 km. São Pedro, o santo padroeiro dos pescadores, foi celebrado com  uma barqueata no domingo (2), que reuniu cerca de 50 embarcações.
________________
Biblioteca Municipal Walter Nogueira abre inscrição para Ciclo de Mini Palestras
Vagas são limitadas e agendamento deve ser feito por telefone
A Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira está com inscrições abertas para Ciclo de Mini Palestras que acontecem nos dias 23 e 28 de julho. As vagas são limitadas, com máximo de 25 participantes, e o agendamento deve ser feito pelo telefone 22 99951.7331. A classificação é 16 anos. Além das palestras, haverá ainda workshop e debates, sempre com temas variados.
O tema do encontro no dia 23, domingo, será “Transtorno Postural da Coluna Vertebral, reorganização da postura relacionada às complicações e suas patologias como hérnia de disco, escoliose, artrose, cifose e lordose a níveis do tratamento terapêutico e terapias alternativas domiciliar. A palestra será ministrada pelo terapeuta Paulo Gonçalves.
No dia 28, sexta-feira, a Biblioteca recebe uma palestra de sucesso com o renomado ufólogo, Marco Antônio Petit, co-editor da Revista UFO e autor de dez livros que abordam diferentes aspectos da ufologia. No evento, ele apresentará o tema “Os Os Motivos para o Sigilo e acobertamento”, que segundo o palestrante trata das “muitas verdades não reveladas e motivos que levam ao acobertamento de incríveis façanhas alienígenas”. Haverá, também, exibição em vídeo de documentos e de imagens “surpreendentes”.

Encontros de jogos de RPG na Biblioteca

Além do ciclo de mini palestras, a Biblioteca Municipal realiza quinzenalmente às sextas-feiras, das 18h às 22h, encontros de grupos de RPG (real playing game). O agendamento para uso gratuito do espaço deve ser feito pelo tefefone 22 99951.7331, já que a capacidade é de três grupos de seis pessoas por vez.
De acordo com o diretor da Biblioteca Municipal, Anderson Macleyves, os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua.
_________________
Rua Elpídio Barbosa dos Santos passa por reforma
Local terá intervenção na rede de esgoto e na pavimentação
 
A Secretaria de Obras iniciou nesta segunda-feira (3) a reforma na Rua Elpídio Barbosa dos Santos, no bairro Passagem. O local terá intervenções na rede de esgoto e na pavimentação. Cerca de 12 pessoas trabalham na ação, que deve ter duração de 60 dias.
Segundo o secretário de Obras, Carlos Sant’anna, serão realizados os serviços de substituição de toda a rede de drenagem, construção de poços de visitas e caixas de ralo, além da recuperação da pavimentação.  “A rua está em uma situação muito crítica e com muitos buracos. Com a ação, vamos deixar a via em bom estado novamente e apta para a população”, disse.
Durante a obra, a rua ficará fechada para o trânsito de veículos com acesso permitido apenas aos moradores. A via será liberada durante a noite.
_________________
Procissão Marítima em homenagem a São Pedro reúne mais de três mil fieis
Ao todo, 46 embarcações enfeitadas com bandeirinhas coloriram o mar de Cabo Frio
O vento e o tempo frio e nublado não impediram o sucesso da barqueata no domingo (02) em comemoração a São Pedro, santo padroeiro dos pescadores. Ao todo, 46 embarcações, entre elas duas escunas, enfeitadas com bandeirinhas coloridas transportaram os mais 3.200 fiéis na procissão marítima. As embarcações saíram do terminal de passeios marítimos do Boulevard Canal em direção à Praia do Forte. 
O passeio marítimo foi organizado pela Colônia de Pesca Z-4 e pela Superintendência de Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Agricultura, com o apoio da Secretaria de Turismo, Coordenadoria de Eventos e Guarda Marítima e Ambiental. O superintendente de Pesca, Alexandre Marques, agradeceu o apoio das instituições que contribuíram para a realização do evento. "Quero agradecer o apoio da Capitania dos Portos, Guarda Marítima e Ambiental, das Secretarias de Turismo e de Agricultura, e a todos os pescadores. O vento forte não impediu a lotação máxima das  embarcações e depois ainda tivemos um almoço de confraternização".
