Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO: RESUMO DE NOTÍCIAS

Notícias da cidade - Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Prefeitura convida população para participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana
Interessados têm até o fim de setembro para preencher o formulário disponibilizado no site da Prefeitura

A Prefeitura, por meio da  Secretaria de Mobilidade Urbana, convida a população de Cabo Frio para participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), que tem o objetivo de trazer melhorias no que se refere ao ordenamento do trânsito da cidade. Serão formados grupos de trabalho para discutir ações específicas que envolvam todos os usuários das vias públicas: pedestres, ciclistas e condutores de veículos.
Para participar basta responder as perguntas no site da Prefeitura, através do botão “Plano de Mobilidade Urbana – Inscrição”. Neste formulário o cidadão vai preencher os campos com informações sobre o bairro em que mora ou onde tem interesse de ver melhorias, modo de deslocamento (como vai para o trabalho, escola, etc), avaliação da atual situação da mobilidade em Cabo Frio, entre outros. O conceito do PMU se refere às condições de deslocamento da população no espaço geográfico da cidade e aborda temas como acessibilidade, transporte coletivo, infraestrutura viária, entre outros.
Um dos tópicos mais importantes e que vai nortear o Plano é o tópico “Eixos temáticos”, no qual o interessado vai escolher os temas dos quais gostaria de participar nos grupos de discussão. Nesse ponto de preenchimento, os interessados devem considerar os assuntos que mais gosta e tem domínio, podendo escolher até três itens, que serão amplamente debatidos em dias escolhidos pela pessoa inscrita.
Os interessados em participar dos debates do Plano de Mobilidade Urbana e contribuir para o desenvolvimento da cidade com ideias têm até o fim do mês de setembro para se inscrever no site da Prefeitura. A partir daí, acontecerão encontros de capacitação dos inscritos.
A implantação do Plano é uma obrigatoriedade imposta às cidades brasileiras pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). O Plano tem prazo para ficar pronto até dezembro de 2019. E em Cabo Frio ele já está sendo desenvolvido. O lançamento aconteceu dia 28 de junho, no auditório da Prefeitura.
"É uma longa empreitada e sua ajuda é valiosa. Será muito importante compartilhar experiências para melhorar a mobilidade da nossa cidade", destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco. 

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
__________________
Cabo Frio terá resgates com helicóptero dos Bombeiros no feriado da Independência
Novidade foi anunciada em reunião entre o prefeito Marquinho Mendes e o comandante do 18º GBM
A população e os turistas de Cabo Frio contarão com um importante suporte no feriado da Independência. O Corpo de Bombeiros anunciou esta semana que irá disponibilizar um helicóptero para auxiliar nos salvamentos e resgates feitos pelo 18º GBM. A novidade foi confirmada em uma reunião entre o prefeito Marquinho Mendes e o comandante do quartel sediado em Cabo Frio, tenente-coronel Cássio Capelli. Participaram do encontro o coordenador da Defesa Civil Municipal, Dr Carlos Ernesto Dornellas, e o tenente-coronel Torres. 
"É sempre um prazer retornar ao local onde servi como capitão médico dos Bombeiros. Quero parabenizar o belo trabalho feito pelos militares do 18º GBM. Podem contar sempre conosco", disse o prefeito Marquinho Mendes. 
Outras importantes parcerias foram firmadas, como a construção de mais dois postos de salvamento marítimo em Unamar, onde, nesta sexta, um posto já será inaugurado. No mesmo dia será entregue a revitalização de um dos postos de salvamento da Praia do Forte, que passará a se chamar "Posto Subtenente Márcio Alves”. 
"O Subtenente Márcio Alves, mais conhecido como Boca, foi bombeiro exemplar no 18º GBM, com mais de 30 anos de corporação. Em sua trajetória ele já salvou mais de mil vidas, sendo considerado por todos os seus companheiros de profissão um verdadeiro herói. Infelizmente o Subtenente Márcio veio a falecer recentemente, deixando um legado sem precedentes em Cabo Frio. Por isso a justa homenagem a esse herói", explicou Capelli. 
A cerimônia na Praia do Forte será às 9h. Em seguida será inaugurado o posto de salvamento de Unamar, em Tamoios, às 11h.
Antes ainda, nesta quinta (31), a cidade sediará o 1º Simpósio de Salvamento Aquático de Cabo Frio. A parte teórica do simpósio será no Hotel Malibu, das 8h30 às 17h30, e a parte prática será na Praia do Forte.
"Cabo Frio é uma cidade que tem uma população muito grande, e nos feriados esse número aumenta muito. Com a inauguração dos postos de salvamento e com esse projetos sendo realizados aqui, a segurança de todos irá aumentar", disse ainda o prefeito Marquinho Mendes. 

