Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - RESUMO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA QUARTA - 26/04

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Cultura lança “Celeiro de Projetos” com show da cantora Sarah Dhy
Em evento experimental, artista apresenta "Especial Marisa Monte”


Quem gosta de música boa não pode ficar de fora do show da cantora Sarah Dhy e Banda que acontecerá na próxima sexta-feira (28). Ela fará um “Especial Marisa Monte’ no Centro Cultural Lagos, às 21h. O evento tem o apoio da Secretaria de Cultura, que inaugura mais uma ação para fomentar o setor: o “Celeiro de Projetos”.

A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Políticas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e visa receber as propostas de artistas, músicos, artesãos, dançarinos, escritores, produtores culturais e a mais ampla diversidade cultural, na categoria “Apoio Estrutural”, sem repasse financeiro. Serão disponibilizados os recursos físicos e estruturais da Secult, em parceria para divulgação e marketing com a Coordenadoria-Geral de Comunicação.
“Fomentar a cultura é uma missão da Secult, que cumpre assim, os parâmetros da nossa “Carta Magna”: o Sistema Nacional de Cultura. Estamos abrindo a “hospedagem artística” do “Celeiro de Projetos”, em caráter experimental, com esse “Especial Marisa Monte” da cantora Sarah Dhy e Banda, que tem produção da própria cantora”, disse a diretora do departamento de Políticas da Secult, Susiane Borges.
O “Especial Marisa Monte” mostrará o talento musical da “princesa” (significado de Sarah em hebraico) que encantou a Europa. As canções foram escolhidas pelo público fiel da multiartista Sarah Dhy. A Banda que a acompanha é formada pelos músicos Júnior Carriço (violão, flauta e voz), Maestro Ângelo Budega (cavaquinho e derivados), Toddynho Ribeiro (contrabaixo) e Felipe Martins (bateria e percussão).
“O show contará com o repertório sofisticado, romântico na medida certa, com a poesia magistral e a postura cool da consagrada cantora, compositora, instrumentista e produtora musical Marisa Monte”, disse Sarah.
O Centro Cultural Lagos fica na Rua Tocantins, Lote 05, Quadra 09, no Jardim Excelsior. Ingressos antecipados pelo telefone: (22) 99979- 2482. Os ingressos podem ser adquiridos por R$25 (antecipado)

Sobre Sarah Dhy

Assim como Marisa Monte, a cantora Sarah Dhy desenvolveu a percepção musical desde a infância. É filha de Maurílio Moura e Luzia Campos (ex-mulata do Sargentelli). Nasceu na Bahia (Vitória da Conquista), em 12 de setembro de 1981, mas foi criada em Cabo Frio. Fez sua primeira apresentação no Festival de Música da Escola Municipal Rui Barbosa, com duas canções (“Meu On” e “Antítese”) de sua autoria, foi premiada em primeiro e terceiro lugares. Não parou mais.
_____________________
Orla da Praia do Peró será fechada nesta quinta (27) para testes do Programa Bandeira Azul
Intervenção acontece das 8h às 13h

A Orla da Praia do Peró será fechada na manhã desta quinta-feira (27) para realização de testes para a implantação do Programa Bandeira Azul, que certifica internacionalmente as praias e marinas que atendem critérios de conservação ambiental e gestão consciente. A intervenção acontece das 8h às 13h.
O teste desta quinta-feira consiste no ordenamento do trânsito no entorno da praia para criar melhor mobilidade dentro do bairro do Peró. A ação conta com agentes das Secretarias de Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente e de Turismo. A coordenadora do projeto Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernard, confirmou presença.
O principal objetivo do programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade e dos gestores públicos quanto à necessidade de proteção dos ambientes marinho, costeiro e lacustres. A proposta é incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e da proteção ambiental. Os critérios de avaliação para que uma praia ou marina seja certificada com o selo Bandeira Azul são divididos em quatro grupos:
1) Educação e Informação Ambiental: o local deve conter sinalização ambiental, informações sobre as atividades de educação ambiental e as normas de conduta na praia ou marina;
2) Qualidade da água: uma praia com Bandeira Azul significa que a água de banho é monitorada em relação a diversos parâmetros (bactérias, coliformes fecais, acidez, óleos e graxas, resíduos sólidos flutuantes, transparência, cor), ou seja, deve ser balneável, além de ter plano de emergência em caso de acidentes;
3) Gestão ambiental: os usuários da praia incluindo gestores públicos, associações de moradores, de comerciantes, de pescadores e qualquer grupo que participe ativamente da praia devem fazer parte do Comitê Gestor da praia. Questões como ordenamento, preservação de ecossistemas sensíveis, gestão do lixo e saneamento, acessos à praia, estacionamento, sanitários públicos, entre outros, devem ser abordados pelo Comitê Gestor;
4) Segurança e serviços: trata da infraestrutura e serviços que a praia deve oferecer, como chuveiros, banheiros, guarda-vidas, equipamentos de salvamento e primeiros socorros, plano de emergência contra riscos externos, gestão de conflitos, normas de conduta de utilização da praia, entre outros.

