terça-feira, 13 de junho de 2017

CABO FRIO - FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DESTA TERÇA-FEIRA

Notícias do dia de nossa cidade - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:


Rua dos Biquínis realiza 'Arraiá de Descontos' no feriado de Corpus Christi
Além de preços com abatimento de até 70%, o evento contará com sorteios, música, espaço kids e food truck

O feriado de Corpus Christi promete movimentar a cidade. De olho nos visitantes, os lojistas da Rua dos Biquínis estão organizando o ‘Arraiá de Descontos’, com abatimento de preços entre 50% e 70%. Além disso, para facilitar o pagamento, algumas lojas dividem em até 6 vezes no cartão de crédito. 
O Polo de Moda Praia tem aproximadamente 120 lojas e 90% delas aderiram ao Arraiá. Essa é a terceira edição do evento e esse ano será inspirado nas festas juninas. Os lojistas enfeitaram as lojas e a própria rua aderiu à temática, com bandeirinhas coloridas no clima de São João. Os consumidores poderão aproveitar as ofertas das 9h às 22h.
"A Rua dos Biquínis é um dos nossos maiores atrativos  e também uma das principais atividades  econômicas de Cabo Frio. É uma indústria que produz cerca de 2 milhões de peças por ano e gera dois mil empregos diretos e 3 mil indiretos. A Feira de Modas, que reúne mais de 90% dos empresários do polo, é de grande importância para Cabo Frio porque atrai não só o cabo-friense mas, também, os turistas e movimenta a economia na baixa temporada, além de fortalecer uma das nossas principais marcas: Cabo Frio Capital da Moda Praia", afirmou a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.
O evento é organizado pela Associação Comercial da Rua dos Biquínis (Acirb) e conta com apoio do Sebrae, Secretaria Municipal de Turismo, Coordenadoria de Eventos e o SindModaLagos. A ação do Polo visa fortalecer a confecção e a venda de biquínis e moda fitness na região. Segundo Armando Braga, presidente da Acirb, apesar da crise a Rua dos Biquínis tem tido bons resultados esse ano e já acumula um crescimento de vendas de 15% entre janeiro e maio, comparado com o mesmo período do ano passado: “Esperamos incrementar ainda mais esse resultado com o Arraiá”, aposta Braga.
A empresária da Rua dos Biquínis, Ielra Viter, espera um aumento de 20% com relação ao ano anterior: “A gente não quer oferecer apenas um produto e descontos, a gente quer oferecer diversão e, por isso, o evento contará com sorteios, food truck, cerveja artesanal, hambúrguer gourmet, além de um espaço kids e muita música ao som de um DJ tocando forró e canções caipiras”, contou a empresária.

História da Rua dos Biquínis

A história da Rua dos Biquínis começou em 1953 quando a cabo-friense Nilza Rodrigues Lisboa decidiu pegar biquínis e roupas emprestadas da atriz Tônia Carrero para copiar os moldes e revender. Na época a produção dos biquínis era feita numa máquina à manivela e o trabalho feito à luz de lampião. Mas o tempo passou, os pequenos empresários foram surgindo vindos principalmente do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e o local se tornou um grande atrativo turístico de Cabo Frio, além de um grande polo de moda praia com produtos exportados até para a Europa.
Segundo o Guinness Book, a Rua dos Biquínis é o maior shopping a céu aberto do mundo empregando, atualmente, cerca de três mil pessoas na baixa temporada, e até 10 mil durante o verão. Este ano, o local foi nomeado Capital da Moda Praia do Estado do Rio de Janeiro. O título foi concedido através de decreto sancionado e publicado no Diário Oficial no dia 07 de abril e concedido por meio da lei estadual 7.548.
__________________
Bailarino cabo-friense é selecionado para participar de festival internacional de dança
Dançarino promove evento beneficente e pede ajuda ao comércio local
A simplicidade no olhar e o jeito tímido, porém sonhador, dão dicas sobre o talento Glayson Mendes, de 14 anos. O cabo-friense morador de Tamoios, e que tem o balé como paixão, foi selecionado para participar do Festival Internacional de Dança de Goiás e do Festival de Dança de Joinville, no estado de Santa Catarina. Glayson é aluno do projeto Flor de Sal, da Márcia Sampaio, que oferece aulas gratuitas de dança na cidade.
O adolescente começou na dança em 2012, com 10 anos, e atualmente divide a sua rotina entre a Escola Municipal Professora Tânia Maria Gomes de Ávila e as aulas de balé. Mas para que Glayson possa participar dos festivais em julho, a família e os amigos do jovem estão realizando uma força tarefa para arrecadar fundos para auxiliar nas despesas das viagens. Uma noite de Gala Solidária será realizada no Teatro Municipal Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, no dia 12 de julho, às 20h. A entrada do evento custará R$ 20 inteira e R$ 10 meia.
“Estamos correndo atrás para poder ajudá-lo através do evento e buscando patrocínios no comércio local. Os festivais têm poucas vagas, ele foi selecionado e irá representar a cidade. Estamos muito felizes e precisamos que todos se sensibilizem por este sonho”, pediu a professora Márcia Sampaio.
Já Glayson não esconde a felicidade pela conquista de participar dos festivais. “Este é o início para a realização de um sonho. Vou dar o melhor de mim, representando Cabo Frio e buscando a vitória”, assegurou o jovem. Atualmente, Glayson fica na casa da professora durante a semana para poder focar nas aulas. “Estamos trabalhando bastante para que ele esteja pronto técnica e artisticamente”, afirmou Márcia.

