Pular para o conteúdo principal

CABO FRIO - PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Notícias do dia - repassadas pela SECOM da prefeitura. Fique por dentro, comente, debata, compartilhe, interaja. Nosso blog é divulgação e interação:

Ufologia é tema do Ciclo de Mini Palestras na sexta (28)
Ufólogo Marco Antônio Petit dirige o encontro; No último domingo (23) ciclo tratou dos transtornos posturais da coluna vertebral



Restam poucas vagas para a palestra “Os Motivos para o Sigilo e Acobertamento” com o renomado ufólogo, Marco Antônio Petit, co-editor da Revista UFO e autor de dez livros que abordam diferentes aspectos da ufologia. Este é o segundo encontro do Ciclo de Mini Palestras, que acontece na próxima sexta-feira (28), às 20h, na Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira. A entrada é gratuita.
No evento, ele apresentará o tema “Os Motivos para o Sigilo e acobertamento”, que segundo o palestrante trata das “muitas verdades não reveladas e motivos que levam ao acobertamento de incríveis façanhas alienígenas”. Haverá, também, exibição em vídeo de documentos e de imagens “surpreendentes”.
Neste último domingo (23), o Ciclo foi iniciado com palestra e workshop ministrado pelo terapeuta Paulo Gonçalves. Pessoas de todas as idades participaram da atividade que teve como tema transtorno postural da coluna vertebral, reorganização da postura relacionada às complicações e suas patologias em termos de tratamento terapêutico e terapias alternativas domiciliares.
Os inscritos tiveram acesso à exposição teórica e prática no local, esta última com o auxílio de uma maca para exemplificação dos tópicos abordados. O diretor da Biblioteca, Anderson Macleyves, que acompanhou o encontro, afirmou que “este que é o primeiro de muitos ciclos que só vêm trazer conhecimento e benefícios à população, seja na área de saúde, cultura, segurança, ciência ou educação”.
As mini palestras são gratuitas e se limitam a 25 vagas que deverão ser agendadas por telefone (22) 99951-7331. A programação você pode acompanhar pela página extraoficial da www.facebook.com/bibliotecawn. Na próxima quarta (26), haverá uma tarde dedicada a diversas manifestações artísticas em homenagem ao Dia dos Avós.
No sábado (dia 29), das 11h às 13h, haverá o evento “Sopa de Letrinhas“ com distribuição de sopas na área externa da biblioteca com Contação de Histórias em parceria com a Associação de Moradores e Amigos de São Cristóvão. A atividade é gratuita.

Crédito das fotografias Renato Proença (Jornal Mensageiro dos Lagos)
  
SERVIÇO

Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira
Av. América Central, 200 loja 01 - São Cristóvão - Cabo Frio. Em frente ao Hotel Nevada.

Dia dos Avós
Quarta, 26
Das 16h às 19h

Ciclo de Mini Palestras
Sexta, 28
Revelação de documentos secretos sobre vida alienígena, com o ufólogo Marco Antônio Petit
20h

Sopa de Letrinhas
Sábado, 29
Das 11h às 13h
____________________
Cabo Frio é base de pesquisa internacional para preservação de atuns
ICCAT do Atlântico paga recompensa e dá brindes para pescadores que capturarem atuns marcados
A vocação da costa cabo-friense para a pesca, terceiro pólo produtor do Estado do Rio de Janeiro, pode contribuir de maneira significativa para o Programa de Marcação de Atum Tropical do Oceano Atlântico. O projeto é financiado pela Comissão Internacional para Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT, na sigla em Inglês), que oferece recompensa em dinheiro por peixe e brindes a pescadores que capturarem os atuns marcados.  
Até agora foram marcados cerca de dois mil atuns nas costas cabo-frienses, a maior quantidade entre todas as regiões brasileiras envolvidas no projeto, que está em andamento. São dois tipos de marcas: as amarelas e as laranjas ou vermelhas. No caso das amarelas, os pescadores que a encontrarem devem informar os dados da marca, onde o peixe foi capturado, dia e horário, além do tipo de peixe e tamanho forcal (da boca até a ponta inferior da forquilha caudal, que deve ser medido pela barriga do peixe).
Em relação às marcas laranja ou vermelhas, os peixes também possuem uma marcação química, e devem ser preservados em gelo. No cais, os produtos serão adquiridos pelos pesquisadores pelo preço de mercado.