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
_________________
Cultura e Meio Ambiente realizam o "Setembro Verde"
Reinauguração do Horto Municipal e da Fonte do Itajuru estão entre as principais ações
No mês em que se comemora o Dia da Árvore, a Coordenadoria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Cultura, promovem uma série de atividades na cidade. Todas as ações serão voltadas para a preservação do Meio Ambiente. 
As atividades começam no dia 1º, com o lançamento da exposição “Clicks e pedaços: árvores do meu jardim”, da artista Glaucia Cabral, a partir das 18h. A exposição ficará no Charitas do dia 2 de setembro a 10 de outubro, das 8h às 20h.
No dia 2, a partir das 9h, acontece o plantio de Ipomoea na Praia do Peró. A ação é uma atividade do selo “Bandeira Azul”. A Ipomoea tem a função de fixar a areia e evitar que a mesma chegue ao calçadão. A planta, também conhecida como jiboia, é de fundamental importância para a vegetação de restinga.
No dia 6, haverá diversas ações espalhadas por toda a cidade, vão movimentar Cabo Frio. Nesse dia as pastas promovem, entre outras ações, o evento de reinauguração do Horto Municipal, no Portinho. Todas as instalações foram reformadas e o Horto vai receber uma exposição de Orquídeas e Suculentas, com orquídeas imperiais, até o domingo, dia 10. O evento está marcado para às 9h.
Ainda nesse mesmo dia, o Solar dos Massa recebe o lançamento do livro “Parque Estadual dos Três Picos: Águas de Cabo Frio". O Parque fica entre Petrópolis, Teresópolis e Friburgo e que abriga a nascente de toda a água que vai para Juturnaíba que, por sua vez, abastece as cidades da Região dos Lagos. O livro é do ambientalista Eduardo Pedro, e será lançado a partir das 15h. A ocasião também vai marcar a abertura da exposição fotográfica sobre o livro, também de autoria de Eduardo Pedro. A exposição ficará no Solar dos Massa de 6 de setembro a 3 de outubro.
No dia 15, a Coordenadoria de Meio Ambiente participa do ‘Dia Mundial de Limpeza de Praias’, o ‘Clean Up the World’, programa de abrangência internacional, reconhecido pela ONU. O evento deste ano acontece em parceria com a Apae e vai promover o recolhimento do micro lixo na Praia do Forte. A concentração acontece às 9h, no Canto do Forte.
Para fechar a programação, no dia 21, Dia da Árvore, acontece a inauguração da Fonte do Itajuru, a partir das 9h. O local passou por reformas, como a troca de todo o gradil e a pintura da guarita. Além disso, a Fonte vai ganhar um jardim temático com plantas endêmicas, como pau-brasil, guapeba, pitangas, aroeira, entre outras. “canteiro cabo-friense, flora nativa”. O projeto Kombination promete animar a entrada do Parque no dia da inauguração, para entreter os visitantes.
Para o secretário de Cultura, Ricardo Machado, a reabertura da Fonte do Itajuru vai abrir uma nova possibilidade de turismo, além de recuperar parte da história de Cabo Frio:
“Não temos dúvidas que a Fonte é um dos marcos mais importantes da nossa cidade e a reabertura vai reavivar a história desta que é a sétima cidade mais antiga do Brasil. E isso vai proporcionar mais uma bela opção para os turistas, de conhecer o local que abastecia a cidade na colonização”, destaca ele.
Para o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, quem mais vai ganhar com a reabertura da Fonte é a população e a cidade como um todo: “Vamos dar segurança ao local para que a população possa desfrutar de todo aquele paraíso. O lago também foi revitalizado”, comentou Pimenta.  

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
_____________________
Palestra sobre “Vegetarianismo: Saúde e Sustentabilidade” no CEMAN de Cabo Frio
 
Mais que uma opção alimentar, o vegetarianismo é uma filosofia de vida sustentável. Proporciona melhorias para a saúde e gera impactos sociais e ambientais positivos. Para mostrar os benefícios desse estilo de vida, o CEMAN - Centro Municipal de Alimentação e Nutrição de Cabo Frio vai receber a palestra da Eco Chef Mônica Bull, sócia-proprietária do Cereall Gourmet, nesta quinta (31), às 9h, com o tema “Vegetarianismo: saúde e sustentabilidade”.
Optar por uma alimentação vegetariana é bom para o bolso, para o corpo e para o meio ambiente. Alimentação saudável resulta em melhor qualidade de vida permite economizar recursos ao investir em frutas, verduras e legumes da época. Quanto ao meio ambiente, a alimentação está diretamente ligada à preservação e ao comprometimento com a natureza. Um exemplo: a criação de animais consome 70% dos grãos plantados nos EUA. Para produzir um quilo de carne bovina, é preciso em média 1,5L de água, enquanto a produção de um quilo de soja demanda apenas 1,3L de água.
A Eco Chef Mônica Bull traz em sua bagagem trinta anos dedicados à pesquisa e alquimia dos sabores de ervas e especiarias; e acredita ser essencial uma postura sustentável e ecológica, que resgate hábitos alimentares tradicionais. O Cereall Gourmet Restaurante, que fica à Rua José Bonifácio, 28, Centro, Cabo Frio. Telefone (22) 2629-6739. http://cereallgourmet.com.br/.

