Pular para o conteúdo principal

NOTÍCIAS DA CIDADE: DEFESO NA LAGOA DE ARARUAMA, HOMENAGEM A WOLNEY TEIXEIRA, E MUITO MAIS

Notícias da cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Defeso total na Lagoa de Araruama começa nesta terça (1)
Pescadores podem procurar a Colônia dos Pescadores Z4 para dar entrada no benefício





A partir desta terça-feira (01) está proibida a pesca de qualquer espécie de peixe e crustáceo na Lagoa de Araruama.  Este ano a expectativa é que fiscalização seja mais rígida. Por isso foram instaladas 35 placas às margens da lagoa na cidade informando a proibição da pesca no período do defeso, que segue até o dia 31 de outubro.
A fiscalização será coordenada por equipes da Unidade de Polícia Ambiental (Upam), em parceria com os órgãos responsáveis de cada município do entorno da Lagoa. Cada município ficará responsável pela área da lagoa que é banhado. Quem for flagrado infringindo a lei poderá receber multa e até perder o equipamento de pesca.
Esse é o quinto ano consecutivo que o defeso é realizado na Lagoa de Araruama e, desde então, todos os anos, do dia 01 de agosto a 31 de outubro é proibida a captura de qualquer espécie de peixes e crustáceos. Essa pausa permite a reprodução das espécies, e consequentemente contribui para o aumento no estoque do pescado.
Nesses três meses de pescaria proibida os pescadores cadastrados no Ministério da Pesca e Aquicultura terão direito ao seguro-defeso no valor de um salário mínimo por mês liberado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A partir desta terça os pescadores podem procurar a Colônia dos Pescadores para dar entrada no benefício.
São necessários os seguintes documentos: RG ou carteira de trabalho; CPF; comprovante de residência; registro de pescador profissional na categoria artesanal, emitido há pelo menos um ano; cópia do comprovante do recolhimento da contribuição previdenciária (GPS), caso tenha comercializado sua produção à pessoa física; ou cópia de documento fiscal de venda do pescado à empresa adquirente, consumidora ou consignatária da produção, em que conste a operação realizada e o valor da respectiva contribuição previdenciária.
A Lagoa de Araruama é o maior corpo de água costeiro hipersalino em estado permanente do mundo. Têm 572 quilômetros quadrados de extensão e abrange os municípios de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Cabo Frio.
A Colônia de Pescadores Z-4 fica localizada na Rua Major Belegad, s/nº, no bairro São Bento. O telefone para contato é o (22) 2643-5525

Pesca da sardinha é liberada

Se por um lado está proibida a pesca na Lagoa de Araruama, por outro está liberada a pesca da sardinha a partir desta terça-feira (1). O defeso dessa espécie de peixe que começou no dia 15 de junho, terminou nesta segunda (30).  Segundo o superintendente de Pesca e Aquicultura, Alexandre Marques, esse é um dos peixes que mais movimenta a economia do município.

“Estamos torcendo muito para que a sardinha apareça, pois atualmente é uma das espécies que movimenta economicamente o município, principalmente com relação à geração de trabalho. Tendo a sardinha temos mais de 300 novos empregos”, destacou Alexandre.