Programa Bandeira Azul – O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE - www.fee.global), uma instituição internacional com integrantes de diversos países. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR - www.iarbrasil.org.br). No processo de implantação do programa, a Prefeitura é o agente local guardião da certificação.
____________________
Atendimento odontológico é regularizado nas unidades municipais de saúde
Além do Centro Municipal de Odontologia (Cemod), serviço também é oferecido em postos e hospitais da cidade

A população de Cabo Frio está voltando a sorrir. O atendimento e os tratamentos odontológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram normalizados nas unidades do município.
No Centro Municipal de Odontologia (Cemod), são atendidos em média 200 pacientes por semana. O local iniciou as atividades em 2009, na outra gestão do prefeito Marquinho Mendes. As instalações dispõem de quatro consultórios odontológicos, uma sala de raios-X e 10 profissionais atuam no atendimento. O Cemod está localizado na  Rua Teixeira e Souza, 362, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. A marcação de consulta é feita às 7h30, no mesmo dia em que o paciente é atendido. 
Para o coordenador de Saúde Bucal do Cemod, Alexandre Costa, o Centro oferece à população a possibilidade de cuidar de uma parte importante para a saúde e auto-estima. “O Cemod auxilia no cuidado do nosso maior patrimônio, que é a saúde”.
No Centro de Saúde Oswaldo Cruz, as gestantes podem se consultar às terças e quintas-feiras às 8h. Para as crianças, o funcionamento é toda quinta-feira às 13h30 e quarta-feira às 13h e às 8h. A marcação de consultas funciona toda sexta-feira das 7h às 17h. O local conta com uma sala odontológica e três dentistas. 
O Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, disponibiliza três dentistas e um consultório odontológico, além de uma sala de raios-X. Em média, 50 pessoas são atendidas semanalmente na unidade. O Hospital oferece atendimento ambulatorial das 8h às 17h. A marcação é feita nesse mesmo período, para consultas na semana seguinte. A unidade também oferece atendimento de emergência até as 17h.
De acordo com o coordenador de Odontologia do Hospital, o serviço é de grande importância para a população dessa localidade. “Ter essa especialidade evita que os moradores tenham que se deslocar, diminuindo seus gastos com passagem. Acreditamos que vamos servir com qualidade os munícipes”, ressaltou o dentista.
Segundo o coordenador do Hospital, Fabiano Ramiro, o tratamento da saúde odontológica está diretamente ligado ao bem estar da pessoa. “Temos como meta tratar bem os pacientes, fazendo disso a nossa prioridade. Fizemos 500 atendimentos em 100 dias e a nossa preocupação é atender todo o bairro, pois sabemos que esse serviço facilita muito”.
Além dessas unidades, o serviço também está disponível para a população no Posto de Assistência Médica (PAM) de Santo Antônio e Unamar; e nos seguintes ESFs: Praia do Siqueira, Monte Alegre, Jardim Náutilos, Jardim Caiçara, Guarani, Gamboa, Angelim, Botafogo, Porto do Carro, Vila Nova, Itajuru, Parque Burle, Manoel Correa, Peró e Florestinha.

Moto Clube Tubarões participa de programação no Caps
Evento é uma comemoração aos aniversariantes do mês e acontece nesta sexta (28)

O Centro de Atenção Psicossocial – Caps II - vai realizar na próxima sexta-feira (28) uma festa em comemoração aos aniversariantes do mês de março. A programação está marcada para as 10h e vai contar com a participação do Moto Clube Tubarões.
Esse evento é realizado pela coordenação do Caps, sempre na última sexta-feira de cada mês. Os próprios pacientes escolhem os temas das festas, que este mês será  "Rock Mental". Na ocasião, os motociclistas irão levar suas motos e deixá-las expostas para quem desejar registrar o momento.  
 “É uma forma de juntar os pacientes e a equipe técnica num momento de integração, descontração e alegria”, disse a coordenadora geral do programa de Saúde Mental, Sandra Aquino.
O Caps II é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. O centro oferece um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, farmacêuticos entre outros especialistas.
O Centro fica localizado na Rua General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/nº, no Braga. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para outras informações, a Coordenadoria disponibiliza o telefone (22) 2648-8069.
____________________
Cabo Frio participa de Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo
Secretária Fabíola Bleicker recebeu certificado pela escolha da Praia do Forte com uma das 25 melhores do país