Iva Maria M. de Carvalhaes
(22) 999083807 (telzap)
Festival de Cinema "Curta Cabo Frio" está com inscrições abertas
Estudantes poderão se inscrever na categoria "Curta Escola"
Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Festival de Cinema "Curta Cabo Frio", o maior evento de audiovisual do interior do estado. O evento vai acontecer entre os dias 9 e 14 de outubro em diversos locais da cidade. A expectativa total de público é de 10 mil pessoas, nos sete dias de festival. Além da exibição de mostras competitivas de curtas-metragens digital e de celular, o evento vai contar com oficinas, palestras, debates e exposições. 
As inscrições podem ser feitas no site do evento www.festivalcurtacabofrio.com.br  até as 23h59 do dia 15/09/2017. O festival se dividirá em duas mostras competitivas de curtas-metragens: digital - realizados em qualquer formato de vídeo com no máximo 25 minutos (incluindo os créditos), realizados e finalizados entre agosto de 2015 e agosto de 2017; e pelo celular - produzidos especificamente para internet, com linguagem experimental, com duração de até três minutos (incluindo os créditos) e realizados e finalizados entre janeiro e agosto de 2017.
Todos os filmes irão passar por um júri de seleção. Serão aceitos curtas-metragens de todos os gêneros. Os filmes inscritos (selecionados ou não) ou exibidos nas edições anteriores do evento não serão aceitos. A inscrição é gratuita. 
"Há dez anos o Curta Cabo Frio vem movimentando a sétima arte. Nós temos um grande legado na área da dramaturgia na cidade. Temos cineastas, atores, diretores que fomentam a arte do cinema", destacou o superintendente de Cultura, Carlos Ernesto Lopes. 
O Curta Cabo Frio é uma realização da EMES Entertainment com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura. 
O secretário de Cultura, Ricardo Machado, ressalta que só está sendo possível fazer eventos culturais com parceria. "O que a Secretaria de Cultura entende e está fazendo este ano, devido a toda a crise, é criar parcerias para que as produções aconteçam. Estamos buscando boas parcerias, como a que fizemos com a organização do Curta Cabo Frio e acreditamos que  trabalho no coletivo é o caminho para que este e outros eventos sejam um sucesso". 

Prêmio "Curta Escola"
O Prêmio "Curta Escola" é uma forma de incentivar a produção de filmes feitos pelos alunos, despertando o interesse dos jovens para as linguagens cinematográficas. É um projeto voltado para o social e educacional criando uma alternativa para a exibição de novas experiências e descobertas de talentos. 
As inscrições também podem ser feitas no site do evento, no ícone Prêmio "Curta Escola". O responsável pela obra deverá preencher um formulário online e enviá-lo assinado, juntamente com uma cópia do filme em DVD e outros materiais requisitados, ao endereço do festival.
O festival se dividirá em três mostras competitivas: ensino fundamental I – 1º a 5º ano; ensino fundamental II – 6º a 9º ano; e ensino médio. Podem participar curtas-metragens em qualquer formato de vídeo com no máximo 25 minutos (incluindo os créditos) e realizados e finalizados entre outubro de 2015 e setembro de 2017. 

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
_________________
Biblioteca Municipal abre inscrições nesta sexta (01) para Torneio de Dama 
Competição tem o objetivo de resgatar os jogos de tabuleiro
A partir desta sexta-feira (01) estão abertas as inscrições para o primeiro Torneio de Damas oferecido pela Biblioteca Pública Municipal Professor Walter Nogueira. A disputa será no dia 23 de setembro na própria biblioteca e será dividida em duas categorias: de 12 a 17 anos - masculino e feminino; e maiores de 18 anos - masculino e feminino. Serão disponibilizadas 28 vagas. O evento contará com a presença de um juiz de jogo, a Associação de Moradores e Amigos de São Cristóvão e apoiadores culturais para entrega dos brindes. 
"O torneio está sendo preparado com o intuito do resgatar os jogos de tabuleiro, o prazer da competição de jovens e adultos em atividades saudáveis e que requeiram atenção e raciocínio, para além da frenética era virtual", destacou o diretor da biblioteca, Anderson Macleyves. 
Os interessados devem se dirigir à recepção da biblioteca de segunda a sexta, das 8h às 18h, munidos dos seguintes documentos: cópia da identidade, número de telefone para contato, comprovante de endereço, além de um quilo de alimento não perecível. Todo material arrecadado será entregue a uma instituição filantrópica a ser definida. As inscrições serão somente de forma presencial. 
A biblioteca fica localizada na Avenida América Central, 200, loja 01, no bairro de São Cristóvão. Outras informações pelo telefone (22) 9.9951-7331. Não poderão participar funcionários públicos municipais e nem seus parentes diretos.