_______________________
Intensificação contra hepatites virais termina na próxima sexta (4)
Atendimento é feito no Hospital-Dia, das 9h às 16h
Termina na próxima sexta-feira, dia 4, a intensificação da campanha contra as hepatites virais, promovida pela Secretaria de Saúde. O atendimento é feito no Hospital-Dia, anexo ao Hospital São José Operário, em São Cristóvão, das 9h as 16h. A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença.No primeiro dia da ação foram feitos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de distribuição de preservativos. No entanto, a adesão da população ainda é considerada baixa pela Secretaria de Saúde e até o momento apenas 10 pessoas se vacinaram contra a Hepatite B. De acordo com a coordenadora administrativa do Hospital Dia, Adriana Gonzales, diagnosticar precocemente aumenta as chances do paciente até ser curado.
“A hepatite é uma doença silenciosa, por isso existe a necessidade do teste para a detecção do vírus. Se o paciente fizer o diagnóstico precoce, a chance de tratar ou até mesmo ser curado existe. Ele pode garantir uma qualidade de vida melhor”, ressaltou a coordenadora.
A proposta do Ministério da Saúde é de que todas as faixas etárias sejam imunizadas contra a hepatite B. O protocolo de proteção do órgão recomenda que sejam aplicadas três doses. Para as crianças, uma ao nascer, a segunda com dois meses de vida e a terceira dose com seis meses. Nas demais faixas etárias a imunização também é feita em três etapas: a segunda dose 30 dias após a primeira e a terceira após 180 dias. Após o término da campanha, a vacina continuará disponível nos postos de saúde do município.
Wolney Teixeira recebe homenagem em seu 105º aniversário de nascimento
Mostra fará releitura de 12 obras do fotógrafo no Charitas
 
Nesta quarta-feira (2), a Casa de Cultura José de Dome (Charitas) recebe a Mostra de Fotografia “Wolney Teixeira Sob o Nosso Olhar” a partir das 18h. O evento, que é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura e a Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais (Apae) irá apresentar releituras de 12 obras do fotógrafo feitas pelos assistidos da associação.
Wolney (1912-1983) registrou por décadas o desenvolvimento das cidades da Região dos Lagos, especialmente Cabo Frio, com imagens que marcaram uma época, e os alunos da Apae reproduziram as fotos tanto modelando como fotografando.
Para a diretora da associação, Sônia Soares, a mostra é uma quebra de paradigma, pois apresenta a deficiência sobre um novo ângulo. Todo processo de elaboração do projeto será exibido em forma de documentário. A diretora do Charitas, Helena Guimarães, celebra a parceria.
“Fomos contemplados com a apresentação deste trabalho de grande beleza e sensibilidade. A arte é um verdadeiro canal de comunicação e neste trabalho os assistidos da Apae definem-se como verdadeiros artistas, captando e ilustrando o momento do fotógrafo Wolney” – afirmou ela.
A Casa de Cultura José de Dome (Charitas) está localizada na Avenida Nossa Senhora da Assunção, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e das 14h às 20h aos sábados, domingos e feriados. O Charitas conta com exposições artísticas temporárias e permanentes.
_____________________
Mês de agosto é marcado por diversas atividades promovidas pela Secretaria de Cultura