Os festivais

O Festival Internacional de Dança de Goiás e o Festival de Dança de Joinville são eventos consolidados pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. O primeiro acontece de 4 a 9 de julho no Centro Cultural Oscar Niemeyer reunindo dançarinos de várias partes do mundo. Já o festival de Joinville acontece de 18 a 29.

A paixão pela dança

Desde criança Glayson alimenta a paixão pela dança. Começou sua trajetória no jazz e foi “achado” por Márcia durante uma apresentação. “Ela (Márcia) viu minha apresentação, achou que eu tinha potencial e me ofereceu uma bolsa. Desde então o balé faz parte da minha vida”, contou o rapaz. Márcia classifica o aluno como um verdadeiro prodígio. “Ele tem alma de bailarino e já é um sucesso. Estamos confiantes sobre o seu bom desempenho”, assegurou.

Projeto Flor de Sal

O Projeto Flor de Sal começou em 2005 e oferece bolsas de 50% e 100% de desconto. O projeto propõe a inclusão de crianças e adolescentes à cultura por meio da dança. Atualmente o projeto funciona junto ao curso de Dança do Ballet Márcia Sampaio criado em 1983 para formar bailarinos e encaminhá-los profissionalmente. As aulas acontecem no Tamoyo Esporte Clube.
___________________
Visitantes movimentam a economia de Cabo Frio e são homenageados no Dia do Turista
Cidade é um dos destinos mais procurados do Brasil



Eles chegam de todas as partes do Brasil e do mundo. Conhecem a cidade, aprendem a nossa cultura, experimentam nossos sabores. Os turistas movimentam a economia de Cabo Frio e trazem agito para a cidade. Por isso, merecem todas as homenagens neste dia 13 dia junho, quando é comemorado no Brasil o "Dia do Turista".
“Os turistas são essenciais para a economia da cidade. Eles sempre são bem recebidos, por isso voltam todos os anos. Estamos trabalhando a cada dia para melhor recebê-los e proporcionar sempre bons momentos”, afirma a secretária de Turismo, Fabíola Bleicker.
Cabo Frio, como todos sabem, atrai muitos turistas todos os anos. E não é para menos. Afinal de contas, quem não quer conhecer uma das mais belas cidades do litoral brasileiro? Mais do que lindas praias, de areias brancas e águas azuis "tipo Caribe", a cidade possui diversos monumentos históricos e uma farta gama de bares, restaurantes, casas noturnas, além de diversos tipos de hospedaria, incluindo hotéis, pousadas, hostels e casas de aluguel. Somente no Réveillon a cidade costuma reunir cerca de 1 milhão de pessoas na Praia do Forte.
“Cabo Frio é reconhecidamente uma das cidades mais bonitas do país, e um dos principais roteiros turísticos do Rio. Muitos turistas vêm de outros estados, principalmente São Paulo e Minas Gerais, a procura das nossas praias de águas cristalinas e areias brancas”, diz Fabiola, lembrando que a cidade sempre fica movimentada em todos os feriados prolongados do ano.
De acordo com Maria Inês Oliveros, diretora do Convention & Visitors Bureau da cidade, a estrutura de receptivo para os turistas tende a crescer com ações de fomento ao setor.
“Estamos implantando a marca “Cabo Frio a Melhor Temporada”, que visa impulsionar o turismo durante março a novembro, que é um período considerado de baixa temporada. Vamos mostrar que nesse período é a melhor temporada. Também estamos fortalecendo os eventos que já estão consolidados como o Festival Sabores, que já está na sua 3ª edição. E temos também uma preocupação muito grande em unificar uma linguagem no atendimento ao turista e na preservação da cidade”, destaca ela.

