quarta-feira, 28 de setembro de 2016

RUMO AO DIA 2: AS ELEIÇÕES BATEM À PORTA

Estamos na reta final das eleições. Momento de refletirmos em tudo que vimos, ouvimos e vivenciamos. Estarmos atentos e sabermos distinguir as falácias e selecionar aqueles candidatos que demonstrem mais coerência, conhecimento e respeito com os eleitores. Respeito é fundamental e traduz-se na forma de posicionar-se perante seu eleitor com clareza e transparência, sem jogos de imagens e emoções, palavras e gestos medidos ou forçados. Promessas com sustentação real, ou seja, que levem em conta a realidade de que não podemos mais contar com os royalties do petróleo e que, portanto, nossa arrecadação atual é bem mais baixa que antes.

Em relação aos candidatos a vereador, precisamos conhecer a competência legal do vereador e saber distingui-la da competência legal do prefeito. Ao vereador não compete a iniciativa de leis que criem despesas para o Poder Executivo ou interfiram em sua estrutura organizacional. 

O vereador tem duas funções importantíssimas que são a de fiscalizar o Executivo e ser a ponte entre os interesses do cidadão e o poder público, além de, muitas vezes, ser o conciliador entre setores conflituosos da sociedade. Assim sendo, estejamos atentos às promessas dos candidatos ao Legislativo, pois há muitos que prometem mas se esquecem que não estão se candidatando a prefeito, e sim a vereador. 

Como eu já disse aqui no meu blog, Marcello Corrêa é meu candidato a vereador. Além de ele ser uma boa pessoa, de boa índole e caráter, vejo que Marcello hoje está no seu momento de maior experiência e capacidade para enfrentar mais um mandato. 

Como presidente da Câmara, enfrentou com maestria situações conflituosas, atuando como conciliador de bom senso e equilíbrio; agiu dentro das disposições do Regimento Interno e sempre respeitou os posicionamentos e decisões dos vereadores e comissões.

Em futuro mandato, Marcello estará em posição perfeita e estratégica para ser um bom fiscalizador do Executivo, pois, além de ter adquirido bastante conhecimento sobre administração pública nos seus dois mandatos como vereador, ele já afirmou que, independente da posição política do próximo prefeito, ele fiscalizará com firmeza os atos da administração.

As pessoas podem ser competentes no que fazem, mas, dependendo do momento e das dificuldades que vivenciam, essa competência pode ser minimizada ou potencializada. E eu acredito que, no próximo mandato, Marcello terá grande chance de potencializar sua competência, principalmente com base no tanto que adquiriu de experiência nesta legislatura tão conturbada que se finda.

E que venha dia 2!! Vamos de 11145!!


Luciana G. Rugani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...