Exposição de Wolney Teixeira, cinema, inauguração do Solar dos Massa, dentre outros, estão entre eventos programados
No mês em que se comemora o Dia Nacional das Artes (12) e do Folclore Brasileiro (22), a Secretaria de Cultura de Cabo Frio preparou diversas atividades, para todos os públicos e idades. As atividades começam na próxima quarta-feira (2), com a abertura da Exposição do fotógrafo Wolney Teixeira, no Charitas, a partir das 18h. Wolney (1912-1983) registrou por décadas o desenvolvimento das cidades da Região dos Lagos, especialmente Cabo Frio, com imagens que marcaram uma época.
Sessões de cinema também acontecerão no Charitas. Como acontece desde o mês de junho, o Cinema no Charitas exibe documentários gratuitamente, com discussões ao término das sessões. Na próxima quinta-feira (3), serão exibidos os documentários "Extração do Sal" e "Lan dez anos depois", a partir das 19h. O projeto está sendo realizado em parceria com o cineasta Milton Alencar Junior. O objetivo, segundo o subsecretário de Cultura, João Félix, é oferecer para “a classe estudantil o debate através dos filmes que trazem temas que possam contribuir para a formação desse público”, afirma.
Ainda na quinta-feira, acontece mais uma edição do Bike Night Cultural, a partir das 19h, onde os ciclistas irão visitar o "Expo Lendas do Surf" e a Praça da Cidadania.
O Centro Cultural Anderson Gigabyte, no Jardim Esperança, também vai promover atividades. No próximo sábado (5), a partir das 9h, acontece o Festival de Pipas, que promete colorir o céu do bairro. No mesmo dia, o espaço ganha a Feira de Artesanato, onde os artesãos do Jardim terão a oportunidade de expor os trabalhos e, desta forma, garantir o aumento na renda familiar. Haverá festival de caldos, música ao vivo, DJs, apresentação de capoeira e outros, a partir das 14h.
No dia 15, a Biblioteca Municipal Walter Nogueira promove o início do curso de inglês, onde dos 50 inscritos, 15 estão sendo selecionados para a formação de uma turma, com aula gratuita. Já no dia 22, Dia do Folclore, haverá leitura dramatizada para crianças.
No dia 26, acontece mais uma edição do projeto “Caminhos da História”, onde um percurso é escolhido para ressaltar a história daqueles lugares. Em parceria com a Universidade Estácio de Sá, a Secretaria de Cultura promove um tour em um sábado de manhã em diversos caminhos da cidade.
É importante ressaltar que no dia 28, o Charitas sedia a reunião do Conselho Municipal de Cultura e no dia seguinte, a reunião do Conselho Municipal de Patrimônio. Ainda no Charitas, no dia 31, acontece o Lançamento do Edital Prêmio Literário Teixeira e Sousa. Alguns eventos ainda não tiveram os horários definidos e, logo que tiverem, serão divulgados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto. A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos

PARA HENRY BOREL

Não mais o riso fácil de criança! Os bonecos a lutar, Impulsionados por frágeis mãozinhas, Agora estão inertes Como inerte está  O seu corpinho sofrido. Não mais a alegria E o gosto da liberdade Dos dias fora do calabouço, O seu cárcere de dor. Quantos gritos mudos Em abraços silenciosos. Quantas dores caladas Gritadas em olhar de pavor. Quantos pedidos no choro fácil, No rostinho escondido no ombro No colo de sua algoz. Uma criança somente, E somente só. Única! Seu riso só seu, Seu olhar, sua identidade. Sua voz, seu abraço Únicos! Sua voz agora é silêncio, A mesma voz  Que animava brinquedos A mesma voz  Que implorava socorro na fala curta. Pai, me deixa ficar contigo! A luz aqui Pra sempre se apaga. Ficarão a saudade, E consciências sem paz. Mas a luz vive além Resplandece linda entre anjos. O anjo venceu o leão da arena E em outras esferas foi sorrir, Foi brincar, Foi viver. Liberto está, Para sempre, Das mãos frias de duros golpes, Dos abraços fortes de ódio E da tortura, Que dói

TEXTO EXCELENTE SOBRE RESILIÊNCIA

Como se forma um gênio como o escultor Auguste Rodin?   por Regis Mesquita   Blog www.psicologiaracional.com.br Em 1840 nasceu um gênio chamado Auguste Rodin? Não, ele se tornou um gênio , nasceu com potencialidades, vocações e plano de vida. A sua genialidade foi o fruto final de um longo processo de estudos, tentativas, erros, treinamentos, aprimoramentos, fracassos. Para cada obra bem feita, ele deve ter tido pelo menos uns 400 fracassos. Olhando pelo lado da proporção, o genial Rodin foi um fracassado. O pior vem agora: para cada obra Genial, para cada "obra prima", ele deve ter tido pelo menos uns mil fracassos (obviamente, estes números são projeções minhas). Rodin era pobre, foi rejeitado três vezes ao tentar entrar em escolas de artes. Mas, ele tinha uma arma infalível: ele brincava com a arte. Em nossa sociedade nós dizemos: "isto não é brincadeira, vamos fazer as coisas com seriedade. Se seguisse este preceito, Rodin teria si