Turismo histórico atrai visitantes

Engana-se quem pensa que o turismo de Cabo Frio se resume apenas às praias. Sendo a sétima cidade fundada no Brasil, em 1615, Cabo Frio possui monumentos que remontam à época da colonização portuguesa. É o caso do Forte São Mateus, um marco na colonização do Brasil, que defendia o território no século 17. Para os mais saudosistas também há a opção de visitar o charmoso bairro da Passagem, berço da ocupação da cidade. E a lista não para: Fonte do Itajuru, Charitas, Fazenda Campos Novos, Convento Nossa Senhora dos Anjos...
O turismo representa uma parcela importante na economia local. Ao longo do ano, os milhões de visitantes que chegam à cidade movimentam a economia, seja com alimentação, comércio, transportes, e principalmente rede hoteleira. De acordo com Carlos Cunha, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Cabo Frio, a ocupação hoteleira na alta temporada ultrapassa os 90%:
“Na alta temporada a ocupação chega a 95% nos fins de semana de janeiro. É uma época muito proveitosa para o setor. Ao longo do ano a média de ocupação é de 60%, o que também é uma média excelente”, conta ele.
Feira Forte 2017 começa nesta quarta
São esperadas cerca de 60 mil pessoas durante os cinco dias de evento

Está quase tudo pronto para a maior feira de desconto da Região dos Lagos, a Feira Forte 2017. Os expositores estão nos últimos ajustes para que tudo esteja pronto até o meio-dia desta quarta-feira (14), quando começa o evento. A programação segue até domingo (18) no Espaço de Eventos, localizado na Praia do Siqueira. São esperadas cerca de 60 mil pessoas durante os cinco dias. O evento acontece das 12h às 22h. 
A 13ª edição da Feira Forte 2017 vai contar com 160 estandes de expositores, que vão levar descontos de até 70% para os consumidores. A previsão da organização é que essa edição movimente cerca de R$ 5 milhões. Cerca de 450 empregos diretos foram gerados neste ano, de acordo com a Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia). 
Além dos tradicionais descontos, o evento ganhou um novo formato e algumas alterações foram feitas. Os participantes tem a comodidade de comprar os ingressos antecipados online (www.feirafortecabofrio.com.br) no valor de R$ 3 cada. O ticket de estacionamento também pode ser adquirido desta forma, no mesmo valor, sendo taxas separadas. A inovação é um facilitador para o consumidor que não precisa enfrentar filas e ainda pode concorrer aos sorteios
Outros destaques desta edição são o Festival de Food Trucks e Food Bikes, os espaços lounge, kids e automotivo, com venda de carros usados e novos, além do ambiente náutico. O evento também terá um corredor cultural, com estandes de ONGs e outras instituições que estarão expondo os mais variados trabalhos manuais.
A organização também está preparando atrações como cursos, seminários, além de atividades físicas em parceria com a academia Fight Club, que irá oferecer ao público aulões de hip hop, zumba, treinamento funcional, de boxe, Jiu Jitsu, circo acrobático, MMA, entre outras atividades para todas as faixas etárias.
Nesta edição o público também pode acompanhar 25 lutas de MMA, que acontecerão no período noturno. A competição contará com a participação de grandes atletas de renome nacional e internacional.
O evento é uma realização da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.