Recompensa e premiação

O superintendente de pesca Alexandre Marques recomenda que os peixes capturados com as marcas sejam mantidos em local separado nos cruzeiros de pesca, facilitando o trabalho dos pesquisadores no ato do desembarque. Ele lembra que a colaboração dos mestres de embarcação é indispensável.
“Precisamos maximizar os esforços para recuperação das marcas. O pescador, ao encontrar um peixe marcado, precisa entender que possui uma jóia em suas mãos e não um problema” destaca o coordenador-geral do programa, Pedro Güemes.
Nesta primeira fase, além da costa fluminense onde foram marcados dois mil peixes, estão sendo marcados ao todo 13 mil exemplares de atuns, incluindo bonito listrado, albacora laje e albacora bandolim e, ainda, em menor escala, cavala impigem nos estados de Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O Uruguai também está nesta etapa. Em todo o Atlântico, os esforços internacionais almejam marcar 120 mil peixes no decorrer do ano.

Cartas de pesca fazem a diferença

Por meio das marcas, o programa pretende identificar o volume do estoque de atuns e rota migratória. Será possível, ainda, avaliar questões como idade, crescimento e reprodução. O coordenador municipal de Meio Ambiente de Cabo Frio, biólogo Eduardo Pimenta, que comanda os trabalhos na costa fluminense, lembra que “o fenômeno da ressurgência gera abundância de alimentos e torna a região um lugar ímpar, como berçário de espécies e rota migratória”.
O sucesso nas marcações realizadas em Cabo Frio se deve, em parte, à existência de cartas de pesca desenvolvidas pela equipe de pesquisa orientada por Pimenta nas duas últimas décadas.
“Sabemos o que queremos e sabemos onde encontrar por conta das nossas cartas de pesca, desenvolvidas aqui mesmo em Cabo Frio”, destacou Pimenta, ressaltando que os dados gerados são fundamentais para a tomada de decisões e elaboração de políticas públicas que mantenham as cotas de consumo equilibradas, garantindo os empregos gerados e os estoques para que as futuras gerações também possam usufruir de uma proteína saudável.
__________________
Prefeitura homenageia jogador Léo Higuita 
Atleta, que joga no Cazaquistão, já conquistou títulos com camisa de equipe cabo-friense de futsal

Eleito melhor goleiro de futsal do mundo pelo site Futsal Planet pelo segundo ano consecutivo, o jogador Léo Higuita foi homenageado pela Prefeitura de Cabo Frio na manhã desta segunda-feria (23). O atleta recebeu das das mãos do secretário de Esporte, Eliseu Pombo, uma placa pelos serviços prestados à cidade e também pelo seu atual momento na carreira. 
O camisa 2 do Kairat, do Cazaquistão, se transferiu para Cabo Frio ainda juvenil e se profissionalizou no time da cidade. Conquistou o inédito bicampeonato Carioca de Futsal e disputou duas Ligas Nacionais com a camisa do Centro Esportivo Cabo Frio. Com o destaque no clube cabo-friense, se transferiu para o Vasco e de lá foi para o Cazaquistão, onde já conquistou duas UEFA Cup, um Mundial, entre diversos outros títulos.
O secretário de Esporte parabenizou o goleiro pelo crescimento em sua carreira e por ter conquistado títulos com a camisa do Cabo Frio.
"É com muita satisfação que fazemos essa homenagem a Léo Higuita, que jogou conosco por três temporadas e foi foi peça importante nos nossos títulos. Ele tem um carinho especial pela cidade e nós temos esse privilégio de tê-lo aqui", disse Eliseu. 
Mesmo sem jogar em Cabo Frio desde 2008, Higuita firmou residência na cidade para os períodos em que vem de férias da Europa. O goleiro agradeceu a homenagem recebida.
"Fiquei muito feliz com a homenagem. É gratificante o reconhecimento, ainda mais de uma cidade que me acolheu tão bem e que eu amo, tanto que nas nossas férias fixamos residência aqui. Quero agradecer ao prefeito Marquinho Mendes pela placa, ao Eliseu Pombo, que me recebeu muito bem, e a todos os amigos que fiz na cidade e que me recebem muito bem", concluiu.
Dia dos Avós é comemorado na Biblioteca Walter Nogueira
Comemoração acontece nesta quarta (26), a partir das 16h
 
