Pular para o conteúdo principal

TURISMO: UM POUCO SOBRE ARRAIAL DO CABO (RJ)

por Luciana G. Rugani

Matéria do jornal Extra que saiu na última segunda-feira (1) trouxe a relação das cinco cidades do interior do estado do Rio que mais devem receber turistas por ocasião das olimpíadas. Além disso, mencionou rapidamente a cidade de Arraial do Cabo citando-a como uma das cidades que aproveitarão os jogos para reforçar suas vocações turísticas (clique aqui para ler).

Sempre comento aqui no blog sobre as belezas de Cabo Frio e seus pontos turísticos. Hoje, considerando a proximidade entre as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo, gostaria de falar um pouco sobre as belezas de Arraial e alguns de seus pontos turísticos, com o intuito de divulgá-los para o turista que aproveitará os eventos olímpicos para conhecer algumas cidades da Região dos Lagos.

Arraial do Cabo é conhecida como a "capital do mergulho", devido às suas águas cristalinas e à sua rica fauna marinha originada do fenômeno da ressurgência. Este fenômeno consiste no afloramento das águas das correntes frias profundas originárias do Polo Sul, ricas em nutrientes que integram a cadeia alimentar dos animais microscópicos, que por sua vez, alimentam outros animais maiores.

Jacques Costeau, saudoso oceanógrafo francês, certa vez afirmou: "Jamais mergulhei em águas tão perfeitas para a prática do mergulho."

Ao entrar em Arraial, o turista é recepcionado por um dos mais belos cartões postais da cidade, que é a vista da Prainha, na lateral da rodovia. Seu mar azul parece dar boas vindas para aqueles que adentram a cidade.

Há praias belíssimas, sendo que em algumas só é possível ir nos barcos de passeio com autorização da Marinha, como a Praia do Farol. Em outras é possível ir através de trilhas ecológicas, como, por exemplo, a Praia do Forno.

No alto do Pontal do Atalaia, de onde se tem uma maravilhosa vista 360º de toda a região, pode-se apreciar um belíssimo por do sol cujo espetáculo transformou o Pontal em um conhecido e importante ponto turístico da cidade.

Há mais para conhecer, como a Praia Grande, as Prainhas, o Farol Velho, recentemente aberto para visitação, e muito mais. 

Seguem abaixo algumas fotos deste "paraíso ecológico":

Praia do Farol
Por do sol no Pontal do Atalaia



Entrada da cidade
Prainha




Fotos de Deoclécio Amorim:

Lagoa Azul
Praia do Pontal

Praia dos Anjos

Praia Grande

Praia Grande
Prainha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A CIDADANIA NOS DIAS ATUAIS

Cidadania é um termo cujo significado encontra-se em constante evolução, sendo modificado e ampliado através da história. Já esteve ligado somente ao exercício de direitos e deveres políticos, mas hoje, devido à evolução das relações sociais, possui um alcance muito maior que envolve também a questão da participação dos membros da sociedade em prol do bem comum. Há alguns anos atrás, os meios de participação social eram restritos, e daí também o conceito de que cidadão era aquele sujeito detentor do direito de voto.
A nossa atual constituição federal trouxe enorme contribuição para a ampliação da noção de cidadania, através da instituição de diversos instrumentos de participação popular. Foi um grande passo, e por isso é chamada de “constituição cidadã”. A partir daí, algumas questões onde o abuso era mais evidente ganharam destaque e contribuíram ainda mais para a evolução da cidadania, como é o caso das questões de proteção aos direitos do consumidor e do agigantamento dos problemas …

DEMOLIÇÃO DOS QUIOSQUES NA PRAIA DAS CONCHAS E ILHA DO JAPONÊS

Na sexta-feira passada (15), aconteceu a demolição de quiosques na Praia das Conchas e na Ilha do Japonês por fiscais do INEA. Incrível a forma autoritária como as coisas acontecem hoje! Parece que o desrespeito e a força têm sido os principais instrumentos para atingir os objetivos! A questão ali estava sub judice, não havia ainda sentença determinando a demolição, como podem ver abaixo na tramitação do processo. E ainda, a forma como foram feitas as demolições revela total despreparo. Não respeitaram os carrinhos de ambulantes ali guardados, destruíram TUDO, quebraram vidros sem o menor cuidado e preocupação, deixando os pedaços espalhados pela areia da praia, agredindo aquele ambiente natural. Muito triste ver como tornou-se comum resolver as coisas "na marra". Falta total de respeito com anos de trabalho, afinal os quiosques pertenciam a trabalhadores e foram demolidos sem decisão judicial para tal. Seria muito bom saber o que a prefeitura tem a dizer sobre esse triste, lame…

POESIA "COM LU", DE HAIRON HERBERT DE FREITAS

Linda, maravilhosa poesia!!

Com Lú
O amor não acaba, o amor só aumenta. Experimente uma frase, Espere mais e comente.
Seja velho, seja jovem, Esqueça o tempo que passou. O momento é agora, Aproveite tudo com amor.
Não chore, não clame, Seja firme, seja honesto. Não viva mau seus sentimentos, Aos restos estranhos, acalento.
Contudo o amor revigora, Mesmo no atrapalho da hora, Volta sempre sem demora.
O amor é sem fim, É eterno em mim, Consciente estou, Quando estou com amor.
Hairon H. de Freitas 15/7/2019