Feira de Adoção

O Canil Municipal terá uma tenda montada no evento. A Feira de Adoção vai disponibilizar 20 cães para adoção responsável.
Para adotar um animal de estimação é preciso ter mais de 18 anos e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Vale ressaltar que todos os animais estão vermifugados, castrados e com boas condições de saúde.
A Superintendência de Proteção aos Animais disponibiliza um telefone para a população realizar denúncias de maus tratos aos animais e também para adoção. O telefone é (22) 99237-6507. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Canil Municipal fica localizado na Fazenda Campos Novos.
_________________
Prefeitura disponibiliza 80 toneladas de sal para a comemoração de Corpus Christi
Confecção dos tradicionais tapetes de sal está garantida
Nesta quinta-feira (15) é feriado de Corpus Christi e Cabo Frio tem uma programação especial para comemorar a data. A festividade contará com show com a banda católia Som do Céu, além das cantoras Juliana Gorito, Denise Salvi, Gabi Borges e Valentina Francisco, que participaram da última edição do programa The Voice Kids, da TV Globo, e ainda a Banda NOHALL. O feriado também terá a 13ª edição da Feira Forte.
Além disso, não pode faltar a tradição dos tapetes de sal. A Prefeitura vai disponibilizar 80 toneladas de sal para a confecção dos tapetes. De acordo com o prefeito Marquinho Mendes, a Prefeitura não terá gasto com a aquisição e distribuição do sal, já que empresas do setor se dispuseram a ajudar o município a realizar a tradicional programação.
“A celebração de Corpus Christi é uma das mais tradicionais do Brasil, e em Cabo Frio ela sempre foi muito forte, com uma participação muito grande da população. A Prefeitura vai disponibilizar 80 toneladas de sal, que será distribuído em diferentes pontos da cidade. E isso não vai gerar custo nenhum para os cofres públicos”, disse o prefeito.
A Comsercaf será a responsável pela distribuição do sal. Tamoios receberá 20 toneladas, sendo 10 para a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e 10 para a Paróquia São Paulo e São Pedro. O Jardim esperança receberá 10 toneladas, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança. O centro da cidade receberá 50 toneladas, na Paróquia Nossa Senhora da Assunção. A distribuição do sal será feita na quinta-feira, às 6h.
__________________
Ações para a recuperação da Fonte do Itajurú são iniciadas
Grades que cercam o local estão sendo restauradas
Foi dado o início da recuperação do Parque Municipal da Fonte do Itajurú. Uma parceria público-privada está viabilizando a restauração do local, que guarda um importante apelo histórico no município. Neste primeiro momento, as grades que cercam o parque estão sendo revitalizadas. A previsão é de que esta etapa aconteça em 15 dias.
De acordo com o subsecretário de Cultura, João Félix, após a recuperação das grades, serão realizadas as podas das árvores para clarear o ambiente, assim como a recuperação de toda a infraestrutura do parque. “Estamos driblando a crise e a falta de recursos para a recuperação e a revitalização dos espaços históricos da nossa cidade”, disse.
Além do início do trabalho de recuperação, o parque passou por uma limpeza geral e capina no mês de maio. A Fonte do Itajurú está localizada na Avenida Júlia Kubitschek, no bairro Vila Nova. O espaço fica aberto ao público diariamente das 8 às 17h.

