domingo, 7 de agosto de 2016

TURISMO: UM POUCO SOBRE ARRAIAL DO CABO (RJ)

por Luciana G. Rugani

Matéria do jornal Extra que saiu na última segunda-feira (1) trouxe a relação das cinco cidades do interior do estado do Rio que mais devem receber turistas por ocasião das olimpíadas. Além disso, mencionou rapidamente a cidade de Arraial do Cabo citando-a como uma das cidades que aproveitarão os jogos para reforçar suas vocações turísticas (clique aqui para ler).

Sempre comento aqui no blog sobre as belezas de Cabo Frio e seus pontos turísticos. Hoje, considerando a proximidade entre as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, gostaria de falar um pouco sobre as belezas de Arraial e alguns de seus pontos turísticos, com o intuito de divulgá-los para o turista que aproveitará os eventos olímpicos para conhecer algumas cidades da Região dos Lagos.

Arraial do Cabo é conhecida como a "capital do mergulho", devido às suas águas cristalinas e à sua rica fauna marinha originada do fenômeno da ressurgência. Este fenômeno consiste no afloramento das águas das correntes frias profundas originárias do Polo Sul, ricas em nutrientes que integram a cadeia alimentar dos animais microscópicos, que por sua vez, alimentam outros animais maiores.

Jacques Costeau, saudoso oceanógrafo francês, certa vez afirmou: "Jamais mergulhei em águas tão perfeitas para a prática do mergulho."

Ao entrar em Arraial, o turista é recepcionado por um dos mais belos cartões postais da cidade, que é a vista da Prainha, na lateral da rodovia. Seu mar azul parece dar boas vindas para aqueles que adentram a cidade.

Há praias belíssimas, sendo que em algumas só é possível ir nos barcos de passeio com autorização da Marinha, como a Praia do Farol. Em outras é possível ir através de trilhas ecológicas, como, por exemplo, a Praia do Forno.

No alto do Pontal do Atalaia, de onde se tem uma maravilhosa vista 360º de toda a região, pode-se apreciar um belíssimo por do sol cujo espetáculo transformou o Pontal em um conhecido e importante ponto turístico da cidade.

Há mais para conhecer, como a Praia Grande, as Prainhas, o Farol Velho, recentemente aberto para visitação, e muito mais. 

Seguem abaixo algumas fotos deste "paraíso ecológico":

Praia do Farol
Por do sol no Pontal do Atalaia



Entrada da cidade
Prainha




Fotos de Deoclécio Amorim:

Lagoa Azul
Praia do Pontal

Praia dos Anjos

Praia Grande

Praia Grande
Prainha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...