A secretária de turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker, recebeu um certificado parabenizando Cabo Frio pela seleção da Praia do Forte como uma das 25 melhores praias do Brasil, segundo site TripAdvisor. O reconhecimento veio das mãos do secretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio, durante o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, que acontece no Meditaraneé Hotel, em Arraial do Cabo, 
O secretário Nilo Sérgio, diz, no documento, que a escolha  da Praia do Forte entre as melhores do Brasil, além de ser um orgulho para o Estado do Rio, é uma importante contribuição para o fortalecimento do turismo no interior fluminense. 
Fabíola Bleicker, recentemente eleita presidente regional do Fórum Estadual de Secretários de Turismo da Região Costa do Sol (FEST/RJ), ressaltou que a Praia do Forte é um cartão-postal da região, que além de beleza natural incomparável, conta com o legado secular que é o Forte São Mateus - construção de 1620. 
"A Praia do Forte abriga um dos mais importantes monumentos de Cabo Frio, é uma das melhores praias para a prática de esportes náuticos e o melhor lugar para o lazer da família, com suas águas cristalinas e areias finas" comentou Fabíola.
O Fórum de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio discute o projeto “Cidades Maravilhosas”, a participação dos municípios em feiras nacionais e internacionais, o Cadastur, o Programa de regionalização, a Categorização dos municípios de acordo com Ministério de Turismo e o Mapa do Turismo Brasileiro. A pauta do conta ainda com um debate sobre a orientação, a fiscalização e ordenamento do transporte turístico.
_____________________
Eleita Diretoria do Conselho de Planejamento de Cabo Frio 
Eleição foi realizada na terça (26); objetivo do Consepla é direcionar recursos para áreas prioritárias e tratar do Plano Diretor da cidade

Em reunião realizada na terça-feira (26), no auditório da Prefeitura de Cabo Frio, foi eleita a diretoria do Conselho de Planejamento da Cidade (Consepla). A coordenadora geral de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade, Rosane Vargas, foi eleita presidente da entidade, que contará com 12 membros e tem entre os seus diretores o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos; o coordenador de Meio Ambiente, Ricardo Pimenta; o secretário municipal da Cultura, Ricardo Chopinho, eleito primeiro-secretário; e o diretor de Meio Ambiente da Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos (Asaerla), Manoel Elias Ibrahim.
A eleição foi resultado de uma escolha técnica, e levou em conta o momento econômico difícil pelo qual os municípios passam e a necessidade imperativa de que o Plano Diretor de Cabo Frio seja revisto e reformulado em busca de soluções viáveis.
Segundo o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Cláudio Bastos, o Consepla será de extrema importância para que o governo municipal possa trabalhar dentro de um contexto de segurança econômica. 
"O conselho irá nos ajudar a direcionar os recursos para as áreas prioritárias, sem margem de erro, eliminando a possibilidade de desperdícios, além de, finalmente, tratar do Plano Diretor de Cabo Frio com a devida prioridade e cuidado que ele deve receber”, finalizou o secretário.
____________________
Cabo Frio realiza Conferência Municipal de Saúde da Mulher
Evento reuniu mais de 150 pessoas no Charitas nesta quarta (26)

"Saúde da Mulher: desafios para integridade com equidade" foi o tema da Conferência Municipal de Saúde da Mulher realizada nesta quarta-feira (26) no Charitas. A conferência foi uma ação da Secretaria de Saúde de Cabo Frio em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Cultura. 
O evento acontece em cumprimento a uma determinação do Conselho Nacional de Saúde, que prevê duas conferências voltadas para as mulheres por ano para cada cidade: uma com o tema Saúde da Mulher e outra com o tema Vigilância e Saúde.
De acordo com Sueli Osório, técnica da Saúde do município de Cabo Frio, o evento alcançou o público esperado: “Tivemos uma participação muito grande das mulheres e da sociedade como um todo. Recebemos cerca de 150 pessoas ao longo do dia assistindo às palestras, participando dos debates e propondo idéias. É muito importante essa participação popular”, destaca ela.
Essa primeira etapa tem por objetivo analisar as prioridades constantes no Documento Orientador e elaborar propostas para o fortalecimento dos programas e ações de Implementação da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde das Mulheres. Já a segunda etapa da Conferência vai acontecer em maio, em São Pedro da Aldeia. Vão participar do evento representantes das nove cidades da baixada litorânea, inclusive Cabo Frio.
A Conferência realizada no Charitas nesta quarta-feira também faz parte do programa “Transversalidade em Ação” da Secretaria de Cultura, que visa uma parceria com outras secretarias, coordenadorias, órgãos públicos e privados, organizações civis e sociedade em geral para realização de eventos. Na parceria, a Secretaria de Cultura disponibiliza espaços, equipamentos e recursos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J