quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

ANTIGO "PROGRAMA PANORAMA" - O SAL E SUA IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DE CABO FRIO

Prosseguindo na postagem dos episódios do antigo Programa Panorama, da Lagos TV, hoje vamos conhecer um pouco mais a história do sal em nossa cidade.

A indústria salineira é parte relevante no desenvolvimento de Cabo Frio e já foi a principal atividade econômica da cidade. Os moinhos de vento, utilizados na atividade, são hoje como símbolos da região.

Estes episódios do antigo Programa Panorama nos trazem excelentes entrevistas, sempre muito ricas em informações. É difícil dizer qual deles é o melhor, aliás, não há melhor entre eles, pois todos são muito instrutivos, cada um dentro de seu próprio tema.

Aproveitando o tema do sal, gostaria de aproveitar para dizer, mais uma vez, que seria uma grande conquista para nossa cidade a organização de um "Museu do Sal". Um ambiente decorado com objetos da época, como os moinhos, por exemplo, retratando todas as etapas da atividade salineira, desde a sua extração até a saída para exportação, inclusive as atividades periféricas que eram empreendidas ao redor das etapas principais da atividade, como o trabalho dos garotos que participavam da contagem do sal, por exemplo. Seria muito interessante para a cidade e toda a Região dos Lagos esta conquista. Um museu vivo, com espaço para palestras, apresentações culturais, saraus de poesia, tendo como foco manter viva essa parte tão importante de nossa história.

Já registrei essa sugestão há um tempo aqui no blog, quando escrevi sobre a importância de preservarmos os galpões de sal da cidade, discussão que volta à tona atualmente.

Cliquem no vídeo abaixo para assistir. Vale a pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...