História
A Fonte do Itajurú abastecia um acampamento de pesca indígena Tupinambá, além de fornecer água potável às fortalezas e embarcações europeias que traficavam pau-brasil na região.
Em 1847, por ordem de D. Pedro II em visita à cidade, foi construída uma guarita em pedra para proteger a fonte. Ela tem o teto decorado com azulejos importados e marcados com o brasão do Império. Em seus jardins encontram-se árvores nativas como o pau-brasil e a guabiroba.
___________________
Cronograma de manutenção da Secretaria de Obras avança em diversas ruas de Cabo Frio
Desobstrução da rede de esgoto, conserto e limpeza de ralos, além de asfaltamento são algumas das ações
Equipes da Secretaria de Obras de Cabo Frio atuam esta semana em diversas ruas da cidade com ações de reparos e manutenções em bairros variados. Braga, Porto do Carro e Passagem recebem serviços de contenção, limpeza, asfaltamento, entre outros.
 Na Avenida Wilson Mendes, os agentes realizam operação tapa buraco com asfalto. Na Rua Maninha Carriço, limpeza de ralos e desobstrução de rede. Na Estradinha, conserto e limpeza de ralo. Na Rua Mestre Vivim, na Passagem, reparos e recomposição de paralelos. Na Rua João Pessoa, na Vila Nova. serviço de afundamento de manilhas e reparo na rede de drenagem. 
 “Os serviços de manutenção avançam por toda a cidade e sabemos que ainda há muito a ser feito. Nossas equipes trabalham em diversos pontos, conforme a necessidade e a demanda. São operações que são executadas com regularidade até conseguirmos alcançar todo município”, explicou o secretário de Obras, Carlos Sant’Anna.
__________________
Colônia dos Pescadores Z-4 elege chapa para mandato de três anos
Alexandre Marques é reeleito presidente e vice-presidência foi conquistada por Lucimar Damard, primeira mulher em Cabo Frio neste cargo
Pela segunda vez consecutiva Alexandre Marques foi eleito para assumir o cargo de presidente da Colônia de Pescadores Z-4 de Cabo Frio. A escolha foi feita no último fim de semana e a vice-presidência foi conquistada por Lucimar Damard, primeira mulher a assumir o cargo na cidade. Atualmente, Alexandre acumula a função de superintende de Pesca e Aquicultura do município.
"Estou muito feliz com a oportunidade de estar a frente da diretoria da Colônia Z-4. Muito embora, eu já trabalhe com a pesca há quinze anos. Esta eleição teve um diferencial, pois trouxe duas mulheres para compor a chapa, eu e Janeci Rodrigues, que é uma guerreira e só vem somar com a gente" - afirma. Janeci é suplente na diretoria executiva da colônia, declarou Lucimar Damard. 
A votação aconteceu no último domingo (11) na Colônia dos Pescadores, no bairro São Bento. A eleição começou às 8h e seguiu até às 16h. Foram 142 votos a favor, 02 contras e 02 anulados por rasura. A escolha  acontece a cada três anos e, segundo Alexandre, este ano mais uma vez não houve chapa para concorrer. Cada pescador associado recebeu uma cédula e escreveu a palavra sim ou não.
Em Cabo Frio são quase cinco mil profissionais da pesca, mas os cadastrados na Colônia são apenas 2.100. À frente da Colônia desde julho de 2010, Alexandre comemora a segunda vitória consecutiva. “Com todas as dificuldades que passamos para manter as portas da Colônia abertas, ficamos felizes com o resultado. Se os pescadores não estivessem satisfeitos com o nosso trabalho, o desfecho seria outro”, disse Alexandre. 
A Colônia dos Pescadores fica localizada na Rua Major Belegard, s/n, no bairro São Bento. O telefone é (22) 2643 5525.
__________________
CRAS de Tamoios promove caminhada ecológica
O CRAS de Tamoios realizou nessa segunda-feira (12) uma caminha ecológica pela orla do distrito. O objetivo da caminhada é orientar toda a sociedade sobre a importância da preservação ambiental para o ecossistema local . Participaram da caminhada os orientadores sociais e facilitadores da equipe do CRAS de Tamoios.
Além de percorrerem a orla, os participantes abordaram os pedestres alertando sobre os cuidados necessários com a biodiversidade da área. Os integrantes estavam com placas com mensagens alusivas ao tema. Após a caminha, a equipe do CRAS realizou uma palestra para conscientizar a população. 
A ação foi em referência a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu na última semana. Segundo Kleber Ferreira, Coordenador de Ações Sociais de Tamoios, ações como essa são fundamentais para alertar a população sobre a preservação ambiental.
“É muito importante levar informação a todos os moradores. Temos que nos conscientizar sobre a importância da preservação. O meio ambiente é o futuro de todos, por isso temos que cuidar dele no presente”, disse ele
De acordo com a Coordenadora do CRAS de Tamoios, Bruna Braga, o evento teve como objetivo fortalecer os vínculos com a comunidade.
“Tivemos a participação de crianças, jovens e idosos que além da caminhada produziram plaquinhas informativas e viseiras para dar notoriedade ao evento”, destaca ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...