A procissão marítima em homenagem a São Pedro é uma das mais antigas tradições cabo-frienses. Chegou a ser interrompida por 23 anos, entre os anos de 1984 e 2007, e já chegou a reunir aproximadamente 85 embarcações. A imagem do Ssanto padroeiro dos pescadores, pertencente à Colônia de Pesca, vai foi à frente da procissão no barco S.S. Souza, do pescador e morador do bairro Gamboa, tradicional reduto de pescadores de Cabo Frio, Márcio de Souza, o Bito, que enfeitou a embarcação com bandeirinhas coloridas para conduzir a imagem do padroeiro pela primeira vez. A Colônia de pesca cabo-friense reúne 2,2 mil pescadores mas, de acordo com Alexandre, Cabo Frio tem cerca de 6 mil pescadores atuando entre o mar e a laguna.
Cabo Frio tem alerta de ressaca para esta terça-feira
Banhistas devem estar atentos às indicações de perigo nas praias

O Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil prevê ressaca no litoral cabo-friense a partir da meia-noite desta terça (4) até a meia-noite de quarta (5). As ondas devem chegar até 2,5 metros e a ressaca está prevista para todo o litoral do Estado do Rio e parte do litoral do Espírito Santo. Os banhistas devem seguir as indicações de perigo instaladas nas praias pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Instituto Climatempo, a previsão para os dias de ressaca é que o tempo fique nublado com possibilidade de chuva a qualquer momento. A expectativa é de que até o final de semana o clima permaneça sem alterações.
____________________
Superintendência de Proteção aos Animais faz alerta sobre envenenamento de animais em Cabo Frio
Instituição recebe aproximadamente dez casos por semana e classifica esse número como preocupante
A Superintendência de Proteção aos Animais está em alerta quanto ao número de casos de envenenamento de animais em Cabo Frio. Segundo a diretora de departamento da Superintendência, Fernanda Reitenbach, a equipe tem recebido cerca de dez casos por semana, um índice alto e preocupante. 
No último fim de semana, um gato foi resgatado embaixo de um carro, no bairro Jardim Caiçara, aparentemente envenenado. O animal foi levado para uma clínica particular e está sob cuidados médicos.  Além desse caso, foram resgatados animais nos bairros Parque Burle, Praia do Siqueira, Jacaré, Boca do Mato, Jardim Esperança e em Unamar.
“As denúncias chegam por meio do telefone da Superintendência que imediatamente reporta alguém até o local para verificar o estado de saúde dos animais. Mas muitos acabam não resistindo pela demora do pedido de socorro”, disse a diretora. Ainda de acordo Fernanda, é difícil pegar o responsável. Ela também ressalta que a comercialização do chumbinho é proibida no Brasil. “Não sabemos como as pessoas conseguem adquirir o veneno. É muito perigoso e fatal não só para os animais, mas para o ser humano também”, destacou.
Os sintomas mais comuns de intoxicação por venenos em cães e gatos são: quadros convulsivos, apatia (quando o animal não responde a estímulos), mudanças bruscas do comportamento normal como salivação excessiva, misturada ou não com vômitos. Também podem ocorrer fortes tremores musculares ou fraqueza, o animal pode não conseguir ficar em pé, e ele pode apresentar sangue na urina ou diarreia.
De acordo com o veterinário do Canil Municipal, Lauro Giestas, nos casos de envenenamento é necessário que o animal seja atendido por um profissional.
“Casos de envenenamento são emergências. É muito comum os proprietários tentarem medicar os animais em casa, o que pode ocasionar um resultado não favorável. Como por exemplo, o leite pode potencializar a ação da substância tóxica, fazendo com que possa ser absorvida mais rapidamente", alertou o veterinário.
