ENCERRAMENTO DA FLIC - LANÇAMENTO DA VII ANTOLOGIA FLORES LITERÁRIAS "FORÇA FEMININA"

Ontem (21), aconteceu o encerramento da VIII Festa Literária Cabo-friense - VIII FLIC, no Palácio das Águias, em Cabo Frio (RJ). A FLIC é organizada pelo coletivo cultural composto pelas escritoras Andréa Rezende e Jaqueline Brum.
Todas as edições da FLIC são lindas, bem organizadas e plenas de alegria, porém esta edição, especialmente, foi para mim maravilhosa! Destaco aqui as performances poéticas que ocorreram na abertura, com diversas manifestações artísticas que muito nos encantaram.
No fechamento da FLIC foi lançada VII Antologia Poética Flores Literárias com o tema "Força Feminina", contendo poemas de escritoras e escritores de diversas cidades. Eu participo com meu poema "Energia Dual", que trata da força feminina sob o foco da energia feminina como sendo uma das polaridades energéticas que fazem parte de todo e qualquer ser vivente no Planeta Terra. A milenar filosofia oriental do Taoísmo já dizia que há a energia yin e a energia yang, respectivamente, feminina e masculina. Cada uma é responsável por características e ambas estão presentes em toda a natureza e em todos nós. O que varia é a intensidade de cada uma em cada ser vivo. Como bem disse o músico Pepeu Gomes, "Se Deus é menina e menino, sou Masculino e Feminino". Como, atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais dividida e fragmentada, penso que precisamos retornar ao Todo e recuperar nosso equilíbrio, ou seja, recordar a sabedoria das antigas filosofias e lembrar que todos nós somos compostos pelo feminino e pelo masculino.
Abaixo seguem alguns registros do evento, inclusive vídeo contendo a abertura (com apresentação do Coral Despertar, palestra da escritora Rosana Silva sobre a escritora Carolina Maria de Jesus e apresentações artísticas) e vídeo contendo toda a festa de encerramento:

Abertura da FLIC - 19/10/2023

Encerramento da FLIC - 21/10/2023

Energia dual

Feminino ser,
energia dual,
força yin universal,
de toda vida natural.

Da planta é a seiva,
da água, o dique resistente.
Do ar, a brisa que amaina,
do fogo, a brasa persistente.

Vive em todo ser vivente
que se prova renitente.

Ser feminino
é desperta intuição,
ativa percepção
e lúdica emoção.

Comentários

1. Um momento ímpar junto aos amigos e escritores.Fiquei muito feliz em participar! Parabéns as organizadoras Jaqueline Brum e Andrea Rezende!😘

ResponderExcluir
  2. Muito linda a Flic! E o seu olhar
    para todo esse movimento encanta! ❤️Symone castro

ResponderExcluir

Postagens mais visitadas deste blog

4ª EDIÇÃO DO BARALHARTE - DISCUSSÃO DE TEMAIS DA ATUALIDADE

Ontem, sábado, aconteceu a 4ª edição do BARALHARTE!  Trata-se de um encontro de debatedores sobre quatro temas atuais, representados pelos quatro naipes do baralho e por quatro regiões diferentes de nosso país. Cada debatedor leva um tema que será debatido pelos demais e também por convidados presentes. Os debatedores desta edição foram eu, Luciana, representando o estado do Rio de Janeiro, Gilvaldo Quinzeiro, representando o Maranhão e Amaro Poeta, representando Pernambuco. Fernanda Analu, representando Santa Catarina, em razão de um compromisso de última hora, não pôde participar. Mas contamos também com as convidadas Mirtzi Lima Ribeiro e Valéria Kataki e com os convidados Hairon Herbert, Julimar Silva, Ricardo Vianna Hoffmann e Tarciso Martins. Agradeço a Gilvaldo Quinzeiro pelo convite e pela oportunidade de participar de um encontro tão engrandecedor, oportunidade que temos para aprender muito sobre variados assuntos. Cliquem abaixo para assistir: Luciana G. Rugani

CABO FRIO: EVENTOS DESTE FIM DE SEMANA

Neste final de semana haverá, entre outras atrações, passeio ciclístico, festival de pipas, blocos carnavalescos e feira agroecológica. Acompanhe: Sábado (18):  Bloco Educação Física do Brasil - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Blocão - às 16h, na Praça da Cidadania, Praia do Forte; Bloco católico : a Igreja Católica de Cabo Frio promove o Bloco do Encontro de Adolescentes em Cristo (EAC) da Paróquia Nossa Senhora de Assunção. A concentração do evento acontece na Praia do Forte neste sábado (18), a partir das 16h. O abadá custa R$ 15 e poderão ser adquiridos na cantina da Matriz Auxiliar. O bloco terá apresentação da Banda do EAC e do cantor católico Diego Fernandes.

1º SARAU CULTURAL EM CASA - EM PROL DOS ARTISTAS DE CABO FRIO

por Luciana G. Rugani - venho convidar todos para a 1ª edição deste Sarau Cultural em prol dos artistas de Cabo Frio, organizado por nosso amigo da dança, Allan Lobato. E u fui convidada e terei o maior prazer em participar! E, considerando que faço arte, mas tenho meu emprego formal para sobrevivência, e considerando também os tempos difíceis que estamos vivendo, comunico desde já que abro mão da minha parte do couvert para os amigos que vivem somente da arte.  Seguem abaixo todas as informações. Não percam!! Dia 06 de junho (sábado) a partir das 19h. Instagram: @Allan.lobato.5 Olha esse evento gigante pra vocês! Arte e cultura de Cabo Frio em casa! Poesia, música, dança, teatro e muito mais, com grandes artistas de nossa cidade numa live cheia de emoção, alegria e encanto. - Allan Lobato ; - José Facury Heluy ; - Edgard Moreira ; - Ballet Gabi Vaz ; - Rodrigo Leo ; - Arte No Harém ; - Teatro de bonecos do Clarencio Rodrigues ; - Rodrigo Sena ; - Gabriela Oliveira (Gaby) - Sebo do J