A Biblioteca Municipal Professor Walter Nogueira vai realizar na próxima quarta-feira (26) a celebração do Dia dos Avós. O evento é aberto ao público e tanto os avós, quanto os netos, estão convidados a participar da homenagem, das 16h às 19h. A entrada é gratuita.
A tarde vai ser dedicada às mais diversas manifestações artísticas. Lançamento de livro e contação de histórias com a escritora Rosana Andrea, além de apresentações musicais com o Canto Coral, violão, saxofone e harpa.
Além disso, vai haver um sorteio ao vivo de uma bolsa de estudos para o Curso de Informática para a Melhor Idade, oferecido pela Conexão Cursos.
“É um orgulho para todos nós a Biblioteca Walter Nogueira resgatar esta tradicional atividade que nos últimos anos havia sido abandonada. Vai ser um encontro cheio de ternura com entretenimento”, declarou o diretor do espaço, Anderson Macleyves.
O Dia dos Avós é celebrado no dia 26 porque nesta mesma data são comemorados os dias de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria, portanto, avós de Jesus.
A Biblioteca Municipal Profº Walter Nogueira fica na Av. América Central, 200 - Lj 01 - São Cristóvão - Cabo Frio (em frente ao Hotel Nevada).
___________________
Sunset Temático recebe participantes de Campeonato de Canoas Havaianas 
Boas-vindas será no sábado (29), para cerca de 500 remadores que vão competir no domingo (30)
A terceira etapa do Campeonato Estadual de Canos Havaianas em Cabo Frio consolida a retomada dos grandes eventos na cidade. A competição, que acontece no domingo (30) no Canto da Praia do Forte, promete atrair um grande público. Só entre remadores e equipe de produção do evento, são esperadas cerca de 500 pessoas.
A orla da Praia do Forte vai ser transformada em um pedacinho do Havaí já no sábado (29), quando os empresários vão decorar os estabelecimentos e vão realizar o Sunset Temático. Das 15h às 23h a confraternização conta música e gastronomia e será uma espécie de boas-vindas aos atletas, e uma opção de lazer para os turistas e moradores da cidade. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, do Sebrae, Sindicato dos Empresários de Hotelaria e Restaurantes e Cabo Frio Convention & Visitors Bureau.
"O Convention entende que é muito importante fazer eventos na temporada de março a novembro. Queremos atrair um público para esse período do ano, e para isso é muito importante o resgate destes eventos. Vemos que as Secretarias estão se movimentando.  A Secretária de Turismo, Fabíola Bleicker, está muito envolvida com o trade turístico, apoiando todas nossas ações", declarou a presidente do Convention Bureau, Maria Inês Oliveros.
Para a secretária de Turismo, a cidade tem um enorme potencial para atrair e sediar eventos que fomentem o turismo de Cabo Frio.
"A implantação dos Pólos Gastronômicos da Passagem e do Boulevard Canal valorizam os espaços e incentivam a economia da cidade. O fechamento da Orla da Praia do Forte, aos domingos, também é uma forma de fortalecer o comércio local. Estamos desde o início do ano realizando diversas ações, em parceira com instituições e empresários, para resgatar os grandes eventos. E a terceira etapa do Campeonato Estadual de Canoas Havaianas também deixará frutos muito positivos para o turismo de Cabo Frio", finalizou Fabíola. 