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
_________________
Cabo Frio sedia Simpósio de Salvamento Aquático nesta quinta-feira
Palestras e aulas práticas são abertas ao público e promovidas pelo Corpo de Bombeiros
 
Cabo Frio foi a cidade escolhida para o 1º Simpósio de Salvamento Aquático promovido pelo 18º Grupamento de Bombeiros Militar. O evento, que conta com palestras e aulas práticas abertas ao público, acontece nesta quinta-feira (31) das 8h30 às 17h30. As aulas teóricas serão ministradas no Hotel Malibu e as práticas na Praia do Forte.
As inscrições para a participação seguem até esta quarta-feira (30) na sede do  18ª GBM, que fica na Avenida Nilo Peçanha, no Centro. Para realizar a inscrição é necessária a doação de uma lata de leite em pó, que será destinada ao Hospital de Câncer Mario Kroeff, no Rio de Janeiro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o simpósio irá abordar o atendimento aos afogados, postos de guarda-vida e uso de aeronaves no apoio operacional na ocorrências na Região dos Lagos. Também haverá demonstração de técnicas de socorro e sobrevivência no mar.
Uso de aeronaves nos salvamentos em Cabo Frio
O Corpo de Bombeiros anunciou nesta semana que irá disponibilizar um helicóptero para auxiliar nos salvamentos e resgates feitos pelo 18º GBM no feriado da Independência. A novidade foi confirmada em uma reunião entre o prefeito Marquinho Mendes e o comandante do quartel sediado em Cabo Frio, tenente-coronel Cássio Capelli.
Outras importantes parcerias foram firmadas, como a construção de mais dois postos de salvamento marítimo em Unamar, onde, nesta sexta 01), um posto já será inaugurado. No mesmo dia será entregue a revitalização de um dos postos de salvamento da Praia do Forte, que passará a se chamar "Posto Subtenente Márcio Alves”.

Att.
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura de Cabo Frio
__________________
Universidade Estácio de Sá e MART recebem Cleófas Uchôa para ciclo de palestras 
 

Sexta-feira, 1º de setembro, a Universidade Estácio de Sá / Campus Cabo Frio, a Rede Rio Astronomia e o MART - Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio vão receber Cleófas Uchôa, um dos maiores divulgadores da astronomia no Brasil.
Nas duas palestras Cleófas usará como tema o título do seu último livro: “Um olhar para o Universo – Somos nada no Cosmo?”. Nesta obra ele aborda de maneira clara e objetiva o “macro”, o extraordinariamente grande, o vazio, as vastidões cósmicas, os mundos perdidos no tempo e os novos mundos, em oposição à nossa posição “pontual”, diminuta e talvez insignificante perante o infinito. Esse é o “olhar” do Universo de Cleófas... o Cosmo de Uchôa...!
A primeira será às 9h30, no Campus Cabo Frio da Universidade Estácio de Sá, à Rua Gen. Alfredo Bruno Martins, no bairro Braga. A segunda, às 17h, será no MART, com sede no antigo convento de Nossa Senhora dos Anjos, no Largo de Santo Antônio, Centro.
Perfil do palestrante - Mestre em Ciências pelo Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), um dos mais renomados centros de novas tecnologias do mundo, escritor, palestrante e conferencista, Cleófas Ismael Uchôa manteve durante anos, em Armação dos Búzios-RJ, o maior observatório privado da América Latina, onde recebia amigos e interessados na “Ciência do Céu“ para palestras e observações astronômicas. Por sua excelência acadêmica e relevante contribuição para o desenvolvimento da Astronomia, no Brasil, as duas palestras serão uma oportunidade ímpar para empreender uma apaixonante viagem sideral!
Realização: Universidade Estácio de Sá / Campus Cabo Frio, Rede Rio Astronomia e MART; apoio incondicional: Carj - Clube de Astronomia do Rio de Janeiro e do Naap – Núcleo Astronomia Amadora Petropolitana; apoio cultural, em Cabo Frio: Cereall Gourmet, Pousada Mariá e Simplesmente Iva Maria Comunicação. Informações com o coordenador geral da Rede Rio Astronomia, Marcelo Fernandes: 22-999143052 // rederioastronomia@gmail.com/.

Iva Maria M. de Carvalhaes
(22) 999083807 (telzap)
Redação: Sylvia Maria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J