Denúncias de maus tratos podem ser feitas diretamente para a Superintendência de Proteção aos Animais através do telefone (22) 9.9237-6507. Esse número também é whatsapp. Denúncias podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
____________________
Inscrições para a Corrida da Padroeira podem ser feitas até o dia 10 de agosto
Competição faz parte da celebração ao dia de Nossa Senhora da Assunção
Os amantes da corrida de rua têm mais uma boa opção para suar a camisa e serem mais saudáveis próximos a uma das mais belas praias do Brasil. Estão abertas as inscrições para a Corrida da Padroeira, que acontece no dia 13 de agosto, em celebração ao dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Cabo Frio.
As inscrições devem ser feitas no site diadecorrer.com até o dia 10 de agosto, às 23h59. Os primeiros 100 inscritos residentes da cidade ganham desconto de 20%. As taxas para participação nas provas custam a partir de R$ 75. Maiores de 60 anos pagam a partir de 37,50. Para solicitar o desconto é necessária a apresentação de comprovante nominal.
A prova acontece nas imediações da Praia do Forte com concentração na Praça da Cidadania, a partir das 8h. A competição pode ser disputada em duas categorias: caminhada de 3 km e corrida de 6 e 10 Km. Todos os inscritos ganharão um kit de participação. A prova tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio e faz parte da programação da Festa da Padroeira promovida pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
___________________
Guarda Civil Municipal de Cabo Frio se destaca em competições de jiu jitsu
Servidor atleta ficou em 2º lugar no Campeonato Brasileiro
O guarda civil municipal e instrutor de defesa pessoal de Cabo Frio, Bruno Ramos Dias Rozena, obteve bons resultados em competições de jiu jitsu realizadas nos últimos dias. O servidor, que também é faixa preta dois graus na arte suave, ficou em segundo lugar no Campeonato Brasileiro dessa modalidade, categoria pesado (até 94 Kg), que aconteceu no último sábado (1) no Rio de Janeiro. No mesmo torneio ele ficou em terceiro lugar no absoluto (lutas sem limite de peso).
Além disso, Bruno foi o vencedor do campeonato da Federação Desportiva do Rio (FJJD Rio) na categoria pesado, que foi disputado há duas semanas, também na capital, no qual foi campeão no absoluto. Essa foi a terceira etapa do Ranking Mineirinho Estadual.
Além de se destacar no esporte, Bruno é guarda municipal de Cabo Frio há sete anos e dá aulas de defesa pessoal. Ele pratica o jiu jitsu desde os oito anos de idade, totalizando 25 anos de experiência. E tamanha experiência só podia levá-lo a um lugar: à faixa preta, conquistada há seis anos.
Segundo Bruno, todos esses resultados foram fruto de muito treino e dedicação: “Levo muito a sério o esporte. Sei que tenho que treinar cada vez mais forte pra alcançar meus objetivos. Por isso me dedico muito aos treinos”, disse ele.
Ainda falando sobre os objetivos, Bruno revela que um deles é o de ser tricampeão do ranking do Rio de Janeiro. Ele já venceu os campeonatos de 2015 e 2016, e busca agora o terceiro título na competição de 2017.
__________________
Cabo Frio realiza dia D contra febre amarela no próximo sábado (8)
Até agora 97.405 pessoas foram vacinadas no município
Cabo Frio vai realizar o dia D no próximo sábado (8). A ação visa intensificar contra a febre amarela. As doses da vacina estarão disponíveis em cinco unidades de saúde: ESF Caiçara, ESF Itajuru, PSF Florestinha, ESF Cajueiro e ESF Samburá de 8h as13h.
De acordo com a superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, até agora 97.405 pessoas foram vacinadas contra a doença, o que representa 56% do público alvo na cidade. “A única maneira de nos prevenirmos contra essa doença é através da vacinação. A febre amarela tem a faixa de mortalidade muito alta. Sugiro que todos aqueles que não se imunizaram procurem os postos de saúde, já que é uma única dose para toda a vida”, afirmou a superintendente. 
Até agora em cabo Frio não foi registrado nenhum caso suspeito de febre amarela. A vacinação é feita em pessoas entre nove meses até 60 anos de idade. Para aqueles que têm imunidade baixa, é necessário uma atenção maior. 
Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão: grávidas e que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos, pessoas com alergia a ovo, com doenças do fígado, com hipertensão arterial sem controle adequado e com diabetes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J