Terceira Etapa do Campeonato Estadual de Canoas Havaianas

A terceira etapa do campeonato começa às 8h do dia 30 (domingo) e conta com as categorias Sênior Master, Open, Master, Estreante, Golden e Mista Open. O trajeto é de 10 KM no Open Masculino e Feminino e 5 km nas demais categorias. As inscrições para clubes integrantes da Federação de Canoa Havaiana do Estado do Rio de Janeiro seguem até dia 27, via e-mail (estadualcanoahavaiana@gmail.com).
___________________
Primeira Copa Tamoios de Futsal Amador acontece em agosto
Inscrições estão abertas e vão até o dia 10 de agosto
Cabo Frio vai receber a Primeira Copa Tamoios de Futsal Amador. O campeonato será realizado em agosto no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira Silva. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 10 de agosto.
Os interessados devem se dirigir à administração do ginásio, com a relação completa dos atletas e o nome do time de segunda a sexta, das 9h às 17h. A inscrição custa R$100 por equipe, que podem ter até 12 atletas. O campeonato é organizado pela Liga Desportiva Amadora das Comunidades Negras de Tamoios, em parceira com a Secretaria de Esporte de Cabo Frio.
A previsão da organização é que o campeonato comece no dia 17 de agosto e termine em outubro. Ao todo serão 18 equipes, e os jogos serão disputados às segundas e quartas, sempre na parte da noite, entre 19h e 22h30.
A fórmula de disputa é bem simples: os 18 times se dividem em dois grupos com nove times cada. Os quatro primeiros de cada grupo avançam às quartas de final em cruzamento olímpico - 1º do grupo A x 4º do grupo B, 2º do grupo A x 3º do grupo B, e assim sucessivamente até a final. Haverá também decisão do terceiro lugar, além de troféus e medalhas para os primeiros colocados.
De acordo com o presidente da Liga Desportiva Amadora das Comunidades Negras de Tamoios, Ronaldo Hermano, a parceria com a Prefeitura é importante para auxiliar os jovens: “Queremos agradecer a oportunidade de poder realizar o campeonato no ginásio. As crianças e jovens de Tamoios necessitam desse apoio”, afirma ele.
Para o secretário de Esporte, Eliseu Pombo, o futsal tem muita tradição na cidade, por isso é importante promover campeonatos como esse:
“É importante frisar que o esporte tem que ser desenvolvido em todo o território de Cabo Frio. Sabemos da situação de crise e mesmo com todas as dificuldades a administração do ginásio tem conseguindo realizar eventos importantes, como o campeonato de vôlei, em março, e agora, o futsal. O futebol de salão é muito forte em Cabo Frio, por isso precisávamos desse campeonato para dar uma atenção aos jovens que gostam dessa modalidade em Tamoios. Toda a Secretaria de Esporte está envolvida nesse projeto”, conclui Eliseu.
__________________
Torneio de taekwondo é realizado no Ginásio Alfredo Barreto
Evento contou com a participação de 139 atletas de dez cidades diferentes
Equipes de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro participaram, no domingo (23), do 3° Open de aniversário da Liga Cabo-friense de Taekwondo. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, no Portinho, e foi realizado pela entidade máxima da modalidade no município, com apoio da Secretaria de Esporte.
O Open de Taekwondo contou com 45 lutas e participação de 139 atletas, de 13 equipes diferentes, de diversas cidades do estado como Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu, Silva Jardim, Itaboraí, Araruama, Macaé, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, além dos atletas locais. Teve até participação de atletas de Minas Gerais, da cidade de Governador Valadares.
Na abertura do evento, antes da execução do hino nacional, foi feito um minuto de silêncio em homenagem póstuma à Dona Maria da Penha, que faleceu no último final de semana. Ela era esposa de Vivaldo Barreto, personalidade que dá nome ao ginásio, e o casal faz parte da história do desenvolvimento do esporte de Cabo Frio.
O torneio foi disputado na modalidade olímpica, mundialmente conhecida e que segue todas as regras do taekwondo praticado nas Olimpíadas reconhecido pela sigla WTF. De acordo com o organizador da competição, mestre Robson Godinho, faixa preta registrado na Confederação Brasileira de Taekwondo, o nível da competição foi bem elevado:
“O nível da competição foi bem variado, tivemos categorias iniciantes com mirim, passando por categorias intermediárias, até chegar nas ótimas lutas de faixa preta que encerraram a competição. As lutas foram muito acirradas”, frisou o professor.
Os alimentos arrecadados como ingresso para a competição serão doados à ONG CAJEF, localizada no bairro Jacaré. O Troféu de melhor Técnico da competição foi para Gerivaldo Silva, da equipe de Macaé. A arbitragem ficou a cargo da equipe de árbitros nacionais da Federação de Taekwondo do Rio de Janeiro e da Arbitragem Nacional de Taekwondo (Anat).

A classificação por equipe ficou assim:

1° Lugar Wedson TKD (Conceição de Macabu)
2° Lugar Equipe Denilson/Gerivaldo (Macaé)
3° Lugar Projeto Caminhar (Itaboraí)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J